Mac mini e iMac M1: mesmo chip e mais de 600 euros de diferença



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

O iMac e o Mac mini com chip M1 são comparáveis? Em muitos níveis, poderíamos dizer não, porque eles estão focados em diferentes públicos. No entanto, eles possuem recursos muito semelhantes que tornam a comparação realmente interessante, principalmente se levarmos em conta que a diferença de preço não é exatamente pequena. É por isso que neste artigo analisamos todos os destaques desses dois computadores da Apple, podendo ver esses pontos relevantes de semelhança e diferenças.



Tabela de comparação de especificações

Como sempre dizemos em cada comparação, as especificações entre dois dispositivos nem sempre são tudo. No entanto, estes servem para ter uma certa perspectiva antes de começarmos a analisar cada um dos pontos de semelhança e diferença entre o Mac mini e o iMac.



mac mini e imac



especificaçõesMac mini (M1 - 2020)iMac (M1 - 2021)
CoresPrata-Prata
-Azul
-Verde
-Rosa
-Amarelo
-Laranja
-Roxa
Dimensões-Altura: 3,6 cm
- Largura: 19,7cm
-Inferior: 19,7 cm
-Altura: 46,1 cm
- Largura: 54,7cm
-Inferior: 14,7 cm
Peso1,2kg4,48kg
ProcessadorM1 (Apple) com RAM integrada, CPU de 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência), GPU de 8 núcleos e Neural Engine de 16 núcleosM1 (Apple) com RAM integrada, CPU de 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência), GPU de 8 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos
Memória RAM-8 GB (integrado no processador)
-16 GB (integrado no processador)
-8 GB (integrado no processador)
-16 GB (integrado no processador)
Habilidade-SSD de 256 GB
-SSD de 512 GB
-SSD de 1TB
-SSD de 2TB
-SSD de 256 GB
-SSD de 512 GB
-SSD de 1TB
-SSD de 2TB
Telanão incorporaTela Retina 4.5K (LED) de 24 polegadas com brilho de até 500 nits e tecnologia True Tone
Resoluçãonão incorpora4,480 x 2,520
GráficosPropriedade da Apple e embutido no processadorPropriedade da Apple e embutido no processador
Câmeranão incorporaLente HD 1080p com processador de sinal de imagem
Áudio-1 alto-falante
-Jack de fone de ouvido de 3,5 mm
-Porta HDMI 2.0 suporta saída de áudio multicanal
-6 alto-falantes estéreo de alta fidelidade com cancelamento de força nos woofers
Três microfones com qualidade de estúdio com alta relação sinal-ruído e tecnologia de formação de feixe direcional
-Jack de fone de ouvido de 3,5 mm
conectividade-WiFi 802.11ax (6ª geração)
-Bluetooth 5.0
-WiFi 802.11ax (6ª geração)
-Bluetooth 5.0
portas-dois. Portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4
-2 portas USB-A
-1 porta HDMI 2.0
-1 porta Gigabit Ethernet
-2 portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4
-1 porta Gigabit Ethernet (no alimentador)
sistemas biométricosnão incorpora-Touch ID (no Magic Keyboard)

Com base no que é visto nesta tabela, podemos primeiro destacar várias diferenças entre esses dois computadores Apple. Todos eles são derivados do diferenças óbvias de design , já que o Mac mini consiste apenas em uma CPU, enquanto o iMac integra tudo (incluindo periféricos). Portanto, encontramos essas mudanças:

    Cor Dimensões e peso Tela e resolução Câmera Sistema de áudio sensores biométricos

Dois designs completamente diferentes

Como vimos anteriormente, existem diferenças visuais mais do que óbvias nesses Macs que os tornam completamente diferentes, apesar de terem outras semelhanças em termos de desempenho que veremos em outra seção deste artigo. Além de julgar se esses dispositivos têm um design bonito ou não, algo que no final das contas é subjetivo, podemos analisar os dois fatores principais de ambos: tela e portabilidade.

