Doação ou doação do iPhone? Detectar fraudes relacionadas à Apple



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Existem muitos golpes na internet e, infelizmente, existem muitos que mordem. Ser enganado não é motivo para se envergonhar, pois há enganos muito bem conseguidos e às vezes o estranho é nem cair na armadilha. Se nos referirmos a fraudes com produtos iPhone e Apple em geral, observamos que há uma tendência crescente. É por isso que queremos dar-lhe uma série de orientações com as quais evite ser enganado .



Identifique fraudes relacionadas ao iPhone

Os iPhones são um dos principais protagonistas dos golpes na internet. Os golpes geralmente são realizados com modelos mais novos como protagonistas, embora nem sempre. Portanto, você deve estar sempre vigilante para evitar ser enganado.



Por que meios eles podem trapacear?

O ambiente digital da internet tem muitas vantagens, mas sua desvantagem é perigosa e, infelizmente, podemos nos deparar com golpes que vêm de diferentes origens e por diferentes canais. Os mais comuns são geralmente estes:



    E-mail:seja de uma loja conhecida ou da própria Apple, eles tentam fazer você ver por esse meio que você pode obter um iPhone por muito pouco dinheiro ou até confirmar que ganhou um iPhone. SMS:mensagens de texto fingindo ser a Apple informando que seu ID Apple foi hackeado ou algo semelhante, anexando um link para acessar sua suposta conta. Redes sociais:nenhum é salvo, embora especialmente o Instagram seja uma das redes em que mais travessuras relacionadas ao iPhone são vistas, sendo as mais comuns supostas rifas. Aplicativos de compra e venda:Estilo Wallapop e afins, esses tipos de redes que são úteis para compra e venda entre indivíduos, estão cheios de cibercriminosos capazes de enganar qualquer um se passando por um vendedor legítimo ou um comprador realmente interessado.

Reivindicações dos golpistas

Obviamente, nenhum dos objetivos dos criminosos é fazer o bem. Pelo menos diante dos outros, pois sempre buscam o próprio benefício. Eles costumam usar técnicas como phishing que consistem basicamente em suplantar a identidade de outra pessoa ou empresa para enganar. Há quem consiga imitar perfeitamente (ou quase) a Apple ou qualquer outra empresa que venda produtos da marca, mas nem eles nem seus objetivos são lícitos.

E ainda que o teu dinheiro é o objetivo de muitos, a verdade é que nem sempre é o bem mais precioso. Eles também tendem a ter como objetivo obter Suas informações pessoais para fins de qualquer tipo e ainda ter acesso ao seu ID Apple para obter acesso a todo o seu conteúdo do iCloud, geralmente pedindo um resgate para recuperá-lo.



Em outras ocasiões, especialmente no caso de compra e venda de aplicativos, o que eles buscam é vender-lhe um iPhone roubado . E é que quando um dispositivo como este é perdido ou roubado, seu proprietário pode bloqueá-lo, de tal forma que o ladrão se encontra com um iPhone inutilizável e a melhor maneira de se beneficiar dele é colocando-o com outra pessoa que, logicamente, , induz você a pagar pelo dispositivo.

Parâmetros que ajudam a ver que são enganos

Não há um guia extenso para detectar fraudes, pois as fraudes estão se tornando cada vez mais sofisticadas, mas acima de tudo é aconselhável priorizar uso do bom senso e, em caso de dúvida, entre em contato com a Apple ou a entidade que os supostos cibercriminosos estão se passando.

Agora, se você quer saber quais são as técnicas de engano mais usadas e o que geralmente as denuncia, você deve olhar para aspectos como estes:

    aparência estranha, especialmente se for um e-mail. Se você ver que o logotipo da Apple aparece colocado de forma estranha ou até mesmo sem as dimensões usuais, se perceber que eles se misturam idiomas ou há algum outro fator visual que está completamente fora do caminho que a marca precisa entrar em contato com você. Supostas pechinchascomo um iPhone a um preço muito inferior ao que é vendido na Apple e em outras lojas. Às vezes até com preços absolutamente ridículos. links suspeitosque normalmente uma loja ou a própria Apple não envia. Na verdade, a marca californiana nunca solicitará suas informações de pagamento por e-mail ou SMS, nem solicitará um link para autenticar suas credenciais de ID Apple. Se, além disso, o domínio não coincidir com os oficiais e tiver uma extensão muito longa, é mais uma indicação de que se trata de uma fraude.

