Se o seu Mac estiver muito lento, é assim que você pode corrigi-lo

Macs não são máquinas perfeitas e, com o tempo, podem acabar falhando . A falha mais comum desses computadores antigos é que eles ficam mais lentos e é por isso que devemos ter um boa manutenção para prolongar sua vida. Neste artigo, discutiremos diferentes problemas que podem ocorrer comumente em Macs e as soluções correspondentes.

Muitos arquivos de cache

Não é nenhum segredo que quando usamos aplicativos no Mac eles geram arquivos temporários chamado coletivamente esconderijo . Esses arquivos, como ocorrem no navegador, além de ocuparem muito espaço, também podem deixar o Mac lento, pois são documentos inúteis. Se você não quiser usar programas externos para excluir esses documentos, você pode entrar nas entranhas do Mac e excluí-los você mesmo.

Você simplesmente tem que abrir uma nova janela no Finder e, na parte superior, clicar no menu 'Ir'. Aqui podemos selecionar o opção 'Ir para a pasta'. No campo que se abrirá devemos inserir '~/Biblioteca/Caches' e entre em cada uma das pastas de cache para excluir seu conteúdo. Nunca exclua pastas, apenas os arquivos que elas contêm.

armazenamento máximo

Outra razão que pode fazer com que o nosso Mac funcione mal é que não temos mais espaço no disco rígido. Devemos sempre evitar a superlotação do armazenamento no interior do nosso Mac. O melhor a fazer é limpá-lo de vez em quando, apagando todos os arquivos inúteis.

armazenamento mac

No macOS encontramos uma série de ferramentas nativas que podem nos ajudar a fazer essa manutenção. Para acessar isso, devemos clicar no menu Apple no canto superior esquerdo e ir para 'Sobre este Mac'. Acima das informações do equipamento clicaremos em 'Armazenamento' e depois em 'Gerenciar'. Aqui será exibida uma série de opções de manutenção muito interessantes, entre as quais se destacam:

• Exclua periodicamente o conteúdo da lixeira.
  • Elimine documentos muito grandes que não usamos.
  • Otimize o armazenamento da Apple TV.

A isso devemos acrescentar a recomendação de usar nuvens sempre que possível, pois iCloud Drive. Dessa forma, podemos ter todos os nossos arquivos armazenados na internet e eles não ocuparão espaço no disco rígido interno. Assim teremos armazenamento livre suficiente para a equipe trabalhar de forma muito mais fluida.

Muitos aplicativos iniciam em segundo plano

Se a lentidão estiver especialmente presente quando vamos iniciar nosso Mac, devemos fazer uma revisão desses aplicativos executados quando você inicia o Mac. Certamente você já viu quantos aplicativos iniciam quando você liga o Mac, como o navegador, Slack, Spotify...

Obviamente, isso pode causar uma desaceleração geral do sistema operacional e é por isso que devemos desativar os aplicativos em execução. Para isso devemos entrar Preferências do Sistema > Usuários e Grupos. Na lateral, você deve clicar no seu usuário na barra lateral e ir até a aba chamada 'Iniciar Itens'. Nesta janela, podemos selecionar o aplicativo que inicia quando iniciamos o Mac e removê-lo da lista clicando no '-' que encontramos na parte inferior.

Atualizar o sistema operacional

Embora existam muitos usuários que defendem não atualizar seus equipamentos, a verdade é que, se nos preocupamos que nosso Mac funcione bem, devemos manter nosso computador atualizado. Com cada uma das atualizações que a Apple lança de seu software, alguns patches são incluídos que e melhorar o desempenho geral do Mac além de patches de segurança. É por isso que sempre recomendamos manter os computadores atualizados. É verdade que a experiência que tivemos nos últimos anos não foi muito boa, mas devemos confiar.

Como lembrete, para verificar se estamos na versão mais recente disponível, devemos acessar as Preferências do Sistema. Uma vez dentro, iremos para a guia de 'Atualização de software' e lá teremos informações sobre a última vez que uma atualização foi pesquisada, bem como a possibilidade de atualização do equipamento.

Escolha o navegador certo

A verdade é que devemos ter muito cuidado com o navegador que vamos escolher para evitar abrandar o nosso Mac. Google Chrome É um dos navegadores que você não deve usar, pois consome muitos recursos do computador e isso acaba deixando-o um pouco lento. Safari, embora possa dar algum outro problema, pode ser o mais ideal.

Além disso, a instalação de extensões pode afetar severamente o desempenho geral do equipamento, portanto, devemos sempre ter as corretas e necessárias.

E você, já sentiu seu Mac ficar lento? Deixe-nos as suas impressões na caixa de comentários.