O seu Mac fica muito quente? para que você possa corrigi-lo



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Macs são computadores que normalmente funcionam muito bem e são muito confortáveis ​​de se trabalhar, mas às vezes podem apresentar problemas. Uma das falhas mais graves que pode ter é que a temperatura interna dos componentes aumenta, fazendo com que a operação vá



Coisas que você deve sempre verificar

Existem certas recomendações que, independentemente de já ter acontecido ou não, ajudarão a tornar o gerenciamento de temperatura interna dos Macs o mais adequado. Portanto, nas próximas seções, informaremos quais são os aspectos que você deve sempre ter em mente para evitar grandes problemas nessa área.



Ambiente ideal para uso

Altas temperaturas não combinam com produtos tecnológicos. Todos eles são criados para funcionar de maneira ideal em uma determinada temperatura e, se saírem da faixa estabelecida, começarão a perder eficácia. Há muitas razões para um computador esquentar, como onde você o está usando. Da Apple eles recomendam que a temperatura ambiente flutue e entre 10 e 35º C e que não seja deixado em um local onde possa receber luz solar direta, como a praia ou uma janela onde o sol brilhe constantemente. Deixar o Mac dentro de um veículo fechado e sem ventilação também pode fazer com que ele exceda esses valores de temperatura ambiente recomendados.



A umidade também é um fator importante, pois em nenhum caso o equipamento deve ser submetido a um valor de 100% de umidade , sendo o máximo de 95%. Isso ajudará a manter o interior do computador seco, pois, como você provavelmente já sabe, os danos causados ​​por líquidos e umidade são os mais temidos, pois deixam o aparelho inutilizável na maioria dos casos. E é que acima a garantia não cobre reparos quando são devidos a esse fator.

Um MacBook em uma cama ou em uma almofada também é bastante típico por motivos de conforto, mas na realidade o que está causando isso é o superaquecimento. sendo sobre superfícies que não são estáveis , a ventilação não é a mais ideal, por isso acaba superaquecendo e forçando os ventiladores a aumentar sua velocidade sem ter uma saída de ar totalmente livre. O mesmo vale para o uso do Mac no colo das pernas, onde a ventilação adequada também é impedida.

mac na cama



Falando das saídas de ar, elas devem estar sempre bem localizadas. Dessa forma, você evitará inserir algo neles, como papel ou um pedaço de folha. Isso pode ser fatal para todos os componentes internos, pois o ar quente não sai do Mac e o ar está com a temperatura ambiente errada. Como resultado, o equipamento pode parar para sua própria segurança. Outro aspecto que sempre deve ser levado em consideração é não colocar absolutamente nada em cima do teclado, pois isso também afetará a ventilação.

Mantenha seu Mac atualizado

Recomendamos sempre instalar as atualizações mais recentes lançadas pela Apple. Existe um medo latente de realizar esta ação caso apareça um bug estranho, mas a verdade é que a cada atualização dezenas de problemas de segurança são resolvidos e também melhorias de Desempenho . As ventoinhas dentro dos Macs funcionam graças aos 'comandos' do sistema operacional. Com os sensores que estão incluídos em cada um dos componentes críticos do computador, é possível saber quantas rotações as ventoinhas devem dar. Esse processo é descrito com cada uma das atualizações lançadas.

É por isso que, se você está sofrendo com esse tipo de superaquecimento, é importante verificar se o computador está na versão mais recente disponível. Para fazer isso, você deve ir para Preferências do Sistema> Atualização de Software. Se esta seção não aparecer, pois não está disponível em versões mais antigas do macOS, você deve acessar a App Store e abrir a guia de atualizações para encontrar a versão mais recente do software.

Atualizar software macOS

Use adaptadores adequados

Com certeza você já ouviu e/ou leu muitas vezes sobre a importância do tipo de carregador utilizado em um computador. No caso dos MacBooks, não seria menos, pois, para surpresa de muitos, um simples carregador contém um grande trabalho de engenharia interno para poder garantir que uma energia constante seja fornecida a um computador sem sobretensões.

Isso é algo realmente importante e só pode ser obtido com os carregadores autorizados pela Apple . Os carregadores oficiais da empresa não devem necessariamente ser adquiridos, mas outras marcas contam com a aprovação da Apple para comercializar seus produtos. Você saberá que eles têm essa autorização graças ao selo MFi que você encontrará na embalagem do produto e que garante sua total confiabilidade para obter uma carga ideal que não superaquece o computador.

carregador de macbook

Como dissemos antes, um adaptador excessivamente barato de uma marca que não tenha uma reputação alta e adequada não garante a segurança. Você pode acabar colocando mais energia na bateria do que ela realmente está preparada para lidar. Isso pode ser fatal, pois essa energia acaba sendo transformada em calor que é dissipado pelos componentes, causando o superaquecimento que você acabará sofrendo. Obviamente, a bateria também sofrerá em sua saúde. O cabo de carregamento também deve seguir esse aspecto para que possam garantir um bom fornecimento do transformador para a bateria do Mac.

Origem e solução antes do aquecimento

Já tendo comentado sobre as teclas que garantem um bom gerenciamento de temperatura do computador, é hora de se aprofundar nas principais causas desse aquecimento ocorrer. E, claro, informaremos as opções existentes para resolvê-lo.

