Adivinha quanto custa o Apple Park? Foi assim que eles valorizaram essa mega sede

o construção do parque da maçã é um dos edifícios mais imponentes de Cupertino e provavelmente do mundo. Não tanto pela sua altura, mas pela sua estrutura e pelo que esconde no seu interior. A empresa de tecnologia preza por uma sede única para seus elementos de design e com base nele, algo que nunca foi barato. Quer conhecer os números? Cuidado porque é realmente incrível.

O terceiro edifício mais caro do mundo

o Abraj Al Bait é um complexo de edifícios cujo principal arranha-céu é o terceiro mais alto do mundo. Localizada em Meca, sua construção custou colossais 15 bilhões de dólares ao governo saudita, sendo a mais cara do mundo. Seguindo isso encontramos o Marina Bay Sands de Cingapura, outro arranha-céu cujo custo de quase 7 bilhões de dólares é assombroso. Embora o surpreendente seja que em terceiro lugar não haja outro arranha-céu luxuoso em Dubai ou Doha... O terceiro não é nem mais nem menos do que o que está Sede da Apple desde 2019 .

prédios mais caros do mundo

Os três edifícios mais caros do mundo

A Apple investiu um total de 5 bilhões de dólares que, embora seja verdade que pareça muito inferior ao edifício saudita, ainda é uma figura assustadora. Foi um peculiaridade de steve jobs pela qual ficou obcecado desde a compra do terreno em 2006. Curiosamente, esses terrenos pertenciam a uma empresa para a qual o lendário cofundador da Apple trabalhou quando jovem, a Hewlett-Packard.

Jobs obteve a aprovação da Câmara Municipal em 2011, poucos meses antes da sua morte, sem poder ver a sua construção nem a sua inauguração em 2017. Hoje este complexo de 464 mil metros quadrados Abriga diferentes quartos. Desde escritórios, laboratórios e escritórios até uma loja exclusiva para visitantes. E, claro, o Teatro Steve Jobs que a empresa usava para suas apresentações antes da pandemia do COVID-19 e que deve voltar ao público em 2022.

Apple Park abril

Refira-se que a nível fiscal, a empresa apura 40 milhões de dólares por ano para este local. Isso contando apenas os impostos, já que no nível de manutenção não surgiram números. No entanto, considerando a magnitude do complexo e o fato de ter até uma floresta e um lago dentro dele, imaginamos que os números para mantê-lo também devem ser impressionantes.

Em 2019 avaliaram por um valor inferior ao seu custo

Curiosamente, apesar do investimento da Apple ter sido de 5 bilhões de dólares, há alguns anos um assessor do condado de Santa Clara o avaliou em cerca de 4,17 milhões de dólares. Uma notícia que ecoou na época 9to5Mac e que apesar de não ser muito inferior ao custo de construção, parece no mínimo estranho.

Tendo em conta o valor do terreno e o investimento feito em materiais, surpreende-nos pensar que esta sede possa ser adquirida por um valor tão baixo. Seja como for, não acreditamos que a Apple tenha sequer um pensamento remoto de se livrar do que já está um edifício icônico e o primeiro sinal de identidade da empresa ao nível do design.