Informações e críticas ao Micromundos, o documentário da Apple TV+



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Seja você um amante ou não do gênero documentário, é muito provável que acabe fascinado por Micromundos (Tiny World em sua versão em inglês). Está dividido em vários capítulos, pelo que pode ser classificado como uma série documental. Lançado em outubro de 2020, conta as histórias mais curiosas desse grande pequeno universo em que vivemos cercados pelas menores criaturas do nosso ecossistema. Em nível audiovisual, é excelente, como informaremos em nossa análise. Você pode encontrar todas as informações sobre ele aqui.



Produção e outros dados

    Produtores executivos:Grant Mansfield, Martha Holmes, Paul Rudd e Tom Hugh-Jones. Roteirista:Tom Hugh-Jones. Narrador em inglês:Paulo Rudd. Narrador em espanhol:Cláudio Serrano. Classificação etária:+7. Canais e plataformas de distribuição:AppleTV+.

Primeiros episódios da série

Após vários anos de processo de produção, finalmente o 2 de outubro de 2020 os primeiros 6 episódios de Microworlds foram lançados. Esta temporada estreou repentinamente com a transmissão de 6 capítulos com uma duração média de 30 minutos em que pudemos começar a desfrutar de uma produção tremendamente complexa que deixou os espectadores querendo mais, embora tivéssemos que esperar pouco tempo para ver a próxima temporada.



Capítulo 1 (1 × 01): A savana

Capítulo 1 Micromundos



    Data de estréia:2 de outubro de 2020. Duração:30 minutos. Descrição:Em plena época de maior migração podemos testemunhar as aventuras ousadas dos mais pequenos seres que vivem na savana africana.

Capítulo 2 (1 × 02): A Selva

Capítulo 2 Micromundos

    Data de estréia:2 de outubro de 2020. Duração:31 minutos. Descrição:A imensidão da selva não só permite ver animais como macacos, mas também outras pequenas criaturas que fazem parte de uma grande população.

Capítulo 3 (1 × 03): A Ilha

Capítulo 3 Micromundos

    Data de estréia:2 de outubro de 2020. Duração:30 minutos. Descrição:Centrado em uma ilha caribenha e em situações pré e pós-furacão, onde criaturas como caranguejos tentam sobreviver à tempestade.

Capítulo 4 (1 × 04): O interior da Austrália

Capítulo 4 Micromundos



    Data de estréia:2 de outubro de 2020. Duração:31 minutos. Descrição:As paisagens deste país/continente não são apenas visualmente espetaculares com suas florestas de seringueiras, mas também encontramos pequenas criaturas vivendo suas aventuras. Um terrível incêndio os fará fugir de seu lugar amado.

Capítulo 5 (1 × 05): A Floresta

Capítulo 5 Micromundos

    Data de estréia:2 de outubro de 2020. Duração:31 minutos. Descrição:Muitas criaturas vivem na floresta que podemos observar neste episódio, mas é principalmente focado em um esquilo que luta para sobreviver mais um ano entre outros pequenos companheiros.

Capítulo 6 (1×06): O Jardim

Capítulo 6 Micromundos

    Data de estréia:2 de outubro de 2020. Duração:32 minutos. Descrição:O capítulo final desta temporada se concentra no micromundo mais próximo que temos e que é o jardim de nossas casas. Formigas, hamsters e outros pequenos animais que vivem entre os muitos perigos para nós mesmos com o cortador de grama ou irrigação automática. Um excelente ponto final para a série documental.

Segunda temporada de Micromundos

o 16 de abril de 2021 outros foram liberados 6 capítulos totalmente novos e que perfazem um total de 12 para a minissérie. Apenas meio ano era o que tínhamos de esperar para ver estes novos capítulos, que continuam a deixar um bom gosto na boca e a surpreender os mais incrédulos que continuam a maravilhar-se com a forma como esta gravação tem sido realizada. Novamente a temporada foi composta por episódios com duração média de 30 minutos.

Capítulo 7 (2×01): A Pradaria

Micromundos 2x01

    Data de estréia:16 de abril de 2021. Duração:30 minutos. Descrição:Para aguçar o apetite novamente, este episódio mostra as rotinas usuais de novos animais como o rato desconhecido da colheita, a abelha rainha e muitas outras criaturas que aproveitam o verão para sua principal atividade de busca de alimentos antes da colheita do feno.

