Por que o Safari é mais rápido no Mac do que no Chrome?

No macOS, quando falamos de navegadores para pesquisar nos mecanismos de pesquisa, temos duas ótimas opções: Safari e Chrome. Existem muitas diferenças entre esses dois softwares, e é mais do que óbvio que a opção desenvolvida pela Apple funciona de forma mais eficiente do que o desenvolvido pelo Google. Neste artigo, discutimos os motivos pelos quais essa diferença de desempenho ocorre.

Alto consumo de recursos

Como mencionamos, existem muitos diferenças entre cromo e safari tanto esteticamente quanto no desempenho. Se enfrentarmos os dois navegadores, o Chrome tem um consumo excessivo de recursos em relação ao Safari. Isso é algo que pode ser visto claramente abrindo os dois navegadores e consultando o monitor de atividade do sistema. Uma das seções que mais dispara é a memória RAM, algo bastante comum em todos os navegadores, pois consome em grande parte a memória imediata. Mas pode-se ver que o Chrome consome muito mais memória RAM, e em muitos casos a quantidade se torna exorbitante .

Google Chrome Mac

Este fato é algo crucial para determinar o desempenho geral, não só do navegador, mas do próprio computador. Em muitas ocasiões, quando você tem um Mac com RAM limitada, pode ser difícil abrir outros programas ou o calor gerado é tão alto que o Os fãs do Mac começam a apitar sem você fazer nada de peso. Sem dúvida, é uma grande tarefa que o Google tem pendente, otimizar seu navegador, mas depois de muitos anos parece que a solução é complexa. E é que isso não acontece apenas no macOS, pois no Windows você também pode apreciar esse consumo excessivo de recursos.

O Safari está melhor integrado ao macOS

Outro ponto importante a ter em mente para entender a estabilidade e o bom desempenho do Safari é que ele foi especialmente projetado para Mac. A Apple é a desenvolvedora deste programa e está disponível apenas em uma plataforma como o macOS. É por isso que não precisa ser otimizado para diferentes sistemas operacionais ou hardwares diferentes. Ele é projetado para um hardware muito específico, e desta forma o A relação entre as duas partes é muito próxima.

Se for observado o consumo de recursos nesse sentido, em geral é bastante baixo. Você só vê um aumento gradual quando tem muitas abas constantemente abertas, mas isso é completamente esperado. Os diferentes testes devem sempre ser realizados em condições normais e para uso doméstico.

Em suma, dentro do ecossistema da Apple, o mais aconselhável pode ser usar a opção nativa da Apple. Ele está preparado para evitar que o sistema operacional fique lento em geral, ou aumente o consumo de recursos de forma descontrolada. No entanto, isso não significa que seja completamente desaconselhável usar o Chrome em um Mac. Apesar de não ter um desempenho ideal, você deve sempre procurar ter a melhor experiência geral, incluindo estética, funcionalidades ou sincronização entre outros aspectos gerais .