Malware detectado! Tenha cuidado se você tiver um novo Mac com M1



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Nenhum dispositivo está isento das mãos de hackers. Há alguns meses, a Apple apresentou seus novos Macs com chips M1 que, a priori, estavam livres de todos os malwares existentes. Isso acabou mudando drasticamente ao descobrir um novo malware para mac que é especialmente projetado para infectar o chip M1 da Apple. Neste artigo, contaremos todos os detalhes desse malware, bem como os cuidados que você deve sempre levar em consideração.



Macs com M1 não estão livres de malware

O pesquisador Patrick Wardle publicou recentemente um novo relatório via Com fio onde é explicado em detalhes consideráveis ​​como esse malware funciona. Não se pode dizer que se trata de um malware novo, pois existia anteriormente para computadores que instalam um processador de Internet. O que foi feito a priori é uma simples adaptação para que possa ser executado nativamente no chip M1.



Segundo o pesquisador, esse malware está 'camuflado' em uma extensão de adware para Safari, chamada GoSearch22 que é algo já bem conhecido neste mundo. Ele se enquadra no grupo de programas 'Pirrit' que está muito presente no adware Mac que tenta evadir os sistemas de proteção o tempo todo. É por isso que certamente era esperado ver essa adaptação ao chip M1.



Revisão MacBook Air M1 Apple Silicone

Este malware, que a priori pode ser inofensivo por ser uma simples extensão do Safari, tem objetivos diferentes. A primeira delas é a coleta de informações pessoais, bem como o aparecimento de um grande número de anúncios e pop-ups difíceis de fechar. Isso nos lembra um pouco do malware que apareceu há alguns anos em computadores mais antigos e era bastante comum. Sem dúvida, eles podem se tornar realmente irritantes e o problema é que hoje não existem ferramentas disponíveis para detectá-los. Além disso, outros malwares que são possíveis candidatos a monopolizar as primeiras páginas da mídia também estão sendo investigados.

Como dissemos no início, isso é algo totalmente esperado, já que os hackers visam infectar qualquer computador e fugir de todas as barreiras que estão em seu caminho.



Medidas de prevenção que você deve tomar

Neste momento, apenas o Mac mini, MacBook Pro e MacBook Air com chip M1 são candidatos a serem infectados com este malware. No final, todos os computadores terão este processador e deve-se considerar que nenhum computador é 100% seguro. É por isso que as medidas de segurança cibernética não devem ser relaxadas, mesmo se você estiver usando um novo computador com uma arquitetura de processador que tenha marcado um antes e um depois.

A única maneira de evitar a infecção no Mac é basicamente ter senso comum . O melhor antivírus é o próprio usuário. Evite baixar arquivos que você não reconhece como confiáveis, bem como extensões de navegador, a todo custo. Você deve saber que ninguém vai lhe dar nada de graça ou instalações caras; portanto, se eles prometerem algo em troca da instalação de uma extensão, é melhor que você sempre desconfie.