32 ou 64 bits: para saber como é a CPU do seu Mac



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Ao comprar um Mac, você sempre pode se perguntar qual processador escolher. A escolha entre 32 e 64 bits sempre foi quente, principalmente devido às limitações que foram impostas nos últimos anos. Neste artigo, explicamos como saber se o seu Mac é de 64 bits ou 32 bits.



O que significam os bits de uma CPU?

A CPU é o cérebro de qualquer computador e deve saber se relacionar com o restante dos componentes de hardware. Todo mundo já se deparou ao instalar um programa com o fato de ter que instalar a versão de 32 ou 64 bits. Os bits são um dos principais valores de qualquer CPU e você tem que saber escolher qual é o melhor dependendo do uso que será feito do equipamento.



Saiba quantos bits a CPU do seu Mac tem

Se no momento da compra do seu Mac você não tiver conhecimento sobre qual processador escolheu, a qualquer momento você pode fazer a consulta nas informações do sistema. Para isso, basta seguir os seguintes passos:



  • Na barra de ferramentas, clique no ícone da maçã.
  • Em seguida, vá para 'Informações do sistema'.
  • Na seção Hardware você pode ver informações sobre o processador.

Informações do sistema Mac

Outra possibilidade é abrir o terminal do sistema. Embora possa parecer que esta é uma parte do sistema focada exclusivamente em desenvolvedores e extremamente complexa, a verdade é que pode oferecer muita informação sobre os componentes de um computador. No terminal do sistema, basta digitar o comando:

|_+_|

No momento aparecerá uma resposta com informações sobre o processador, bem como os bits que ele possui.



As diferenças entre 64 e 32 bits

A principal diferença entre os dois processadores está, sem dúvida, no número de valores que oferece. Por exemplo, uma CPU de 32 bits oferece 4.294.967.296 valores possíveis enquanto uma CPU de 64 bits oferece 18.446.744.073.709.551.616. Na hora de trabalhar, escolher entre um e outro é fundamental com a quantidade de informações que podem ser processadas. Com os 32 bits o processador fica limitado a usar apenas 4 GB de RAM enquanto os 64 bits usam até 16 GB de RAM.

Todos esses dados no final levam ao ponto-chave: a capacidade de processar informações ao mesmo tempo. Se você estiver editando um vídeo ou trabalhando com vários aplicativos que exigem cálculos diferentes, lembre-se de que 64 bits funcionarão muito melhor. O fato de processar muito mais informações os torna mais atraentes para o público em geral, sendo esta uma das causas que está fazendo com que os 32 bits se tornem obsoletos.

Neste momento os Macs mais recentes que chegaram ao mercado integram estes tipos de processadores, deixando de lado os de 32 bits. Isso é vital ao usar os diferentes aplicativos que podem ser baixados. Se você deseja obter o melhor desempenho possível, tente instalar a versão de 64 bits sempre que possível. Isso se dará muito melhor com o processador e permitirá que ele seja mais eficiente. Para se ter uma ideia, os processadores de 64 bits são capazes de processar 16 exabytes de ciclos, enquanto os processadores de 32 bits suportam apenas 4 bytes.

O problema que surge aqui é, sem dúvida, a otimização do software para torná-lo compatível com 64 bits, algo que está se tornando cada vez mais comum.

macOS Catalina caiu 32 bits

Como mencionamos anteriormente, os 32 bits estão se tornando cada vez mais obsoletos. Isso força os desenvolvedores a atualizarem seus softwares para estarem sempre em uma versão de 64 bits atualizada. Isso é lógico, pois o desempenho do software adaptado às circunstâncias atuais deve prevalecer em todos os momentos. Atualmente, todos os Macs de última geração foram lançados com um processador de 64 bits. É por isso que a Apple, para acelerar o processo, do macOS Catalina deixou de fornecer serviço a programas de 32 bits com a impossibilidade de executá-los.