Tudo o que vem com o macOS Monterey: um passo à frente para Macs



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Depois de quase duas décadas com o macOS 10 (antigo OS X) como sistema operacional Mac, embora com atualizações diferentes, a Apple deu o salto em 2020 para o macOS 11. Seu sucessor foi macOS 12 Monterey , uma versão do sistema operacional Mac que inclui melhorias interessantes nos computadores da empresa californiana. Precisamente neste artigo, analisamos tudo sobre esta versão do software para que você não perca nada.



Por que a Apple o chamou de Monterey?

A Apple é uma empresa que, apesar de operar globalmente, está profundamente enraizada em seu território de origem. O estado da Califórnia (Estados Unidos) é onde a empresa está localizada e precisamente Monterrey é uma cidade deste estado. Em espanhol está escrito com um 'r' duplo, mas como em inglês está escrito assim e a Apple decidiu adotá-lo como marca registrada dessa forma, o correto a fazer ao associá-lo ao sistema operacional seria fazê-lo com apenas um.



monterrey



Se você não é usuário do macOS ou foi recentemente, saiba que esta não é a primeira vez que a empresa nomeia uma versão de seu sistema operacional em homenagem a um território californiano. Na verdade, isso acontece desde 2014, quando a versão 10.10 chamada Yosemite foi apresentada como uma referência a um dos parques nacionais do estado. Depois disso, chegaram El Capitan, Sierra, High Sierra, Mojave, Catalina e Big Sur.

Portanto há várias maneiras de chamar esta versão : macOS 12, macOS 12 Monterey, macOS Monterey e até macOS Monterey 12. A versão 12 incluirá muitas outras atualizações (12.1, 12.2, 12.3…), mas todas serão consideradas como parte de Monterey. No final, chamar um ao outro de uma forma ou de outra não é relevante, mas se você estava se perguntando o porquê, já sabe a resposta.

Lista de Macs compatíveis com macOS 12

Como sempre acontece a cada nova atualização do sistema operacional desses computadores, nem todos os Macs podem ser atualizados a ele. Nesta ocasião, descobrimos que o macOS Monterey (a partir de 12.0) só pode ser instalado nos seguintes computadores:



    MacBook:modelos lançados no início de 2016 e posteriores. MacBook Air:modelos lançados no início de 2015 e posteriores. MacBook Pro:modelos lançados no início de 2015 e posteriores. Mac mini: Modelos lançados em 2014 e posteriores. Mac Pro:modelos lançados em 2013 e posteriores. iMac:modelos lançados em 2015 e posteriores. iMacPro:modelo 2017. Estúdio Mac

compatível com mac macOS 12

Deve-se notar que houve vários computadores que eram compatíveis com a geração anterior do software e ainda permanecer fora de Monterey. Estes são os Macbooks de 2015, os MacBook Airs de 2013 e 2014, os MacBook Pros de 2013 e 2014 e os iMacs de 2014. Embora existam algumas formas ilegais de instalar este sistema, a verdade é que não é feito seguindo os métodos oficiais e não é recomendado segui-los, pois podem causar inúmeros problemas nos dispositivos.

Alterações do macOS também incluídas no iOS e iPadOS

Existem várias novidades que compartilhado por Mac, iPhone e iPad , já que a Apple os introduziu nos sistemas operacionais de todos eles. Portanto, qualquer um dos recursos introduzidos pelo macOS 12 que explicamos abaixo pode ser aproveitado da mesma maneira no iOS 15 e no iPadOS 15.

FaceTime incorpora melhorias importantes

Essa novidade, como dissemos antes, é compartilhada pelo restante dos sistemas da Apple. Embora por motivos óbvios, a interface do FaceTime seja um pouco diferente da desses outros sistemas para se adaptar à interface do macOS, embora em termos de funcionalidade ainda seja tão prática. A principal mudança introduzida nesta versão do sistema para o aplicativo de videochamada está em um melhoria de imagem alcançado graças ao processamento de dados via software e incluindo possibilidades como colocar o modo retrato para que nosso plano de fundo pareça desfocado.

