Instalação de betas iOS e iPadOS sem ser desenvolvedor



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Você pode ter ouvido ou lido algo sobre os betas do iOS e iPadOS. Quando falamos sobre isso estamos nos referindo a uma versão do sistema operacional ainda em teste. Normalmente, os mais baixados são geralmente os de uma nova versão, que são os que têm apenas um número como o iOS 13. versões intermediárias com numerações como iOS 14.3 ou iOS 14.3.1 e similares. Neste último há menos novidades, mas também são interessantes. De qualquer forma, se você deseja instalar uma versão beta do iOS sem ser desenvolvedor, continue lendo porque explicamos como fazê-lo.



Última versão beta do iOS 15 e iPadOS 15

Lançado em 26 de abril de 2022, atualmente temos as seguintes versões beta disponíveis para desenvolvedores:



    iOS 15.5 (beta 3) iPadOS 15.5 (beta 3)

Essas versões beta serão compatível com os seguintes dispositivos:



    Iphone:
    • iPhone 6s/6s Plus
    • iPhone 7/7 Plus
    • iPhone 8/8 Plus
    • iPhone X
    • iPhone XS/XS Max
    • iPhone XR
    • iPhone11
    • iPhone 11 Pro/11 Pro Max
    • iPhone 12/12 mini
    • iPhone 12 Pro/12 Pro Max
    • iPhone 13/13 mini
    • iPhone 13 Pro / 13 Pro Max
    • iPhone SE (1ª geração)
    • iPhone SE (2ª geração)
    iPod touch
    • iPod touch (7ª geração)
    iPad
    • iPad (5ª geração)
    • iPad (6ª geração)
    • iPad (7ª geração)
    • iPad (8ª geração)
    • iPad (9ª geração)
    • iPad mini 4
    • iPad mini (5ª geração)
    • iPad mini (6ª geração)
    • iPad Air 2
    • iPad Air (3ª geração)
    • iPad Air (4ª geração)
    • Todas as versões do iPad Pro

O risco de instalar betas

Ao decidir instalar uma versão beta no seu iPhone ou iPad, lembre-se de que ela apresenta vários riscos. Os mais comuns são, sem dúvida, falhas no sistema ou 'bugs' que podem prejudicar a experiência do usuário. Isso inclui, por exemplo, o congelamento da tela em momentos cruciais e até reinicializações inesperadas. Obviamente, isso não é o melhor naqueles momentos em que você precisa do telefone com urgência e isso pode ser um grande inconveniente na hora de instalar o beta.

beta 3 ios 13.3.1

Outro dos grandes problemas, sem dúvida, está na bateria que pode ser afetada. Essas versões de teste são instáveis, como mencionamos anteriormente, tanto no uso do dispositivo quanto na autonomia do equipamento, que seria reduzida por não ser perfeitamente otimizada. Soma-se a isso a possibilidade de que os aplicativos que você está usando não sejam otimizados para essa versão de teste e acabem fechando inesperadamente.



Existem dois tipos de betas de iOS e iPadOS

Certamente em alguma ocasião você leu alguma notícia em que a mídia diz que a Apple lançou um beta para desenvolvedores ou a Apple lançou um novo beta público. Embora na sua essência possam ser iguais, a verdade é que existem diferenças interessantes a analisar entre um beta criado para programadores e outro para testadores públicos, como analisamos a seguir.

betas de desenvolvedor

Em geral, esses betas são destinados a desenvolvedores registrados na Apple. Dessa forma, eles podem testar todas as suas funcionalidades e otimizar todos os seus aplicativos para que as versões finais não cheguem carregadas de bugs como o que comentamos anteriormente. Dessa forma, a Apple pode receber todo o feedback necessário com o objetivo de também polir todos os betas que estão acontecendo. Porque sim, os betas não são únicos, mas as versões estão saindo seguindo uma espécie de calendário.

Desenvolvedores da App Store

Normalmente, a empresa lança novos betas a cada 1-2 semanas. No caso das versões consideradas grandes (iOS 13, iOS 14, iOS 15…), a empresa pode lançar alguns betas durante os meses de junho, julho e agosto. Eles finalmente chegam oficialmente em setembro com uma média entre 6 e 10 versões beta anteriores. Claro, com versões intermediárias (iOS 14.1, iOS 14.2, iOS 14.3…) geralmente há uma execução mais curta nos betas, lançando ao público em questão de um mês ou um mês e meio.

O público aberto a todos os usuários

Esses betas não se limitam apenas aos desenvolvedores. Da Apple eles também têm um programa aberto para todos os usuários da marca que podem ser registrados, sempre levando em consideração todos os riscos que mencionamos anteriormente. Esses usuários são considerados testadores beta e recebem versões beta algum tempo após o lançamento da versão do desenvolvedor. Dessa forma, eles garantem o lançamento de uma versão beta para usuários em geral que tenha uma certa estabilidade e que não contenha erros que possam bloquear o computador instantaneamente. Em suma, segue um calendário bastante semelhante ao que discutimos anteriormente.