Compatibilidade de exibição de 4,5K vs monitor

O iMac possui uma tela de 24 polegadas com Resolução de 4,5K em cuja parte traseira se encontra toda a placa do aparelho com seus componentes, sendo um excelente equipamento compacto e visualmente muito atrativo para a maioria. A tela parece muito boa em qualquer circunstância de luz ambiente, especialmente se tivermos sua brilho até 500 nits ou sua ampla gama de cores, bem como sua tecnologia True Tone capaz de adaptar o brilho e a cor a diferentes circunstâncias.



telas mac mini e imac

No Mac mini, por outro lado, não podemos julgar a qualidade de qualquer tipo, pois Não incorpora nenhuma tela. Embora, é claro, você precise se conectar a um para usá-lo. Ele suporta diferentes tipos de conexões com base em seus componentes e portas, e pode ser conectado a Monitores 6K através da porta Thunderbolt 3 e telas 4K por HDMI 2.0. Usando dois desses Thunderbolt e o HDMI, você pode se conectar a um máximo de 3 monitores 4K simultaneamente.

Portabilidade de ambas as equipes

Como não estamos falando de laptops, fica claro que quem se interessa por esses computadores não procura um computador que possa transportar com frequência. No entanto, apesar de serem dois desktops, ambos são equipes muito fácil de mover , seja alterando a estadia na mesma casa ou escritório ou transportando-a em mudança.

Novo Mac mini Apple Silicone

o Mac mini tem melhores chances devido ao seu pequeno tamanho, pois é uma caixa simples que pode ser acondicionada em qualquer caixa que não seja muito grande e que movê-la pela casa para mudar de lugar é extremamente simples. E ainda por cima, não pesa quase nada. Embora, obviamente, este não seja o computador completo, uma vez que seus acessórios tornariam mais difícil (tela, teclado, mouse, cabos, etc.).

Por sua parte, o iMac é extremamente leve ser uma equipe mais completa em que os componentes da CPU e da tela estejam integrados e, embora acessórios como teclado e mouse precisem ser carregados, eles podem não ser um grande obstáculo. Se também compararmos com as gerações anteriores, levá-lo para outro cômodo ou lugar não será mais tão tedioso.

Lateral iMac M1

Sobre hardware e desempenho

O chip M1 que esses computadores montam é o mesmo, assim como o tipo e a capacidade da memória RAM que eles integram, assim como o SSD para armazenamento de dados. No entanto, há uma série de diferenças que chamam a atenção, principalmente no que diz respeito ao iMac e suas versões mais baratas.

Sobre a versão básica desses equipamentos

A Apple oferece até três versões diferentes do iMac M1, dependendo do preço, embora também existam alguns componentes que mudam. No Mac mini, apesar de também encontrar dois preços iniciais nas suas versões M1, a verdade é que partilham componentes excepto a capacidade de armazenamento base. No entanto, o mencionado iMac possui vários pontos de diferença em sua versão básica em relação aos outros dois.

A primeira coisa que chama a atenção é que o GPU tem 7 núcleos em vez de 8. A Apple faz isso com base nos complexos processos de fabricação do chip, mas o que você vai ficar mais interessado em saber é: você percebe a diferença? Depende. No uso diário, praticamente nenhuma diferença é perceptível, embora ao realizar processos nos quais esse gráfico intervém, descobrimos que a versão de 7 núcleos funciona um pouco abaixo, embora sem ser uma mudança excessivamente grande.

Outro ponto em que o iMac muda em sua versão básica é que ele só tem um fã em vez de dois. Falaremos mais sobre esse assunto em outra seção deste artigo, mas já prevíamos que isso poderia ser mais notável. Embora, sem dúvida, o que mais pode afetar no dia-a-dia é que essa equipe de base só traz 2 portas Thunderbolt e embora não seja um drama porque é o mesmo que temos em alguns MacBooks, pode ser tedioso para quem está acostumado a usar várias portas com seu Mac.

Comportamento em tarefas básicas e pesadas

Entrando mais no trabalho e no que é o uso diário de computadores, temos que dizer que eles se comportam de maneira muito semelhante. O M1 é um processador ideal para tarefas diárias, como gerenciamento de calendário, e-mail, navegação na Internet ou consumo de conteúdo multimídia. No entanto, também é um chip adequado para tarefas pesadas, como edição de vídeo, áudio ou fotografia.

Nestas últimas rotinas que exigem mais energia, a ausência de um núcleo de GPU é mais perceptível na versão básica do iMac, embora nas outras seja completamente equiparada ao Mac mini. Talvez este não seja o chip definitivo para ser focado no público mais exigente, mas boa parte dos profissionais que utilizam o Mac para seu trabalho ficarão satisfeitos com o desempenho que ele oferece, superando inclusive os processadores Intel topo de linha que seus antecessores tinha. .

