Como personalizar os sons no seu computador Mac

Quando um usuário entra em contato com qualquer dispositivo, uma das formas mais importantes que o dispositivo tem para avisá-lo de que algo não está funcionando bem ou que ele está realizando uma ação que não deve ser feita é através do som, por isso hoje queremos para falar com você sobre os sons que o Mac emite e como você pode configurá-los.

Para que servem os sons de aviso no Mac?

Certamente você já ouviu em várias ocasiões o som que o Mac emite quando você está tentando realizar uma ação que ele não permite. Bem, é exatamente para isso que servem os sons de aviso ou sons de alerta emitidos pelo MacBook Air, MacBook Pro, iMac ou qualquer computador da Apple. Sua principal função é avisar e alertar o usuário que há algo que está tentando fazer mas que não é possível realizar, desta forma o usuário pode reconhecer o erro e resolvê-lo.

Personalize os sons no seu Mac

Talvez, se você está lendo este artigo, saiba neste momento que o som que seu Mac emite para avisá-lo de que você está tentando executar uma ação que não pode ser realizada pode ser alterado e personalizado até certo ponto, ou talvez você já soubesse disso mas você não parou para tentar realizar esse processo de personalização.

Som no Mac

Nos Macs, seja o MacBook Air, MacBook Pro, iMac ou qualquer computador da Apple, o som de alerta é personalizável.Na verdade, a Apple oferece até 14 sons diferentes para você escolher, alguns bem engraçados.

Se você quiser alterar o som de alerta que seu Mac reproduz, basta acessar Preferências do Sistema, clicar em som e rolar até a guia Efeitos Sonoros, onde você pode escolher entre as seguintes opções.

• Graves.
  • Soprar.
  • Garrafa.
  • Sapo.
  • Funk.
  • Vidro.
  • Herói.
  • Morse.
  • Ping.
  • Pop.
  • Ronronar.
  • Sosumi.
  • Submarino.
  • Acho.

sons de alerta

Depois de escolher o som que você mais gosta para que o Mac o alerte sobre a ação que você está tentando executar, mas não pode, você também pode escolher opções relacionadas à emissão desse som.

O primeiro é o dispositivo através do qual você deseja que esses efeitos sonoros sejam reproduzidos. Caso você tenha um monitor conectado ao Mac, você pode escolher entre ambos, se você tiver apenas o Mac, o som será reproduzido através dele. Claro, você também poderá configurar o volume em que esses efeitos serão reproduzidos e se deseja reproduzir os sons da interface do usuário.

Em relação ao volume, nesta mesma tela você poderá acessar que o Mac emite um som toda vez que você aumenta ou diminui o volume, e claro, você também pode ajustar o volume geral do Mac enquanto escolhe se o menu barra de se o seu Mac mostra ou não a configuração de volume.

O som mítico do Mac ao iniciar

Se falamos de sons do sistema, um dos míticos e desejados há algum tempo, é o som que os Macs fazem quando ligam. Em alguns Macs recentes, esse som não foi reproduzido, portanto, se você quiser que seu Mac faça esse som característico, siga as etapas abaixo.

• Entre no Terminal via Finder ou Launchpad.
  • Digite o comando sudo nvram BootAudio=%01 e simplesmente quando você ligar o computador novamente, você poderá ouvir o som característico.

Caso o que você queira seja desabilitar o referido som, você deve digitar o seguinte comando: sudo nvram BootAudio=%00

Melhore a acessibilidade com este recurso

A Apple é uma empresa que pensa muito em todos os seus usuários e por isso também existe uma forma de cumprir a função de alerta sonoro para aquelas pessoas que sofrem de problemas auditivos. Se você for para Preferências do Sistema, clique em Acessibilidade e depois clique em Áudio, lá você pode ativar ou desativar a caixa Ativar o piscar da tela ao emitir sons de alerta, desta forma você também poderá saber, visualmente, o que você está tentando executar uma ação que não pode ser executada.

cintilação da tela