No entanto, há momentos em que esses betas não são diferentes daqueles lançados para desenvolvedores. Muitos deles compartilham o mesmo código, apenas os públicos são liberados alguns dias depois para dar aos desenvolvedores esse privilégio maior. Também pode ser comum que enquanto um desenvolvedor tenha a versão beta 2, os testadores públicos ainda optem pela primeira, embora também possa coincidir que o código seja o mesmo. No entanto, de um modo geral, não há diferenças nas funcionalidades na maioria dos casos.

Conselhos antes de instalar qualquer beta

Se você deseja instalar uma versão beta em seu iPhone ou iPad sabendo das possíveis consequências, recomendamos faça backup de seus dados com antecedência. Isso ocorre porque no futuro você pode precisar deles se quiser desinstalar o iOS ou iPadOS beta e retornar a uma versão estável, e você pode ter os mesmos dados e configurações que deixou prontos antes de prosseguir com a instalação beta. Para isso você tem dois métodos que explicamos abaixo.

Backup do iCloud

  1. e um Definições.
  2. Clique em Teu nome.
  3. vá agora para iCloud.
  4. Clique em Faça backup agora. Esse processo pode levar algum tempo dependendo do tamanho dos seus arquivos. Você também pode ser obrigado a ter uma conexão Wi-Fi.

Backup do iCloud

Via iTunes em um PC Mac ou Windows

Deve-se notar que em Macs com macOS Mojave ou anterior, o processo de backup será realizado a partir do iTunes, assim como acontece em todos os computadores Windows. Em Macs com macOS Catalina ou versões posteriores, você terá que fazer isso no Finder.

  1. Abre iTunes / Finder no seu computador.
  2. Conecte o iPhoneo iPad.
  3. Clique no ícone do dispositivo na parte superior.
  4. Ative a opção Faça backup de todos os dados do iPhone/iPad neste Mac/Computador.
  5. Clique em Faça backup agora.

Como instalar betas em um iPhone ou iPad

Neste ponto, descobrimos que você está pronto para instalar a versão beta. Como dissemos nos pontos anteriores, existem dois tipos: desenvolvedor ou público. Abaixo explicamos os processos para instalar esses betas, seja qual for o seu caso.

Instalar perfil de desenvolvedor

No caso de ser um desenvolvedor, você deve instalar um perfil que abra as portas para você ver os novos betas que estão saindo. Você pode encontrar isso no site dedicado aos desenvolvedores que a Apple possui. Você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site da maçã de desenvolvedores.
  2. Conecte seu dispositivo a um cabo de alimentação e uma rede Wi-Fi.
  3. Toque em Configurações > Geral > Atualização de software.
  4. Clique em Baixar e instalar.
  5. Siga as etapas normais de instalação.

Instale a versão beta no iPhone e iPad sem ser desenvolvedor

Embora tenhamos dito que para ter o beta primeiro você precisa ser um desenvolvedor, a verdade é que existem maneiras de tê-lo sem ser um. Isso é obtido por meio de um perfil de configuração que você deve instalar. Você conseguirá isso seguindo estes passos:

instalar um iphone beta ipad

    vou ao teia de Perfis beta do iPhone ou iPad no qual você deseja instalar a versão beta.
  • Pesquise e selecione iOS o iPadOS e clique no botão Download. Você precisará concordar em baixar o perfil do desenvolvedor.
  • vá agora para Definições e instalar o perfil de desenvolvedor, aceitando assim os termos e condições da Apple. Provavelmente, depois disso, você será solicitado a reiniciar o dispositivo.
  • Agora vá para Configurações>Geral>Atualização de software e você encontrará a versão beta mais recente disponível do iOS ou iPadOS pronta para download como se fosse apenas outra versão.

Betas públicos: é assim que eles são acessados

Caso você não queira se aventurar a instalar um perfil de desenvolvedor, você pode entrar no programa beta público que mencionamos anteriormente. Para se cadastrar, basta seguir os seguintes passos:

  1. Inscreva-se para o site da maçã de testadores beta públicos fazendo login com seu ID Apple.
  2. Baixe o perfil de configuração do iOS aceitando as condições.
  3. vá agora para Definições e instalar o perfil de desenvolvedor, aceitando assim os termos e condições da Apple. Provavelmente, depois disso, você será solicitado a reiniciar o dispositivo.
  4. Agora vá para Configurações>Geral>Atualização de software e você encontrará a versão beta mais recente disponível do iOS ou iPadOS pronta para download como se fosse apenas outra versão.

Será tão fácil ter uma versão beta no seu iPhone ou iPad. Se a qualquer momento você quiser parar de receber betas, você pode remover o perfil de desenvolvedor das configurações e, quando a versão estável do beta que você possui, você receberá as mesmas atualizações que o restante dos usuários.