Revisão do Mac mini M1

Dentro referindo-se a RAM Temos que fazer uma nuance e é que a priori 8 GB de RAM como base parece pouco, assim como 16 GB de topo. O bom gerenciamento de recursos do M1 ao mover um software que também foi projetado pela Apple significa que, mesmo com esses recursos, eles podem ter um bom desempenho. Embora a comparação não seja totalmente exata, em linhas gerais podemos dizer que os 16 GB de RAM no M1 funcionam como os 32 GB em um chip Intel, assim como os 8 GB podem ser comparáveis ​​aos 16 GB com Intel. Claro, insistimos, sempre no âmbito da experiência do usuário, já que ambos os chips são incomparáveis ​​em nível técnico por terem arquiteturas diferentes.

Sistema de ventilação e temperatura

Outro ponto onde o chip M1 se destaca é este. muito positivamente surpreso como é tremendamente eficiente este processador, que é capaz de não elevar muito a temperatura mesmo quando processos muito pesados ​​estão sendo realizados. Isso, acompanhado pelo sistema de ventilação e dissipadores de calor que ambos os Macs possuem, o torna ainda mais agradável. Além desses fãs serem muito quieto a ponto de às vezes nem precisarem ser ativados e quando o fazem não são irritantes.

Contudo, O que acontece se você tiver apenas um ventilador? Isso não acontece apenas no iMac básico, como explicamos antes, mas também também o mac mini tem apenas um e neste caso em qualquer uma de suas versões. Apesar disso, a temperatura em um nível geral permanece bastante estável em ambos os computadores, embora a temperatura seja mais alta do que no iMac com ventoinhas duplas. Em nenhum caso atingem níveis extremos como poderia acontecer em outros modelos anteriores, mas a experiência pode ser pior no final.

imac m1

Outras diferenças a destacar

o Sistema de áudio É outro dos pontos diferenciais entre as duas equipes. Sistemas de alto-falantes profissionais podem ser conectados a qualquer um deles que permita um som de alta qualidade, embora por padrão encontremos um único alto-falante embutido no Mac mini e muito bom Sistema de 6 alto-falantes no iMac. O primeiro soa bem, sem muito alarde, mas o suficiente para muitos. No iMac, no entanto, encontramos muito mais qualidade graças à sua compatibilidade com áudio espacial, som Dolby Atmos e um sistema de três microfones que o Mac mini não tem.

Outro ponto a destacar também é a Câmera. Uma lente de 1.080p é a que integra o iMac na tela, o que melhora consideravelmente graças ao processamento do M1 capaz de fazer um melhor equilíbrio da imagem em termos de brilho. Um ponto a ter em mente em relação ao Mac mini, pois ele não oferece nenhuma câmera e, se adquirido separadamente, sempre perderia esse aprimoramento de qualidade por meio de software.

Também em termos de sensores biométricos achamos o Mac mini mais fraco, que não possui nenhum sistema de identificação. Nem o iMac em sua versão básica, mas nas outras inclui um sensor de impressão digital que lhe permitirá desbloquear rapidamente o seu computador, efetuar pagamentos com o Apple Pay ou aceder a sites e apps cujas chaves estão guardadas nas Chaves do iCloud.

Idêntico também no nível de software

Ambas as equipes vêm, pelo menos hoje, com versões de macOS Big Sur , o próprio sistema operacional da Apple projetado para seus computadores. Espera-se que continuem a ser atualizados como explicaremos mais adiante, mas para além do que é este sistema enquanto tal, existem alguns aspetos interessantes a analisar relativamente às aplicações. E neste caso temos que dizer que ambos os Macs têm os mesmos prós e contras neste nível.

Mac mini M1 A maçã mordida

Compatibilidade de aplicativos

O chip M1 tem muitos benefícios, como os que discutimos na seção de desempenho, mas também algumas desvantagens. O fato de que a arquitetura que ele usa é ARM e não x86 como os chips Intel significa que os aplicativos precisam ser adaptados para funcionar tão bem neste sistema. E isso foi alcançado de uma maneira incrível, embora não completamente. Todos os aplicativos nativos Funcionam perfeitamente e de forma extremamente rápida e fluida, embora sempre dependendo da configuração de cada Mac (RAM, GPU...).

Está no programas de terceiros em que encontramos várias coisas a destacar. Boa parte dos desenvolvedores, principalmente os de aplicativos mais populares, já adaptaram suas ferramentas à arquitetura do chip. No entanto, nem todos o fizeram e espera-se que essa otimização continue a ser realizada nos próximos meses. Para aqueles aplicativos que não funcionam nativamente com o M1, um tradutor de código chamado Rosetta 2 e que permite executar esses aplicativos. A maneira como esse sistema funciona é tão boa que na grande maioria das vezes você nem percebe que está usando um aplicativo não nativo. Até a maneira de abrir esses aplicativos pelo Rosetta 2 é a mesma, já que esse tradutor funciona em segundo plano.