FaceTime macOS 12

Também encontramos boas melhorias no áudio com isolamento de ruído , de forma que possamos estar em um ambiente com ruídos sem que a outra pessoa os ouça e foque em nossa voz. A este último aspecto acrescenta-se a Suporte de áudio espacial , o sistema de som da Apple que permite que AirPods Pro, AirPods Max ou HomePod mini percebam o som dependendo de onde a tela está colocada, dando uma grande sensação de realismo como se estivéssemos fisicamente ao lado de nossos interlocutores.

Além disso, a possibilidade de criar links para videochamadas como acontece em outros aplicativos de videochamada muito populares, como Zoom ou Google Meet. Isso permitirá que você convide qualquer pessoa para videochamadas do FaceTime, mesmo que usem Windows ou Android , já que eles se conectarão via web. Esses links podem ser compartilhados de várias maneiras, como AirDrop, e-mail ou aplicativos de mensagens.

Assista séries e filmes ao mesmo tempo que seus amigos

Esta é uma novidade que bem poderia ir na secção anterior, mas dada a sua relevância, consideramos interessante destacá-la separadamente. É uma função muito aplaudida que o macOS 12 traz junto com o restante dos sistemas. O que basicamente faz é que você pode consumir conteúdo de Apple TV+, HBO Max, Disney+ e outros plataformas ao mesmo tempo com sua família e/ou amigos. Isso também está incluído para as músicas de Música da Maçã. E é realizado através de uma chamada normal do FaceTime, tendo a opção de compartilhar a tela como outro acesso dentro da interface.

compartilhar conteúdo facetime macos monterey

Existem conteúdos que são muito mais apreciados quando acompanhados e, infelizmente, isso nem sempre é possível, portanto, esse utilitário é muito positivo para isso. Também se destaca por um reprodução simultânea em todas as direções , já que você e o resto irão para o mesmo minuto de reprodução e se um decidir pausar o conteúdo, ele irá parar para todos. Não haverá mais raiva por ir em frente para ver um episódio de uma série por não estar com aquela pessoa.

Mudanças no gerenciamento de notificações

Pela primeira vez, a Apple alimenta o modo não perturbe de Macs com novas possibilidades graças ao que eles chamaram Abordagens . Estes passam a ser diferentes categorias dentro do mencionado modo Não perturbe, podendo escolher quais aplicativos e/ou contatos você deseja que interfiram em suas notificações ao ativar a função. Se, por exemplo, você estiver trabalhando, é possível que não esteja interessado em receber mensagens de aplicativos de mensagens de amigos, mas, mesmo assim, gostaria de recebê-las de seus colegas ou chefes. Da mesma forma, você pode bloquear um aplicativo completo e tudo isso é muito personalizável.

notificações do macOS 12

o estilo de banner dos editais também mudou, tornando seu tamanho mais compacto e com novos agrupamentos inteligentes e até mesmo resumos de notificações. Precisamente este último se destaca por estar intimamente relacionado com as abordagens mencionadas anteriormente, pois elas aparecerão quando você sair de uma delas para que você possa ver rapidamente qual é a coisa mais importante que chegou ao seu Mac enquanto você estava nesse modo, resumindo o conteúdo dos aplicativos que você silenciou naquele momento.

Você pode fazer anotações rápidas a qualquer momento

Embora existam muitas opções na App Store, a verdade é que o aplicativo de notas nativo Ainda é um dos mais populares porque é o que vem instalado como padrão nos computadores da Apple e porque possui funções de sincronização muito interessantes com o iCloud. Agora foi aprimorado no Mac com a possibilidade de adicionar menções aos participantes dentro deles, podendo gerenciar melhor os trabalhos ou tarefas que são atribuídos por grupos. Também são implementados rótulos ou etiquetas para marcar as notas e encontrá-las mais rapidamente.

notas rápidas mac macos 12 monterey

Outra função que é tremendamente interessante é a de poder escrever notas rápidas apenas deslizando o ponteiro para o canto inferior direito da tela. Nesse momento, uma pequena janela será aberta na qual você poderá fazer anotações que posteriormente poderão ser visualizadas, editadas ou excluídas abrindo o aplicativo diretamente.

Novas possibilidades trazidas pelo macOS Monterey

Além dos recursos vistos acima e dos quais se nutrem o restante das equipes do ecossistema da empresa californiana, há outras mudanças. Seja no nível da interface, aplicativos ou outras ferramentas, o macOS 12 Monterey vem com recursos que antes eram inéditos e que são relegados exclusivamente aos seus computadores.

