Mantenha suas senhas atualizadas: é assim que elas são gerenciadas em um iPhone



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Muitos usuários não levam a sério o gerenciamento de suas senhas, e essa é uma questão muito importante, pois pode colocar em risco seus dados, sua privacidade e até algumas contas de diferentes aplicativos. Além disso, gerenciá-los de maneira adequada e segura é muito simples, pois a Apple facilita muito para todos os seus usuários graças ao iCloud Keychain. Continue lendo que explicamos tudo neste post.



O que é o iCloud Keychain e para que serve?

Fingindo que suas senhas são realmente a chave para acessar todos os seus aplicativos, a empresa Cupertino oferece a possibilidade de ter todas as suas senhas no iCloud, como se fosse um chaveiro, ou seja, a Apple manterá todas as suas senhas para que você sempre tenha acesso a eles para que você possa usá-los em todos os dispositivos Apple que tenham acesso às Chaves do iCloud.



No entanto, o iCloud Keychain é algo que você precisa ativar manualmente. Ao configurar seu dispositivo Apple pela primeira vez, você poderá ativá-lo, no entanto, se não o fez naquele momento, poderá reativá-lo no aplicativo Configurações. Se você tiver um iPhone, iPad ou iPod Touch, siga as etapas abaixo para ativar as Chaves do iCloud.



  1. Abra o aplicativo Configurações no seu dispositivo.
  2. Selecione iCloud.
  3. Clique em Chaveiro.
  4. Ative as Chaves do iCloud.

Ativar as Chaves do iCloud

Se você deseja ativar as Chaves do iCloud no seu Mac, seja um iMac, MacBook Air, MacBook Pro, Mac mini ou qualquer Mac, siga as etapas abaixo.

  1. Clique no menu Apple, ou seja, na maçã localizada no canto superior esquerdo da tela do computador.
  2. Clique no seu ID Apple e clique em iCloud.
  3. Selecionar chaveiro

Com estes passos simples, você pode ativar o iCloud Keychain de qualquer dispositivo Apple. Nossa recomendação é que você o faça, pois aumentará o nível de segurança de suas senhas e também será um local a partir do qual você poderá consultar qualquer uma delas, como explicaremos mais adiante.



Como acessar senhas no iPhone e iPad

Como mencionamos, configurar o chaveiro do iCloud e, obviamente, usá-lo, tem uma série de vantagens e facilidades além de manter todas as suas senhas seguras, o que não é pouca coisa. Com o chaveiro do iCloud você pode ter acesso a todas e cada uma de suas senhas para poder visualizá-las e consultá-las quando e onde quiser a partir do seu iPhone ou iPad. Para fazer isso, as etapas que você deve executar são muito simples.

  1. Abra o aplicativo Configurações no seu dispositivo.
  2. Deslize a tela até chegar a Senhas e clique nela.
  3. Dependendo do modelo do seu iPhone ou iPad, você pode acessá-los por meio de Face ID, Touch ID ou, na falta disso, digitando o código de desbloqueio.
  4. Para consultar qualquer senha, basta selecionar o site ou aplicativo que deseja consultar e clicar nele.
  5. Neste momento, será mostrado o nome de usuário e a senha que você deve inserir para obter acesso.

senhas do iCloud

Digite uma senha com preenchimento automático

Continuamos falando sobre as muitas vantagens que o uso do iCloud Keychain traz para você no seu dia a dia. Nesse caso, deve-se destacar a função de preenchimento automático, que consiste na comodidade do aparelho ficar encarregado de digitar sua senha sem que você precise lembrá-la, muito menos digitá-la. Se a senha estiver no chaveiro do iCloud, quando você quiser acessar o aplicativo ou web em questão, você só precisará desbloquear o preenchimento automático usando Face ID, Touch ID ou, na falta disso, digitando o código de desbloqueio para ser seu iPhone ou iPad quem é responsável por inserir a senha automaticamente para entrar no aplicativo ou serviço web. Assim, você não apenas pode ter suas senhas armazenadas com segurança na nuvem, mas também economizará muito tempo por não precisar lembrar e anotar constantemente suas diferentes senhas.

