Diferenças MacBook Air e Pro com o chip M1 ainda existente



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Ao escolher entre comprar um MacBook Pro e um MacBook Air, a pergunta pode ser feita se o processador varia. Embora seja verdade que no 'Pro' encontramos M1 Pro e M1 Max desde 2021, o modelo com chip M1 ainda está à venda. Precisamente este processador é o mesmo que é oferecido para o 'Air'. Portanto, você provavelmente está se perguntando quais diferenças eles têm e neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre esse chip em ambos os computadores.



As semelhanças e diferenças de todo o chip M1

Quando falamos do hardware de um Mac M1, nem todos os elementos podem ser encontrados individualmente em todo o interior. Para ser muito mais eficiente, a Apple projetou o chip M1 que integrava a CPU, GPU ou RAM, que são partes fundamentais do hardware de um computador. Em seguida, vamos detalhar as diferenças que podem existir em cada uma dessas seções entre um MacBook Air e um MacBook Pro.



na CPU

A CPU é o cérebro de qualquer produto eletrônico, como um computador. Esta parte do chip é uma das mais importantes, pois se encarregará a todo momento de executar uma sequência de instruções e processar seus dados. Todas as instruções serão executadas pelos programas que você instalou no disco de armazenamento, sejam nativos ou de terceiros. É por isso que, para garantir a fluidez ao usar diferentes programas exigentes, você deve procurar um processador à altura da tarefa.



comprar macbook m1 barato

Neste caso, a CPU que pode ser encontrada no chip M1 tanto no MacBook Pro quanto no MacBook Air é idêntica. Especificamente, possui uma CPU de oito núcleos que combina quatro núcleos de desempenho com quatro núcleos de eficiência. Isso significa que estamos falando de um hardware responsável por executar tarefas multithread. No caso de núcleos de alto desempenho, uma frequência entre 600 MHz e 3.204 GHz. Se formos aos núcleos de eficiência, começamos a falar de uma frequência entre 600 MHz e 2.064 GHz.

Como temos comentado em ambos os casos você tem uma CPU com especificações idênticas e é por isso que neste caso você não pode notar qualquer tipo de diferença clara no papel. Embora, como veremos mais adiante, há uma diferença na prática, principalmente ao longo do uso que pode ser dado a ela.



A GPU, o grande diferencial

Outro ponto chave no hardware de um Mac é a GPU ou placa gráfica. No caso dos MacBooks, ele é sempre integrado, não dedicado, no próprio chip projetado pela Apple. Sua principal função é processamento de qualquer tipo de informação gráfica como o fato de exibir imagens na tela, além de processar um vídeo. Todas as GPUs possuem diferentes unidades de processamento que são os núcleos. Neste caso, é onde se encontram algumas diferenças relevantes.

No caso do MacBook Air, a Apple integra em alguns casos a GPU com apenas sete núcleos (embora em modelos mais altos e, portanto, mais caros, você pode optar pelos oito núcleos). No caso do MacBook Pro, ele só pode ser adquirido com uma GPU de oito núcleos, garantindo assim seu pleno desempenho ao renderizar um vídeo ou qualquer outra tarefa em que esta parte do componente esteja envolvida.

Embora, quando se fala em núcleos, deve-se levar em conta que ambos os chips têm esses oito núcleos . A única coisa que acontece é que no caso do MacBook Air, um deles pode ser encontrado desabilitado no modelo mais básico. Isso abre a possibilidade de ter dois modelos no mercado, mas o chip é sempre o mesmo. Esta é uma economia importante no processo de fabricação, pois outra linha de produção não precisa ser aberta nas fábricas da TSMC, mas exatamente a mesma é produzida e, em seguida, limitada via software.

Há uma diferença bastante importante na limitação do chip M1 entre essas duas equipes. No caso do McBook Air, uma renderização de vídeo 4K pode ser realizada sem perda de quadros. No caso do McBook Air, a GPU é especialmente projetada para ser capaz de transmitir uma imagem em resolução 8K e sendo mais eficiente nos processos de carregamento gráfico.

Memória e mecanismo neural

Outro ponto chave a ter em conta é a memória RAM utilizada e também o chip neural. Tal como aconteceu com o CPU, estamos perante um hardware idêntico nas gamas Air e Pro. Neste caso Ambos os modelos têm 8 GB de RAM. que não pode ser modificado em nenhuma de suas configurações, pois vem fixo com este processador para todos os modelos.

No caso do Neural Engine, estamos falando de um chip projetado exclusivamente para realizar diferentes opções relacionadas à inteligência artificial. No caso de um Mac, pode ser visto presente na identificação de fotos e vídeos, bem como nas funções de ditado nos diferentes aplicativos de terceiros. Além disso, também pode ser usado no reconhecimento de diferentes sons em uma faixa de áudio. Neste caso, há também um Neural Engine de 16 núcleos nos chips M1 dos dois Macs.

As diferenças de referência

Ao fazer uma comparação de hardware, o mais comum é olhar os benchmarks. São testes que sempre são executados enquanto o dispositivo está sendo usado para obter informações com base em vários modos de funcionamento desse hardware. Neste caso, vamos nos referir aos benchmarks que foram divulgados publicamente, que resumimos na tabela informativa a seguir.

M1 MacBook AirM1 MacBook Pro
BenchMark
Único nucleo17291737
Multinúcleo77217647

A mesa é certamente incrível. O lógico seria pensar que o chip do modelo Pro tem um desempenho superior ao do Air mas é justo. Embora nesta tabela você possa ver valores mais altos no caso do Air, a verdade é que são valores aproximados. Com isso devemos querer dizer que Se eles estiverem próximos, você pode ter o mesmo resultado no final e, portanto, você tem o mesmo desempenho em ambos os chips. O único ponto em que há variação nos benchmarks é quando se concentra nos gráficos onde os M1s que possuem uma GPU de 7 núcleos são ligeiramente diminuídos. Mas esta é a única diferença que pode ser vista no papel, é claro.

O que acontece a longo prazo? Conclusões

Deve-se levar em conta que todos esses dados são principalmente focados em um determinado momento e, acima de tudo, baseados no uso normal. Mas então um usuário normal pode perguntar, qual é a diferença de hardware entre um MacBook Air e um MacBook Pro? A única diferença está nas limitações impostas pelo software. No caso do modelo Pro, seu chip M1 não é limitado, podendo desenvolver livremente sua atividade na edição ou em outras tarefas. Isso porque esses modelos Eles têm um ventilador que permite dissipar todo o calor que pode ser gerado.

No caso do MacBook Air, você pode encontrar algo mais limitado para realizar essas tarefas por várias horas seguidas. Isso se deve principalmente à não presença de qualquer um que pode acabar causando um aumento na temperatura interna. Desta forma, uma diferença importante entre os dois processadores pode ser detectada aqui, embora a priori eles possam ser exatamente os mesmos no papel.