Os benchmarks do chip M1 mostram um desempenho muito bom

Com o lançamento dos novos Macs, a Apple surpreendeu muitos usuários com seu novo chip M1. O fato de unir CPU, GPU e Neural Engine sob uma arquitetura ARM melhorou o consumo, mas principalmente a potência, deixando a Intel totalmente em evidência. Os primeiros benchmarks já estão sendo divulgados e desta vez as GPUs foram analisadas, obtendo um resultado surpreendente tomando o ponto de partida como referência.

A GPU do chip M1 surpreende nesta comparação

Hardware do Tom executou esses testes usando a ferramenta GFXBench 5.0. A API Metal da Apple foi executada para realizar esses testes e os resultados são mais do que bons. Em suma, o chip M1 superou as placas gráficas dedicadas GeForce GTX 1050 Ti ou AMD Radeon RX 560 . Os resultados mostram que a GPU integrada no chip M1 superou todas as outras GPUs dedicadas.

Na tabela a seguir você pode ver os diferentes testes realizados e ao medir o número de FPS em todos os casos foi obtida uma vantagem. A única diferença é vista no teste de reprodução 'Aztec Ruins High Tier', onde a Radeon RX 560 supera em alguns FPS. Isso mostra que a capacidade de renderização superou todas as expectativas.

benchmark GPU Mac M1

Deve-se ter em mente ao fazer essas comparações que as GPUs Nvidia e AMD já são um pouco antigas, de 3 anos atrás, e não são o topo de gama da empresa. Mas isso não diminui a credibilidade do estudo, pois dizemos que a GPU do novo MacBook Pro de 13″ com chip M1 é integrado e não dedicado. Isso tem implicações importantes, pois o tamanho do chip não é o mesmo e o consumo de recursos também não. Deve-se notar que também a primeiro Mac mini com Apple Silicon tem essa peculiaridade.

As duas placas gráficas com as quais foram comparadas têm um consumo de 75W, algo que obviamente a bateria de um laptop não poderia assimilar a longo prazo. Com o tamanho do chip M1 e seu consumo, é sem dúvida esplêndido. Principalmente a partir do ponto de partida com a GPU integrada em Macs antigos com tecnologia Intel, agora foi possível ter um bom resultado nesses novos computadores.

Hoje o design da GPU do chip Apple M1 é um verdadeiro mistério . Eles não quiseram revelar como alcançaram esse marco na tecnologia e que é um começo simples para tudo o que está por vir nas próximas gerações. A única coisa que eles divulgaram é que ele tem oito núcleos que podem lidar com 25.000 threads simultaneamente, algo essencial para poder renderizar corretamente. Além disso, o desempenho também foi criptografado em 2,6 teraflops, o que sem dúvida é um valor que pode escapar do entendimento de muitos usuários.

A CPU também foi testada

Se nos voltarmos para o CPU, os primeiros benchmarks no Cinebench R23 também deixaram um gosto bom na boca. Este software foi testado em desempenho por um longo período de tempo. A pontuação obtida em multi-core foi de 7508 e no caso de falar em single-core é de 1498. Neste caso, se comparado com o CPU de décima primeira geração fabricado pela Intel, obtém-se praticamente o mesmo desempenho.

Se for comparado com outros equipamentos, deve-se notar que obteve pontuação menor do que a que foi coletada em um MacBook Pro de 16″ de 2019. Especificamente, foram coletados 8818 pontos, sendo esta a configuração mais alta possível. Obviamente, nesses casos também devemos levar em conta a diferença de preço entre um Mac com o processador máximo e o Mac com o chip M1.