A tediosa falha de privacidade do iPhone que a Apple já corrigiu

entre os muitos o que há de novo no iOS 14 para iPhone descobrimos que em 14,5 um novo opção de privacidade que permite bloquear o rastreamento de alguns aplicativos para oferecer publicidade personalizada. Pois bem, precisamente em torno desta função, foram reportados vários bugs que parecem não terem sido resolvidos até estas últimas horas.

O que havia de errado com esse recurso do iOS 14.5?

Existem vários recursos de privacidade que a Apple vem adicionando desde o lançamento do iOS 14 em setembro. Desde um Safari mais seguro nas primeiras versões até abas na App Store dedicadas às permissões que os aplicativos acessam. No entanto, um dos mais controversos com empresas como o Facebook é o introduzido no iOS 14.5.

Existem alguns aplicativos que coletam dados pessoais e de navegação para poder exibir anúncios mais de acordo com seus gostos e, portanto, cobrar uma porcentagem maior de dinheiro dos anunciantes. Isso não é algo negativo em si, no entanto a Apple considerou que deveria ser o usuário que deu ou não permissão para realizar esse monitoramento. É por isso que em 14.5 foi adicionado em Configurações > Privacidade > Rastreamento uma aba que, se habilitada, faz com que os aplicativos peçam sua permissão ao usá-los, podendo aceitar ou não tal rastreamento.

aplicativos de rastreamento iphone ios 14.5 Onde estava a culpa? Pois bem, nisso muitos usuários que acessavam aquele painel de configurações não conseguiam interagir com aquela caixa, estando ela desabilitada e, portanto, com o impedimento de poder decidir sobre o rastreamento de aplicativos. Uma semana após a atualização do iOS 14.5, foi lançado o 14.5.1, que, entre outros, veio para corrigir esse bug. Embora não tenha sido um problema geral, muitas pessoas ainda tiveram esse problema mesmo depois de atualizar seu iPhone para esta versão do software.

A Apple silenciosamente corrigiu ontem

Eles informam em 9to5Mac que este bug já está corrigido e todos os usuários agora podem alterar as configurações de privacidade a esse respeito sem encontrar nenhum tipo de bloqueio ao ativar ou desativar a guia. E a solução veio sem aviso prévio e sem a necessidade de lançar uma nova versão do software, portanto entende-se que o problema pode ter residido nos servidores da empresa e pode ser corrigido sem mais delongas. Se você foi um dos afetados, já deve tê-lo corrigido, mas se ainda tiver o problema, é aconselhável reiniciar o telefone para verificar se as alterações são feitas dessa maneira.

É necessário ter esta aba ativada?

Como dissemos antes, a Apple dá o poder de decisão ao usuário. Tendo a aba ativada você não fará com que os aplicativos não o rastreiem, mas os forçará a pedir sua permissão e, em seguida, individualmente, poderá escolher qual deseja rastreá-lo e qual não deseja. Também é possível que todos eles rastreiem você ou nenhum deles. É decisão livre em qualquer caso. Isso sim, se você tiver a guia desabilitada Nas configurações, você estará bloqueando diretamente essa funcionalidade e não terá a possibilidade de escolher quais aplicativos deseja que sejam rastreados ou não. Portanto, sabendo que você pode escolher individualmente, nosso conselho é que a caixa seja ativada.