Apple volta: estes são seus resultados no terceiro trimestre de 2019

Wearables, Casa e Acessórios

5.525 3.740 Serviços 11.455 9.548

Fonte: Maçã

O carro-chefe da empresa, o iPhone, vemos como o mais afetado nesses resultados financeiros. Enquanto todas as categorias de produtos aumentam em maior ou menor grau, o iPhone reduz significativamente sua receita. No mesmo trimestre do ano passado, foram inscritos 29.906 milhões de dólares das vendas do iPhone e neste trimestre apenas 25.986 milhões de dólares. Esta redução de 4.000 milhões de dólares Certamente não é uma piada e aqui se vê que há um problema sério com o iPhone, já que as campanhas de marketing parecem não ter acabado de penetrar.

Nas demais categorias, observamos um aumento significativo da renda em maior ou menor grau. Deve-se notar que a categoria em que o Apple Watch está incluído passou de 3.740 milhões de dólares para 5.525 milhões de dólares . Sem dúvida, as coisas boas do relógio inteligente da Apple estão sendo notadas junto com as vendas do HomePod que continua se expandindo por todo o território e o restante dos acessórios da empresa, como AirPods.

O Mac depois de alguns trimestres para baixo, neste terceiro trimestre também se vê um retorno, entrando em 5.820 milhões de dólares enquanto o mesmo trimestre do ano passado Foram inscritos 5.330 milhões de dólares.

O iPad também é imparável com crescimento constante, subindo neste terceiro trimestre com um aumento de receita de 300 milhões de dólares.

Sem dúvida, os serviços acabaram derrubando o equilíbrio entre o fato de a empresa ter aumentado seu faturamento neste trimestre em 1% em relação ao trimestre passado. Quando ainda não apresentamos os novos serviços Apple TV+ e Apple Arcade, vemos como essa categoria não para de crescer, ultrapassando em muito os 11 bilhões de dólares. Sem dúvida, esta é uma categoria que a empresa está mimando muito e que, sem seu crescimento, continuaríamos falando da constante desaceleração da Apple.

Apple TV+

Fonte: 9to5Mac

Em conclusão, podemos ver nesta tabela de dados que o iPhone não volta nem um pouco, perdendo 4.000 milhões de dólares, mas o restante das categorias voltou neste terceiro trimestre. Sem dúvida, a Apple deve refletir seriamente sobre seu time de estrelas em setembro e lançar algo inovador e deixar o conservador de lado se não virmos cada vez menos receita do iPhone. Embora seja positivo que a empresa não dependa mais dessa equipe e esteja diversificando seu faturamento em diversas categorias, sendo serviços a segunda etapa em que se baseiam esses resultados financeiros.

Vendas na América e Japão são reforçadas neste terceiro trimestre de 2019

Além dos dados de receita por categoria de produto, também podemos observar diferentes dados de receita por território. Em geral, a renda aumentou ligeiramente nos Estados Unidos, além do Japão e de outros países asiáticos, como a Índia. Na Europa houve uma pequena queda, mas muito moderada, e na China o mesmo. Em geral, podemos observar que As receitas permanecem estáveis ​​nos diferentes países.

Para ficar mais claro na tabela a seguir você pode analisar os dados oficiais comparados aos obtidos no mesmo trimestre do ano passado.

Receita do 3º trimestre de 2019

Receita do 3º trimestre de 2018

América

25.056 24.542

11.925 12.138
China 9.157 9.551
Japão 4.082 3.867

Resto da Ásia

3.589 3.167

Fonte: Maçã

Junto com esses resultados financeiros que comentamos, um nota de imprensa com várias declarações. Uma delas é a do CEO da empresa que destaca que este foi o melhor mês de junho da história da Apple. Especificamente, lemos o seguinte:

Este foi o nosso maior trimestre de junho de todos os tempos – impulsionado pela receita recorde de serviços, aceleração do crescimento do smartwatch, forte desempenho do iPad e Mac e melhora significativa nas tendências do iPhone. Esses resultados são promissores em todos os nossos segmentos geográficos e temos certeza de que serão melhores. O calendário para o restante de 2019 será um momento emocionante, com grandes lançamentos em todas as nossas plataformas, novos serviços e vários novos produtos.

Destacamos a última coisa dita pelo chefe da empresa que se refere a lançamentos importantes com novos produtos. Veremos algum produto que não vimos até agora?

O CFO da empresa, Luca Maestri, também analisou esses resultados financeiros de uma forma muito mais técnica. Especificamente, lemos o seguinte:

Nosso desempenho de negócios ano a ano melhorou em comparação com o trimestre de março e gerou um forte fluxo de caixa operacional de US$ 11,6 bilhões. Devolvemos mais de US$ 21 bilhões aos acionistas durante o trimestre, incluindo US$ 17 bilhões por meio de recompras no mercado aberto de quase 88 milhões de ações da Apple e US$ 3,6 bilhões em dividendos e equivalentes. E como de costume, a Apple faz uma previsão do que espera divulgar no próximo trimestre de 2019. Os dados esperados são os seguintes:
  • Receita entre US$ 61 bilhões e US$ 64 bilhões.
  • Margem bruta entre 37,5 e 38,5%.
  • Despesas entre 8,7 bilhões de dólares e 8,8 bilhões de dólares.
  • Outras despesas de 200 milhões de dólares.
  • Taxa de imposto de aproximadamente 16,5%

O que achamos desses resultados econômicos?

Em geral, esses resultados econômicos são positivos para a empresa, pois indicam que chegaram ao fundo do poço e agora é hora de voltar. O único ônus que eles têm é o iPhone que não volta neste trimestre perdendo 4.000 milhões de dólares em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Dizemos que é uma chatice porque o resto das categorias sobe, destacando acima de todos os serviços e relógios.

Os serviços marcarão um ponto de virada na economia da empresa. Nesses resultados vimos esta categoria fez a diferença dizer que a empresa cresceu 1% nos lucros. Sem dúvida, a empresa pode ficar meio feliz com esses resultados, mas sem grandes festas. Eles devem começar a trabalhar no iPhone, que é sem dúvida a maior fraqueza da empresa hoje.