Adeus ao fundo dinâmico com paisagens

Algo que esta versão deixou para trás, sendo quase um clássico nas anteriores, é a possibilidade de nos encontrarmos com um fundo dinâmico de acordo com a paisagem da região a que se referia. Tanto no macOS Mojave quanto em Catalina e Big Sur temos fundos de diferentes papéis de parede com a paisagem desses lugares, com um fundo principal que vai variando de acordo com a hora do dia , podendo ver como o sol muda de posição até finalmente se tornar uma paisagem noturna. Esses fundos das versões anteriores ainda são mantidos neste macOS 12, a propósito.

papel de parede macos 12 monterey

No entanto, não encontramos um fundo especial deste tipo com alguma paisagem da cidade de Monterrey. Em vez disso, a Apple optou por algo que já havia feito no ano anterior com Big Sur acompanhando o fundo da paisagem, que é incluir um fundo colorido abstrato que neste caso vem a emular as montanhas localizadas no território de Monterrey. E embora ainda seja dinâmico, encontramos apenas duas variantes, dependendo de termos o modo claro ou escuro no sistema.

Não há mais necessidade de restaurar para apagar dados

Tal como acontece há anos no iPhone e iPad, com esta versão os Macs poderão eliminar todos os dados relacionados com configurações e aplicativos sem a necessidade de reinstalar o sistema operacional. Tudo isso nas Preferências do Sistema. Claro, isso não seria uma restauração normal, pois simplesmente substituiria os dados e, portanto, ainda seria recomendável apagar o disco para aqueles usuários que desejam fazer uma formatação completa do dispositivo. Ressalta-se também que isso só pode ser feito no Mac com chip T2 ou Apple Silicon , então a lista de dispositivos compatíveis com a função é reduzida a isso:

    iMac Pro iMac (24 polegadas a partir de 2021) iMac (2020 27 polegadas) 2019 Mac Pro Mac mini de 2018 e posteriores Modelos MacBook Air de 2018 ou posterior Modelos Macbook Pro de 2018 ou posterior

Controle o iPad pelo Mac

Nas versões anteriores do macOS, novas possibilidades foram adicionadas para interconectar o Mac com o iPad. Uma dessas funções foi o Sidecar, que permite duplicar a tela do computador no tablet e poder interagir em algumas partes da interface com o Apple Pencil ou com os acessórios deste aparelho. Neste Monterey esta linha foi seguida pela adição de uma função chamada Controle Universal.

controle universal mac ipad

O que basicamente permite essa modalidade é poder controle o iPad com o mesmo teclado e mouse/trackpad do Mac . Ao contrário da já mencionada função Sidecar em que o iPad acaba por funcionar como monitor externo, este continua a manter o iPadOS no tablet, só podendo gerir confortavelmente a sua interface a partir dos acessórios do computador. Este é um utilitário muito importante para quem procura ganhar produtividade sem abrir mão do uso simultâneo de suas próprias ferramentas que tanto o Mac quanto o iPad possuem.

Atalhos agora funcionam em computadores Apple

O aplicativo Atalhos da Apple deriva do extinto aplicativo Workflow, adquirido pela Apple há vários anos. A empresa adaptou-o ao sistema operativo do iPhone e iPad, tendo neste macOS 12 a sua estreia em Macs. Esta app vem com funcionalidades idênticas ao que oferece no resto dos sistemas operacionais. Lembramos que este é um aplicativo focado na criação de fluxos de trabalho e automações para executar todos os tipos de tarefas de maneira mais simples. Desde alterar determinadas configurações com um único clique, até poder criar pastas inteligentes que ajustam o conteúdo inserido em um determinado formato.

atalhos do mac

Embora a verdade seja que tecnicamente Atalhos não é totalmente novo para Macs com macOS 12. Na verdade, em versões anteriores, aplicativos como Automatizador o terminal , com o qual ações semelhantes podem ser executadas. No entanto, no Atalhos o processo é ainda mais agilizado e, embora ainda possa ser um pouco complexo, é mais adequado para a maioria do público que não exige muito conhecimento técnico. De qualquer forma, esses aplicativos mencionados ainda estão presentes nos Macs e são instalados por padrão.