Capítulo 8 (2 × 02): O deserto

Micromundos 2x02

    Data de estréia:16 de abril de 2021. Duração:30 minutos. Descrição:Embora seu nome dê pistas sobre as poucas criaturas que o habitam, a verdade é que o deserto espera muitas surpresas. É habitada por criaturas minúsculas, como a prole do esquilo terrestre, que precisa aprender a viver em um verão terrivelmente quente à espreita de dezenas de perigos e com um cacto como o único lar seguro.

Capítulo 9 (2 × 03): A Lagoa

Micromundos 2x03

    Data de estréia:16 de abril de 2021. Duração:30 minutos. Descrição:Os patinhos têm uma vida incrível e isso não é tão conhecido como pensamos e é que conviver com outras pequenas criaturas que vivem ao redor de uma lagoa é no mínimo perigoso em muitas ocasiões.

Capítulo 10 (2×04): A floresta tropical

Micromundos 2x04

    Data de estréia:16 de abril de 2021. Duração:32 minutos. Descrição:A sempre interessante ilha de Madagascar também tem suas pequenas criaturas e neste episódio você pode descobrir os superpoderes que todos eles têm, tentando viver juntos em um clima que nem sempre é fácil se levarmos em conta o clima inclemente e as estações de verão com terrível chuva incessante.

Capítulo 11 (2 × 05): O recife

Micromundos 2x05

    Data de estréia:16 de abril de 2021. Duração:30 minutos. Descrição:As profundezas dos mares têm um ecossistema emocionante, algo que podemos descobrir neste capítulo. As criaturas se preparam para aquela que é a noite mais importante do ano, com um espetáculo visual que deixa os espectadores sem palavras.

Capítulo 12 (2×06): As Dunas

Micromundos 2x06

    Data de estréia:16 de abril de 2021. Duração:25 minutos. Descrição:Com o deserto novamente como protagonista, especificamente o deserto do Namibe, podemos ver como algumas criaturas enfrentam sérias dificuldades em um clima extremo em que a areia movediça pode acabar sendo o pesadelo diário de todos eles.

Crítica dos Micromundos

Catalogar algo, qualquer coisa, como o melhor é realmente complexo. E é porque não há verdade absoluta sobre algo tão subjetivo quanto as opiniões e, neste caso, não seria menos. Um servidor não pode dizer definitivamente que este é o melhor documentário da plataforma Apple, mas posso dizer que é na minha opinião. Para argumentar essa afirmação, eu poderia usar muito palavreado que em nenhum caso seria mais eficaz do que recomendar assistir alguns minutos de qualquer um dos episódios de Microworlds.

A nível técnico há uma complexidade impressionante e embora ao ver os episódios nos esqueçamos, quem entende algo de produções deste tipo perceberá o alto calibre que encontramos. Conseguir mostrar o que é mostrado nesta série de documentários e a maneira como eles fazem isso é simplesmente incrível. Ter uma estabilização tão alta e gravar espécimes de qualidade visual que às vezes não ultrapassam 10 centímetros de comprimento parece uma selvageria, mas os profissionais por trás dessa produção conseguiram.

Mesmo algumas das histórias que são narradas parecem dignas de ficção científica. Obviamente a narrativa terá sido adaptada ao material gravado, mas não deixa de ser impressionante que algumas cenas ocorram em determinado momento e possam ser capturadas da forma como são capturadas. Não sabemos se algum deles seria provocado ou não, mas certamente entende-se que os cinegrafistas passaram algumas horas na frente dele para obter o resultado final.

As transições e outros efeitos mais ou menos naturais que vemos já são uma marca da qualidade Apple. Quem conseguiu acompanhar as transmissões dos eventos da empresa em 2020 durante a pandemia do COVID-19 e viu essa série documental encontrará muitas semelhanças nesses termos. Avant-garde Houses ou Becoming You são documentários de categoria com a história que se conta, mas na minha opinião o Micromundos os supera em termos de efeitos visuais. É uma peça que entra pelos olhos, mas a história também a acompanha, por isso não se pode pedir mais. Menção especial ao dublador da Espanha, Claudio Serrano, que apesar de sua inconfundível voz de Batman consegue aprofundar a história e tornar ainda mais agradável o tempo que passamos em frente à tela.