Parece loucura, mas já existem vazamentos do iPhone 16

É verdade que o tempo voa e os avanços das empresas tecnológicas estão em velocidade de cruzeiro. No entanto, não deixa de ser curioso que apenas alguns meses após a lançamento do iPhone 13 e 9 meses após o iPhone 14, já temos rumores sobre o iPhone 15 ou de iPhone 16 . Sim, conforme você lê. Os smartphones da Apple por um ano ou dois já estão na boca de alguns vazadores à custa de um de seus recursos mais destacados.

Confiabilidade de tais rumores iniciais

Antes de discutir o boato em si, gostaríamos de contextualizar a situação. Como esperado em uma empresa desse calibre, a Apple não desenvolve e projeta seus produtos no curto prazo. A empresa tem um roadmap com um horizonte muito mais amplo e provavelmente hoje tem até o iPhone de 2030 definido ou pelo menos tem alguns objetivos traçados para isso.

Agora, isso significa que o iPhone 15 ou iPhone 16 já está fechado? Em absoluto. De facto, neste momento o iPhone 14 estaria a viver a sua fase final de desenvolvimento na ausência de testes e posterior envio de informação a fornecedores e fábricas para iniciarem o seu fabrico e montagem. No entanto, já existem equipes dedicadas ao planejamento do iPhone 15 e sim, os vazamentos que ocorrem podem ser completamente verdadeiros, mas estando a mais de um ano e meio de distância, tudo pode acabar sendo truncado caso o desenvolvimento não ocorra como a Apple parece adiante até hoje.

Face ID sob a tela é o grande vazamento

Do iPhone 14 sabe-se que, pelo menos o 'Pro', vai dizer adeus ao notch a favor de um buraco no ecrã ou de um formato tipo tablet. Ou talvez até ambos, como rumores nas últimas horas. No entanto, enfrentando 2023 o 2024 Os planos da Apple podem estar girando em torno do remoção de itens na tela para integrar seu reconhecimento facial sob a tela.

Na sua época, a integração do sensor de impressão digital na tela era uma façanha, dada a complexidade que envolvia. De fato, a Apple nunca o implementou precisamente em favor do Face ID. No entanto, eles querem avançar agora integrando esses sensores sob o painel. E parece muito complicado considerando quantos fabricantes estão implementando câmeras neste formato.

exemplo de câmera sob a tela

E é que, se olharmos para dispositivos que têm a câmera sob a tela, pode-se ver que a qualidade e a cor do painel diminuem nessa parte sem esconder completamente a lente. Ocultar mais a câmera pode significar que ela não poderá oferecer bons resultados posteriormente. Assim posto, é o verdinho que morde o rabo e o desafio da Apple de não só integrar uma possível câmara, mas também os sensores 3D do Face ID, parece menos exigente.

Vale lembrar que esta informação foi dada por Ross Young, que em resposta a outro vazamento do iPhone 14 deu a entender que a Apple já está trabalhando nessa função para 2023 ou 2024. Deve-se notar que Young não é exatamente uma pessoa que joga hipóteses e que, apesar de também ter suas previsões erradas, ele é lembrado por seus sucessos. Na mais recente, destacou-se por ter conseguido contar plenamente algumas das características do iPhone 13 meses antes da sua apresentação.

ross young filtracion face id