Safari é mais seguro, mais rápido e mais funcional

Embora seja verdade que esta é uma novidade do macOS 12 compartilhada também neste caso pelo iPadOS 15, no final é nos computadores que a Apple deu maior importância. Como acontece com cada nova atualização, eles foram implementados melhorias de desempenho que o fazem continuar a ser o navegador mais recomendado para uso nestes computadores. Além do fato de que estão incluídos mais patches de segurança que tornam nossa navegação segura, tanto na coleta de dados por terceiros quanto contra o malware que encontramos na rede.

No entanto, a grande mudança no Safari encontra-se a nível estético e funcional. Nesta versão do macOS encontramos um novo organização de guias pelo qual você pode criar diferentes grupos otimizados para várias tarefas. Por exemplo, se houver uma série de páginas que você abre regularmente durante o horário de trabalho, você sempre pode salvá-las em uma gaveta localizada no lado esquerdo da tela. Apenas pressionando esse grupo de guias, todas elas serão abertas. E é interessante poder separar as tarefas dessa forma, já que você pode ter tantas outras focadas no lazer.

safári macos 12

Continuando com os exemplos, você pode até ter vários grupos de abas dedicadas à mesma tarefa se ela puder ser dividida em blocos. Imagine que você é um estudante e está fazendo uma tarefa para a aula; Você pode ter um grupo de abas com páginas onde você pode encontrar informações sobre o assunto do trabalho e outro grupo com documentos de trabalho online onde você reflete seu progresso. E você pode ter quantos grupos quiser e com todas as páginas que quiser.

No que diz respeito às mudanças visuais, agora O Safari adapta sua interface às páginas da web que são visitadas. Se você estiver navegando em uma página que oferece cores de fundo azuis, verá como a janela do Safari também oferece tons nessa tonalidade, que mudará se você for para outra guia onde haja uma página com cores diferentes. Desta forma, obtém-se uma experiência visual muito mais imersiva.

Todas as versões do macOS 12 lançadas pela Apple

O dia 25 de outubro de 2021 foi escolhido pela Apple para lançar a primeira versão do Monterey. Claro, curiosamente não era 12.0, mas o próximo. Quer dizer, macOS 12.0.1. É algo tremendamente estranho se levarmos em conta que o 12.0 deve ser o primeiro a ser lançado e que o 12.0.1 nem estava em beta, mas no final é uma nomenclatura simples e em 2020 algo semelhante aconteceu com o macOS 11 e o Big Sul. Deve-se dizer que o MacBook Pro 2021 veio com o macOS 12.0 pré-instalado.

macOS 12.1

Oficialmente, esta foi a primeira atualização de Monterey. Foi lançado em 13 de dezembro de 2021 depois de várias semanas em beta. A funcionalidade esperada do Universal Control ainda não foi introduzida, mas foi integrada SharePlay como a principal novidade, estando já oficialmente em todos os equipamentos Apple atualizados depois que os Macs foram os últimos a incorporá-lo.

As medidas de segurança também foram adicionadas em um nível geral e mais especificamente no iMessage quando os usuários são menores de idade. Da mesma forma, esta versão serviu para hospedar o plano de voz Apple Music, também conhecido pelo nome em inglês Voice Plan, que havia sido lançado precisamente no dia do lançamento deste sistema após ser apresentado em um evento da Apple. do mês de outubro 2021.

macOS 12.2 e macOS 12.2.1

Após várias semanas de espera estando em beta, finalmente o 26 de janeiro de 2022 foi lançado macOS 12.2 oficialmente. Claro que sofre por ser uma versão intermediária muito breve em termos de inovações visuais ou funcionais, além de introduzir pequenas melhorias em aplicativos como o Music. Destacou-se novamente por não trazer a funcionalidade esperada do Universal Control.

De qualquer forma, foi uma versão importante para o medidas de segurança que implementou, especialmente um relacionado ao Safari e a API Javascript chamada IndexedDB, que permitia que sites que o utilizassem acessassem a atividade de navegação do usuário e até mesmo sua foto de perfil do Google. E tudo isso independentemente de a opção de não rastrear estar configurada nas configurações.

Já o 10 de fevereiro de 2022 foi lançado macOS 12.2.1. Esta versão introduziu importantes melhorias de segurança, mas também corrigiu um problema relacionado a um Consumo excessivo de bateria em MacBooks em detrimento dos acessórios Bluetooth, que ativavam o equipamento mesmo em modo de suspensão.