Se o iOS disser que sua senha não é segura

Adicionamos mais uma vantagem ao chaveiro do iCloud, e é que, quando você for verificar suas senhas, a própria Apple notificará se as senhas que você está usando são seguras ou, pelo contrário, são inseguras, você as repetiu muitas vezes ou algum foi violado pelo acesso através do aplicativo ou serviço aos dados de seus usuários. Aqui está uma série de dicas que você pode fazer se isso acontecer.

Senha mais repetida e o que você deve evitar

Um dos erros cometidos por muitos usuários ao gerenciar suas senhas é usar uma senha igual ou muito parecida para praticamente todos os seus aplicativos ou serviços. Como mencionamos anteriormente, a Apple o notificará sobre esse erro para que você possa alterá-los e, assim, aumentar a segurança de suas diferentes contas. Idealmente, quando você se cadastra em diferentes serviços ou aplicativos você gera senhas completamente diferentes, porém, se não for o caso, você sempre pode usar esta função.

Qual senha colocar para deixar mais seguro

O primeiro passo para fazer uma senha segura é não repetir a mesma em diferentes aplicativos ou serviços, porém, esse ponto não é o único que você tem e você deve levar em consideração na hora de gerar senhas seguras. Tente evitar elementos típicos ou senhas que contenham poucos caracteres. Idealmente, você deve misturar caracteres alfabéticos com numéricos, maiúsculas com minúsculas e até mesmo sinais de pontuação diferentes. No final, o objetivo é gerar uma senha muito difícil de adivinhar. Outra opção que você pode levar em consideração é a senha que o próprio aparelho, ou a própria Apple, sugere automaticamente. Geralmente, são senhas muito difíceis de adivinhar e lembrar, portanto, nesse caso, seria quase essencial usar o chaveiro do iCloud para que você seja o responsável por inseri-lo sempre que for necessário.

Se você pode usar o autenticador de dois fatores

Por fim, se você quiser dar um passo adiante em termos de segurança, você precisa saber o que é autenticação de fator duplo e o que esse método de segurança pode fornecer a você. Como o próprio nome sugere, a autenticação de dois fatores adiciona uma dupla camada de segurança aos seus dispositivos, o que significa que toda vez que você quiser fazer login com seu ID Apple em um novo dispositivo, além de inserir sua senha, também precisará inserir um código de 6 dígitos que a Apple enviará para outro de seus dispositivos para verificar se é realmente você quem deseja fazer login nesse dispositivo. Se você deseja ativar a autenticação de dois fatores em seu iPhone, iPad ou iPod Touch, siga as etapas abaixo.

  1. Abra o aplicativo Configurações e clique em Senha e segurança.
  2. Clique em Ativar autenticação de dois fatores.
  3. Clique em Continuar e insira o número de telefone no qual você deseja receber os códigos de verificação ao fazer login. Após isso, clique em Avançar.
  4. Digite o código de verificação para verificar o número de telefone e, assim, ativar a autenticação de dois fatores.

Autenticação de dois fatores

Caso você queira ativar este processo através de um Mac, as etapas que você deve realizar são as seguintes.

  1. Vá para o menu Apple clicando no ícone da maçã no canto superior esquerdo da tela do seu Mac.
  2. Clique em Preferências do Sistema e depois no ID Apple.
  3. Clique em Senha e Segurança.
  4. Ative a autenticação de dois fatores.

Esse método de autenticação de dois fatores não está presente apenas na Apple ao fazer login com seu ID Apple em um dispositivo da empresa, mas é realizado por vários serviços e aplicativos, por exemplo, Instagram. Portanto, recomendamos que sempre que você tenha a oportunidade de ativá-lo, o faça, pois isso adicionará uma grande barreira a qualquer possível ataque em que sua identidade seja violada.

Ative a autenticação de dois fatores