Roseta

E embora não sejam muitos, infelizmente ainda existem aplicativos inutilizáveis que não pode ser executado nem pelo Rosetta 2. Esse é o caso de muitos videogames, que são mais complexos de rodar na arquitetura ARM e mesmo aquele excelente tradutor de código não funciona para isso. A solução para isso é apenas paciência, pois teremos que esperar que seus desenvolvedores acabem tornando-os funcionais neste M1 e nos seguintes chips que a Apple lança em seus Macs.

Não foi possível instalar o Windows

Nesse caso, nem as melhores intenções da Apple com o Rosetta 2 funcionam. o O sistema operacional da Microsoft não foi adaptado ainda para a nova arquitetura ARM implementada pela Apple e que outros fabricantes também estão testando. Em Macs com chips Intel, você pode virtualizar esse sistema e até instalá-lo em uma partição usando o Assistente do Boot Camp. Mas não, nem este Mac mini, nem o iMac, nem os outros computadores Apple com M1 podem executar este assistente.

E é curioso porque o Boot Camp aparece como um aplicativo nesses Macs, mas quando o abrimos encontramos a má notícia de que não é compatível. No momento, a Microsoft ainda não está fazendo um movimento nesse sentido, embora existam alguns programas de virtualização Apesar de estar em suas primeiras versões para ARM, eles já são capazes de oferecer uma solução para quem deseja utilizar uma ferramenta do Windows nesses computadores.

BootCamp M1

Atualizações futuras garantidas

Como alertamos no início, embora esses Macs tenham sido introduzidos com versões do macOS 11, espera-se que continuem recebendo atualizações do sistema operacional por anos. Em computadores com chips Intel, vimos computadores com até 7 ou 8 anos de atualizações e, embora seja muito cedo para saber quanto o M1 dará, a verdade é que não seria desarrazoado que eles atualizassem esse mínimo número de anos.

O fato de poder receber suporte de software é algo tremendamente positivo para esses computadores. A primeira porque garantem patches de segurança que os protegem contra malware, mas também no nível do usuário tem vantagens porque você continuará recebendo inovações visuais e funcionais sem ter que comprar outro computador novo. Portanto, cada ano será de certa forma como um equipamento novo, apesar do fato de que você sempre pode voltar para uma versão anterior do sistema.

Acessórios que vêm na caixa

Já dissemos isso em vários pontos, já parece óbvio, mas não cansamos de lembrar: o mac mini não vem com acessórios . Você precisará usar uma tela externa, teclado e mouse que já possui ou que adquira junto com o computador, que pode ser oficial da Apple ou de qualquer outro fabricante que ofereça compatibilidade. Na caixa deste você encontrará apenas, além do próprio Mac mini e dos guias do usuário, um cabo de alimentação para poder conectá-lo à corrente.

caixa iMac 24 polegadas 2021

No caso de iMac Você sempre encontrará esse cabo de alimentação próximo à fonte de alimentação, que neste equipamento é externo e tem formato semelhante ao do carregador do MacBook. Além disso, os guias do usuário e o próprio iMac devem vir. Agora, você pode escolher se deseja adicionar um Magic Mouse, um Magic Trackpad ou até ambos (com o aumento de preço correspondente). Em todos eles você também terá um teclado, embora o Magic Keyboard com Touch ID ele não virá na versão mais básica, que inclui a versão clássica do teclado oficial da Apple.

Dois preços que os distanciam muito

Entre as versões básicas desses Macs encontramos um diferença de 650 euros que pode ser aumentado dependendo da configuração escolhida. A princípio é uma diferença realmente importante se levarmos em conta as tremendas semelhanças que existem no nível de desempenho, embora devamos ter em mente que o iMac é uma equipe completa e o Mac mini precisará de acessórios adquiridos separadamente.