Procure processos que monopolizam a CPU

Caso o aquecimento ocorra quando você não estiver realizando nenhuma atividade intensa, como edição de vídeo ou fotografia, é importante verificar a atividade da CPU. Em algumas ocasiões, alguns processos não funcionam corretamente e ficam em segundo plano, sobrecarregando a CPU. Isso pode acabar levando ao superaquecimento da CPU e gerando todo o calor que você sente no gabinete.

É importante que, ao abrir o rastreador de atividade, vamos para Exibir > Todos os processos. Nesta seção você deve clicar no botão Coluna %CPU para que todos os processos sejam ordenados do maior para o menor uso.

monitorar a atividade da cpu

Caso a princípio haja um processo desconhecido para você e que ocupe uma porcentagem alta da CPU, basta clicar com o botão direito do mouse e forçar sua saída. Obviamente, também é importante realizar essa tarefa sempre que todos os aplicativos forem fechados. Existem alguns aplicativos que normalmente possuem uma porcentagem alta de recursos de CPU para realizar todos os cálculos necessários, como o Final Cut, portanto, lembre-se de que é normal. O problema é quando não existe um aplicativo que justifique esse consumo e sua saída deve ser forçada dessa forma.

O único processo que faz sentido dentro do monitor para que fique em 70% é o chamado kernel_task. Qualquer outro processo não faz sentido se estiver em um nível muito alto se não estiver recebendo um uso justificado. Às vezes com um simples reinicie o mac pode ser corrigido, então não descarte essa opção também.

Tente redefinir o SMC

Se o problema for que os ventiladores estão atrasados ​​e não ligam até que o computador esteja muito quente, o SMC pode precisar ser redefinido. Estamos falando especificamente do controlador de gerenciamento do sistema que é responsável por gerenciar a bateria e os ventiladores, entre outros recursos. O processo de redefinição varia dependendo do tipo de computador que você possui:

    MacBook com chip T2:Mantenha pressionadas as teclas Control + Option + Shift por 7 segundos e, em seguida, mantenha pressionado o botão liga / desliga por mais 7 segundos. Em seguida, pressione o botão liga / desliga novamente para iniciá-lo. iMac com chip T2:desconecte o cabo de alimentação e aguarde 15 segundos para conectá-lo novamente. O iMac inicializa após 5 segundos. MacBook sem chip T2:desligue o Mac e mantenha pressionadas as teclas Shift + Control + Option ao lado do botão liga / desliga por 10 segundos. Depois de algum tempo, ligue o computador.

Controle manualmente os ventiladores

A possibilidade de aumentar a velocidade das ventoinhas ao máximo pode ser considerada uma medida lógica para baixar toda a temperatura interna do computador. Mas quando se trata de realizar esse tipo de controle interno em um componente, pode ser um problema sério no final. Quando o controle é tomado, pode não ser possível ajustar perfeitamente às necessidades da equipe e isso pode eventualmente levar a um problema de queima de componentes.

E é que no final isso seria um reparo caro, por isso aconselhamos que você não abuse dessa medida. Não existe um aplicativo nativo para isso, mas existem excelentes programas como Controle de ventoinhas para Macs , que o ajudam precisamente a gerenciar tudo isso. Embora insistamos novamente em use isso com cautela e não acione os ventiladores no máximo por muito tempo, da mesma forma que não é aconselhável mantê-los desligados se estiverem sendo realizados processos de alto consumo de energia.

Última opção: formatar o Mac

Quando esse tipo de falha ocorre em um Mac, é importante descartar que seja um problema do sistema operacional. Por isso a opção de formate completamente o Mac reinstalar a versão mais recente do sistema é uma opção mais do que aconselhável. E embora na configuração seja recomendado que você não carregue nenhum backup, é recomendável fazer esses arquivos e dados importantes colocando-os com segurança na nuvem ou em uma unidade externa.

A execução deste processo eliminará todos os processos ocultos e arquivos indesejados que possam estar ocorrendo e que estejam causando problemas na atividade da CPU. O normal seria que quando o Mac estivesse operacional novamente, tudo funcionasse normalmente. Agora, se isso não acontecer, você deve descartar completamente que é um problema de software, a menos que a própria Apple já o tenha especificado e uma versão do macOS que o corrija esteja com lançamento pendente.

Restaurar o Mac para atualizar

O que fazer se você não conseguir consertá-lo

Caso o problema não seja resolvido com as dicas anteriores, você deve entrar em contato com a própria Apple para que eles possam realizar um diagnóstico. Você deve saber que alguns modelos de MacBook sofrem superaquecimento excessivo devido à sua construção e é importante que seja incluída uma saída de ar adequada e ventoinhas com um tamanho que permita que o calor gerado pela CPU e o restante dos componentes sejam ventilados . Isso é algo que eles claramente falharam em alguns modelos de MacBook e pode ser o que você está sofrendo agora.

Depois que a Apple verificar seu equipamento, eles informarão qual é a origem do problema, o custo do reparo, se necessário, e a cobertura da garantia, se o equipamento ainda estiver dentro do prazo. Se você não puder ir à própria Apple, um Serviço Técnico Autorizado fornecerá as mesmas chaves para detectar o problema; em qualquer caso, é aconselhável que você vá a um deles para acabar com esse problema tedioso.