Phishing iCloud

    presentes sem motivo. Não duvide que, para o bem ou para o mal, ninguém dá nada nesta vida e, claro, não lhe darão um iPhone pelo seu rostinho bonito. Parece bom demais, mas a menos que seja um familiar ou amigo que goste muito de você, você sempre terá que pagar pelo iPhone. Sorteios dos quais você não participou, uma fórmula muito comum nesse tipo de golpe. Você ganhou o sorteio de um iPhone 13. Ok, mas que sorteio? Mesmo que você tenha participado recentemente de um sorteio real, você deve verificar se a origem da pessoa que lhe diz que você ganhou é real ou não. Você foi o 1.000.000º compradorou mensagens semelhantes são geralmente, embora cada vez menos, comuns. Que as lojas dêem presentes aos seus compradores com um número redondo é algo mais típico de filmes e se isso acontecer na vida real, garantimos que eles informarão de outra forma muito mais convincente. Pagamento de postagem, algo intimamente relacionado aos presentes do iPhone. Às vezes, eles dizem que você ganhou o smartphone e só precisa pagar o valor do frete. Vendo que este é geralmente um custo muito menor do que o iPhone, eles querem pagá-lo pelo quão lucrativo é. Agora, se você pensar claramente, que empresa é tão ruim a ponto de lhe dar um presente e cobrar a postagem? Exatamente, também é um golpe que busca obter suas informações de pagamento. Eles solicitam informações de pagamento ou conta, seja Apple ou qualquer outra marca. Isso só é solicitado através de sites oficiais e quando os pagamentos devem ser feitos. Se sua senha foi alterada ou algo semelhante, ela aparecerá nas configurações do seu dispositivo ou você será solicitado a fazê-lo acessando o site oficial da marca sem precisar clicar em nenhum link

Exemplos de golpes típicos do iPhone

De acordo com o exposto, vamos explicar com exemplos mais amplos os principais golpes que são tentados diariamente em relação ao iPhone e/ou à sua conta Apple.

Sorteio ou sorteio de iPhone no Instagram

Embora a rede social Meta não seja a única onde esses tipos de golpes são vistos, geralmente é a mais comum. E é que todos os dias há contas dedicadas a fazer sorteios e os iPhones são geralmente os sorteios das estrelas. Na melhor das hipóteses, você simplesmente pede para participar postando um comentário ou algo semelhante que não tenha muitas implicações para que, posteriormente, esse suposto sorteio nunca ocorra ou alguém o ganhe de forma fraudulenta.

Esse tipo de engano costuma ser o mais veemente e, apesar de antiético e gerar muita raiva, no final geralmente não traz consequências negativas para os participantes além de ter perdido um certo tempo participando. Normalmente eles fazem isso com o único propósito de ganhar seguidores, sendo uma prática antiética, mas que o Instagram também não investiga.

sorteio iphone falso

O sério vem quando para participar daquele sorteio te pedem dados pessoais como seu nome completo, endereço, número de telefone ou até mesmo detalhes de pagamento. Nenhuma oferta deve envolver a inserção de dados confidenciais e uma grande marca ou qualquer outra que esteja realizando uma oferta real não precisará disso.

Com isso não queremos dizer para você não participar de sorteios nesta rede social, pois muitas vezes é comum encontrar influenciadores e criadores de conteúdo realizando esse tipo de ação de forma real. Somente se você for realmente o vencedor eles entrarão em contato com você para pedir mais informações como o endereço de entrega, embora mesmo nesta situação aconselhemos que você peça credenciais, pois às vezes há quem aproveite um sorteio real para se passar pelo pessoal da pessoa que o fez e escreve aos participantes fazendo-os acreditar que são os vencedores.

Lojas que vendem iPhone muito barato

Existem muitos estabelecimentos que, com total autorização da Apple, vendem aparelhos como o iPhone a preços muitas vezes mais baixos para conseguir um bom nível de vendas. Eles analisam sua situação e testam se sua estratégia é lucrativa ou não. Agora, eles nunca venderão smartphones como esses a preços ridiculamente abaixo do padrão.

Um caso de golpes típicos em relação a isso são os de Amazonas . Não da loja como tal, mas dos golpistas que se apresentam como tal. É comum encontrar e-mails em que a suposta Amazon promove ofertas especiais e entre elas se destaca um produto como o iPhone a preços extremamente bons.

OFERTA SUPOSTA IPHONE 2 EUROS

Cartaz de uma suposta oferta de iPhone por 2 euros

Bem, se você receber um desses e-mails não insira nenhum link anexado. Se eles realmente têm esse dispositivo à venda, é fácil verificar acessando o site ou aplicativo deles e procurando manualmente por ele. Se o dispositivo estiver realmente à venda, você poderá comprá-lo dessa maneira, mas se tiver um preço diferente, significa que o que você recebeu é uma farsa.

E cuidado, colocamos a Amazon por ser a loja que eles tentam suplantar com mais frequência, mas não é a única. Ebay, Mediamarkt, El Corte Inglés ou a própria Apple também são frequentemente vítimas deste tipo de phishing. Mesmo algumas outras lojas menores. Em qualquer um dos casos, sempre acesse diretamente seus sites oficiais ou lojas físicas para verificar se são ofertas reais.

Comprar/Vender iPhone em segunda mão

Anteriormente, destacamos o Wallapop por ser o aplicativo mais popular para compra e venda de produtos entre indivíduos, mas pode ser estendido a outros, como o Vibbo. O fato é que nesse tipo de portal podemos encontrar opções interessantes de compra para todo tipo de produto, inclusive o iPhone. No entanto, não é ouro tudo o que brilha.