Preço do iMac M1

Os iMacs de 24 polegadas estão disponíveis a preços diferentes dependendo dos componentes que possuem como padrão, dos quais muitos podem ser configurados, portanto o preço aumentaria.

imac 24 polegadas

A partir de 1.449 euros

  • Chip M1 com CPU de 8 núcleos e GPU de 7 núcleos
  • RAM:
    • 8 GB
    • 16 GB: +230 euros
  • SSD:
    • 256 GB
    • 512 GB: +230 euros
    • 1TB: +460 euros
  • Gigabit Ethernet: +26 euros
  • Periféricos:
    • Teclado mágico
    • Rato Mágico
    • Trackpad mágico: +50 euros
    • Magic Mouse e Magic trackpad: +135 euros
  • Software pré-instalado:
    • Final Cut Pro: +329,99 euros
    • Lógica Pro: +229,99 euros

A partir de 1.699 euros

  • Chip M1 com CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos
  • RAM:
    • 8 GB
    • 16 GB: +230 euros
  • SSD:
    • 256 GB
    • 512 GB: +230 euros
    • 1TB: +460 euros
    • 2TB: +920 euros
  • Gigabit Ethernet
  • Periféricos:
    • Magic Keyboard (com Touch ID)
    • Rato Mágico
    • Trackpad mágico: +50 euros
    • Magic Mouse e Magic trackpad: +135 euros
  • Software pré-instalado:
    • Final Cut Pro: +329,99 euros
    • Lógica Pro: +229,99 euros

A partir de 1.899 euros

  • Chip M1 com CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos
  • RAM:
    • 8 GB
    • 16 GB: +230 euros
  • SSD:
    • 512 GB
    • 1TB: +230 euros
    • 2TB: +690 euros
  • Gigabit Ethernet
  • Periféricos:
    • Magic Keyboard (com Touch ID)
    • Rato Mágico
    • Trackpad mágico: +50 euros
    • Magic Mouse e Magic trackpad: +135 euros
  • Software pré-instalado:
    • Final Cut Pro: +329,99 euros
    • Lógica Pro: +229,99 euros

Preço do Mac mini

O Mac mini por sua vez também tem dois preços iniciais, embora realmente o segundo deles seria o mesmo que o primeiro, apenas configurado com 512 GB de SSD por não ter mais diferença no processador. No entanto, além do preço deste equipamento, seria necessário ter um possível investimento extra em periféricos como um mouse e teclado, bem como um monitor externo ou monitor, se você não tiver um para usá-lo.

portas mac mini m1

A partir de 799 euros

  • Chip M1 com CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos
  • RAM:
    • 8 GB
    • 16 GB: +230 euros
  • SSD:
    • 256 GB
    • 512 GB: +230 euros
    • 1TB: +460 euros
    • 2TB: +920 euros
  • Ethernet:
    • Gigabit Ethernet
    • 10 Gigabit Ethernet: +115 euros
  • Software pré-instalado:
    • Final Cut Pro: +329,99 euros
    • Lógica Pro: +229,99 euros

A partir de 1.029 euros

  • Chip M1 com CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos
  • RAM:
    • 8 GB
    • 16 GB: +230 euros
  • SSD:
    • 512 GB
    • 1TB: +230 euros
    • 2TB: +690 euros
  • Ethernet:
    • Gigabit Ethernet
    • 10 Gigabit Ethernet: +115 euros
  • Software pré-instalado:
    • Final Cut Pro: +329,99 euros
    • Lógica Pro: +229,99 euros

Conclusão: talvez não sejam tão comparáveis

Se você está hesitando entre comprar um Mac ou outro, é provável que neste momento do filme, conhecendo seus pontos-chave, você já tenha decidido qual escolher. A conclusão que podemos tirar em referência a esses computadores é que eles são tão diferentes quanto iguais. Eles são diferentes em termos de conceito, com o iMac sendo mais voltado para quem não quer se preocupar com nada além de aproveitar o computador desde o momento em que o tira da caixa; enquanto o Mac mini é mais voltado para aqueles que estão especialmente interessados ​​em adotar outro tamanho e qualidade de tela além dos limites oferecidos pelo equipamento completo.

No nível de desempenho, no entanto, eles compartilham boa parte de suas estatísticas, então nesse nível veríamos que talvez a diferença de preço com o iMac seja uma selvageria. Agora, devemos ter em mente que o Mac mini não possui algumas funções que seu irmão possui, como o sistema de áudio ou a câmera, algo que, mesmo adquirido separadamente, pode não ser comparável ao que a Apple oferece. otimização desses componentes via software.

Portanto, nossa recomendação se você ainda estiver indeciso é que coloque em uma escala os pontos mais importantes que você considera ao comprar um Mac e dê notas a cada um deles com base no que lhe dissemos. Embora tudo isso sem esquecer que o Mac mini não é um computador pronto para uso, a menos que você já tenha os elementos externos que estão faltando.