iPhone com 5G, quais recursos ele possui?

O 5G finalmente chegou ao ecossistema da Apple, especificamente no iPhone. Neste artigo, falaremos sobre as principais características que você deve conhecer para entender como o uso desse tipo de conectividade pode beneficiá-lo no dia a dia.

Dispositivos compatíveis

Para um iPhone ter uma conexão 5G hardware específico é necessário que pode suportar essa frequência de onda. É por isso que computadores um pouco mais antigos não poderão se conectar a esse tipo de rede por meio de uma simples atualização de software. A partir de hoje, a Apple tem os seguintes iPhones com compatibilidade 5G:

• iPhone12.
  • iPhone 12 mini.
  • iPhone 12Pro.
  • iPhone 12 Pro Max.
  • iPhone13.
  • iPhone 13 mini.
  • iPhone 13Pro.
  • iPhone 13 Pro Max.

Além de ter um iPhone compatível, também é necessário um plano de celular que tenha a opção 5G ativada, algo que operadoras de telefonia bem específicas oferecem.

tela do iphone 12

Diferentes tipos de 5G

Deve-se saber que existem diferentes tipos de conexões 5G e nenhuma delas é parecida. A principal diferença que existe em cada um dos tipos é, sem dúvida, a velocidade de download e upload de informações. A conexão que você tem em um determinado momento é representada por um ícone no canto superior esquerdo do dispositivo. Os 3 tipos de conexão 5G encontrados são os seguintes:

5G 'normal': conexão 5G típica que estará disponível em todos os países quando a infraestrutura estiver disponível. 5G+:versão de maior frequência de 5G oferecida pela operadora. Com essa conexão, estaria se aproximando das velocidades adequadas oferecidas pelo 5G. 5G SEU: a versão de frequência mais alta que existe. Ele aproveita a tecnologia mmWave e é bastante limitado a certas partes do mundo.

O problema que surge é a necessidade de ter a infraestrutura necessária para aproveitar a conectividade 5G. Muitas regiões não têm a possibilidade de ter cobertura 5G básica e o restante das frequências são muito mais espalhadas. No caso do 5G UW, ele só pode ser usado nos Estados Unidos com operadoras que tenham chegado a um acordo com a Apple.

Vantagens da conectividade 5G

A cobertura 5G é sem dúvida um grande avanço nas telecomunicações. Em geral, com um iPhone 5G você poderá baixar arquivos muito mais rápido onde quer que esteja. Isso é útil caso você precise trabalhar com a nuvem para baixar um documento ou arquivo multimídia bastante grande. No que diz respeito ao entretenimento, também será notada uma melhoria, pois será possível baixar filmes e séries muito mais rapidamente ou assisti-los online com a garantia de que não haverá muitos cortes graças à confiabilidade do 5G. Para se ter uma ideia, as operadoras garantem uma velocidade que chegaria a 10 GBps, velocidade 10 vezes maior que a oferecida pelas fibras ópticas em geral.

Além de baixar arquivos, a latência reduzida que a conectividade 5G terá pode ser ideal para realizar diferentes tarefas em tempo real. Dirija um carro autônomo pelo celular ou dirija qualquer tipo de equipamento sem ter contato físico, apenas online. Além disso, o trabalho remoto também será garantido em sua melhor qualidade por não ter nenhum tipo de latência, podendo se conectar a qualquer computador e trabalhar sem nenhum tipo de transtorno ou atraso.

As desvantagens do 5G

Infelizmente conectividade 5G não é perfeito e também tem algumas desvantagens. O principal é o alto consumo de energia porque ao baixar em alta velocidade constantemente, a autonomia do iPhone pode ser significativamente reduzida. Para fornecer uma solução, a Apple oferece a possibilidade de ativar o 5G automático. Dessa forma, o iPhone ativará a rede 5G apenas quando necessário, como ao baixar um documento do iCloud ou conectar remotamente a outros dispositivos. Em todas as outras situações, ele mudará para a cobertura LTE para economizar a vida útil da bateria. Isso é algo interessante, pois nem sempre é necessário ter uma alta velocidade de internet para reduzir o consumo de bateria.

Consumo de bateria 5G

Para visualizar todas essas opções, você deve seguir o caminho Configurações> Dados móveis> Opções> Voz e dados. Aqui você pode escolher entre 5G ativado, 5G automático e LTE.

Obviamente, a outra característica negativa é, sem dúvida, o alto consumo de dados móveis da tarifa contratada. Obviamente, baixando muito mais rápido e tendo disponível conteúdo de alta qualidade que pesa muito mais MB, os dados que você contratou diminuirão rapidamente. Para isso, a Apple permite reduzir a qualidade de diferentes serviços caso você não queira consumir muitos dados. Em geral, o 5G permite que você faça um FaceTime de alta qualidade, conteúdo de alta definição na Apple TV, músicas e vídeos do Apple Music e atualizações do iOS por meio de dados móveis. Isso é o que se consegue com uma configuração 5G padrão, mas você pode ter uma experiência 'padrão' para ajustar todo esse conteúdo à qualidade normal. Nesse caso, não há recurso que seja automático e no qual o próprio iPhone decida o que fazer, tendo que decidir por si mesmo a experiência que deseja.