Se você vir um iPhone que lhe interessa a um preço razoável e quiser tentar comprá-lo, não há impedimento para fazê-lo. O anúncio em si não costuma dar sintomas de que é uma farsa, mas a conversa com o vendedor sim. Independentemente de como você escreve, tenha cuidado sempre que ele não permitir que você veja a fatura, o número de série ou dados relevantes semelhantes. Além disso, não envie dinheiro antecipadamente por qualquer meio e tente sempre ver o smartphone pessoalmente antes de marcar uma consulta com o comprador.

Os golpes mais frequentes neste campo são divididos em dois: por um lado, aqueles que exigem pagamentos antecipados e nunca enviam o iPhone porque ou ele não existe realmente ou o usaram para enganá-lo. Os outros são os que vendem um iPhone real, mas este é roubado e bloqueado pelo iCloud. Ambos os casos fazem você perder dinheiro à toa, pois um dispositivo bloqueado como esse não terá utilidade para você.

Portanto, para evitar problemas, é aconselhável que você não apenas veja o dispositivo pessoalmente e realize a transação naquele momento, mas também faça a configuração inicial do dispositivo na frente do comprador. Assim que o dispositivo já tiver registrado seu ID Apple, ele será seu para todos os fins e ninguém além de você poderá bloqueá-lo.

Supostas comunicações da Apple

Fechamos esta seção de exemplos com um caso que não é o último porque insistimos que há mais, mas que costuma ser incluído entre os frequentes. Nesse caso, não tem nada a ver com o iPhone em si, mas com sua conta da Apple. Se você receber notificações sobre uma compra foi feita em seu nome ou similar, sempre verifique com o banco se é real que você foi cobrado e, caso não tenha autorização, investigue o que pode ter acontecido.

Também tome cuidado se essa comunicação adicionar um link para uma suposta página da Apple onde você é obrigado a inserir qualquer pagamento ou informações pessoais, incluindo seu ID e senha da Apple. Fique atento também se notar outros sinais de fraude no e-mail, como um emissor com uma URL estranha que não é da Apple e/ou a comunicação foi enviada para mais pessoas simultaneamente.

Golpe de phishing da Apple

Outros boatos relacionados à Apple

Embora o iPhone seja um dos mais reivindicados nesse tipo de fraude, não é o único aparelho da Apple. Por se tratar de uma marca classificada como cara e que de certa forma representa glamour, os criminosos entendem que é mais viável enganar as pessoas com ela. Portanto, quase nenhum produto da Apple é lançado.

Fones de ouvido como AirPods podem ser comuns, mas Macs em geral e MacBook em particular. Da mesma forma que vimos vários exemplos de tentativas de trapaça no iPhone, as encontramos com laptops. Na verdade, a forma de identificá-los é a mesma e, portanto, você deve ser igualmente cauteloso ao analisar esse tipo de comunicação.

Além disso, como já antecipamos, o identificação da Apple Geralmente é um doce para golpistas. Você deve ter cuidado e nunca inserir suas credenciais em nenhum site estranho. Se você teve que fazer isso, é recomendado errar a senha de propósito e, se realmente for a Apple, uma mensagem aparecerá imediatamente alertando você sobre isso. Se, apesar de digitar a senha incorretamente, eles informarem que o processo foi realizado com sucesso: desconfie.

golpe de presente macbook

O que fazer se você já foi traído

Adoraríamos que esta última seção permanecesse como uma simples adição a este post para saber o que você deve fazer e que você não está realmente nessa situação. Se infelizmente você se encontra nesta situação, a verdade é que pouco podemos fazer por você além de lhe dar uma série de recomendações típicas no caso desse tipo de evento.

A primeira é que faça um boletim de ocorrência na polícia , narrando todos os fatos e tentando não apagar nenhuma evidência. Embora esses casos nem sempre sejam resolvidos, ou pelo menos não com a rapidez que gostaríamos, a denúncia é fundamental para a investigação e, em muitas ocasiões, os criminosos deixam rastros óbvios que levam os especialistas em segurança da polícia a prendê-los.

Também comunique-se com seu banco É decisivo se o golpe teve a ver com sua conta bancária ou cartão de débito ou crédito. Você deve explicar a situação para eles e proceder ao cancelamento de cobranças futuras e cancelar os cartões. Acompanhado da reclamação correspondente, o seu banco pode fornecer-lhe os passos a seguir para recuperar o dinheiro que pode ter perdido, embora nem sempre seja imediato.

Em caso de sua conta da Apple foi afetada , você não deve excluí-lo ou algo assim. Tudo o que você precisa fazer é alterar sua senha e configurar um método de segurança alternativo, como autenticação de dois fatores, além de alterar suas perguntas de segurança. Se você não conseguir mais acessar sua conta, precisará entrar em contato com a Apple para explicar a situação.