Tudo o que muda do iPad mini 5 para 6, além do design



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

O iPad mini ainda é aquele tablet da Apple de gama média ideal para o público que procura um aparelho compacto para consumo de conteúdo multimídia, redes sociais, jogos e até mesmo para realizar tarefas profissionais ou estudantis. Seus dois últimos expoentes, iPad mini 5 de 2019 e iPad mini 6 de 2021 são referências claras disso. Mas como eles são parecidos e como eles são diferentes? Nós te contamos!



Tabela de comparação de especificações

Trazer as especificações técnicas para um ambiente real é essencial para saber como são esses iPads. E sobre isso vamos focar essa comparação, analisando os mais relevantes no uso cotidiano e diário. Agora, temos que começar do início e dizer quais são essas características que depois vamos analisar na prática e essa tabela comparativa é muito útil para isso.



ipadmini 5 e 6



CaracteristicasiPad mini (5ª geração - 2019)iPad mini (6ª geração - 2021)
Cores- Cinza Espacial
-Prata
-Orei
- Cinza Espacial
-estrela branca
-Rosa
-Roxa
Dimensões-Altura: 20,32 cm
- Largura: 13,48cm
- Espessura: 0,61 cm
-Altura: 19,54 cm
- Largura: 13,48cm
- Espessura: 0,63 cm
Peso-Versão WiFi: 300,5 gramas
- Versão WiFi + Celular: 308,2 gramas
-Versão WiFi: 293 gramas
-Versão WiFi + Celular: 297 gramas
TelaRetina de 7,9 polegadas (LCD-IPS)Retina líquida de 8,3 polegadas (LCD-IPS)
Resolução2.049 x 1.536 a 326 pixels por polegada2.226 x 1.488 a 326 pixels por polegada
BrilhoAté 500 nits (típico)Até 500 nits (típico)
caixas de somdois alto-falantesAlto-falante duplo para som otimizado horizontalmente
ProcessadorA12 BiônicoA15 Biônico
Capacidade de armazenamento-64 GB
-256 GB
-64 GB
-256 GB
Memória RAM3GB*4GB*
Câmera frontalGrande angular de 7 Mpx com abertura f / 2.2Grande angular de 12 Mpx com abertura f / 2.4
câmeras traseirasGrande angular de 8 Mpx com abertura f / 2.4Grande angular de 12 Mpx com abertura f / 1.8
conectoresRaioUSB-C
sistemas biométricosTouch ID no botão HomeTouch ID no botão de bloqueio
cartão SIMNanoSIM e eSIM nas versões WiFi + CelularNanoSIM e eSIM nas versões WiFi + Celular
Conectividade em todas as versõesWi-Fi (802.11a/b/g/n/ac) a 2,4 e 5 GHz com banda dupla simultânea e velocidades de até 866 Mb/s
-APESAR DE
-Bluetooth 5.0
-WiFi 6 (802.11 a/b/g/n/ac/ax) a 2,4 e 5 GHz com velocidades de até 1,2 Gb por segundo
-APESAR DE
-Bluetooth 5.0
Conectividade nas versões WiFi + Celular-GSM/EDGE
-UMTS/HSPA/​HSPA+/​DC-HSDPA
-Gigabit LTE até 28 bandas
-5G (sub-6 GHz)
-GSM/EDGE
-UMTS/HSPA/​HSPA+/​DC-HSDPA
-Gigabit LTE até 30 bandas
Compatibilidade oficial de acessórios-Apple Pencil (1ª geração)
- Estojos de Capa Inteligente
-Maçã Lápis (2ª geração)
- Estojos de Capa Inteligente

*Os dados de RAM não são fornecidos oficialmente pela Apple, embora tenha sido possível certificá-los com base em vários testes realizados por ferramentas especializadas.

Mudanças no nível de design

Apenas de relance, e para isso as fotos que você já viu na capa e na seção anterior são válidas, já é possível ver que são dois iPads esteticamente diferentes. Ao contrário de outras gerações, essas duas possuem linhas de design diferenciadas e que analisamos por partes nas seções a seguir.

Fator de forma e cores

A quinta geração do iPad mini começa com um design clássico caracterizado pela presença do botão Home e uma tela principal, mas com chanfros pronunciados. Nas laterais, encontramos uma curvatura que vai em direção à parte traseira plana, que é o que a Apple tradicionalmente sempre manteve em seus tablets até recentemente.



Por seu lado, o iPad mini de sexta geração já é um campeão do design moderno comprimidos da marca. Ele elimina o clássico botão central e expande a tela, tornando-o muito mais protagonista com chanfros que, apesar de presentes, diminuem consideravelmente em comparação com o anterior. Tudo isso com acabamentos planos para as laterais que só se curvam quando atingem os cantos.

ipad mini 6 2021

iPad mini 6

A respeito de paleta de cores , encontramos um estilo mais sóbrio no iPad mini de 2019, que traz as cores clássicas prata, cinza espacial e dourado. Este último é especialmente marcante porque tende mais a parecer rosa. Para o 'mini' 2021 já encontramos novas opções com um branco estrela que poderia perfeitamente ter sido chamado de branco quebrado, que vem acompanhado do clássico cinza espacial sim junto com cores marcantes como roxo ou um rosa autêntico que já deixa completamente o dourado matizes.

A mudança de tamanho é perceptível?

Removendo apenas 2 milímetros a mais de espessura e que a tela cresceu o iPad mini 6, algo que contaremos com mais detalhes na próxima seção, em todos os outros aspectos o iPad mini 5 é maior . Tomando como contexto que, apesar disso, é um iPad ainda muito confortável e gerenciável, não há dúvida de que no final a nova geração se sente mais compacta e confortável.

Em quanto a peso , dizem que a diminuição nesse sentido também é perceptível. Não é algo exagerado, mas é perceptível e mais ainda quando você tem um em cada mão. E é precisamente iPad mini 6 cabe na palma da sua mão . Tenha cuidado, isso não significa que seja confortável de usar com um, pois é igualmente complicado, mas é impressionante, pois de certa forma é um dispositivo que pode até ser considerado um iPhone Max Max.

ipad mini 5

o conforto de usá-los em qualquer lugar está presente em ambos. Seja para usá-lo em casa segurando-o na mão, em um suporte, de joelhos, na mesa, na cama, no sofá... Qualquer um deles também é mais do que válido para se movimentar com ele em público transporte, sendo excelentes companheiros de viagem para ler, checar o correio ou assistir a uma série ou filme.

Mais tela em menos espaço

Aqui chegamos a uma das diferenças mais interessantes. Enquanto o iPad mini 5 tem painel de 7,9 polegadas, a sexta geração chega a 8,3. No entanto, vale a pena mencionar falsa sensação de que o 'mini' 6 tem uma tela menor devido ao fato de que o próprio iPad é menor.

No nível de qualidade Adoraríamos ter um painel OLED no iPad mini 6, mas ainda é um painel IPS com tecnologia semelhante ao iPad mini 5. Agora, eles não parecem iguais . Não que seja uma grande mudança, mas o iPad mini 6 tem qualidades melhores, como uma resolução mais alta e uma paleta de cores que o torna mais prazer ao ver o conteúdo como fotos o vídeos.

ipad mini lateral

Onde ambos deixam a desejar é brilho , pelo menos em certos contextos. Em situações internas normais geralmente não há problema, mas ao ar livre ambos são fracos com um brilho máximo de 500 nits, o que é insuficiente quando há muita luz solar incidindo sobre ele. É verdade que são situações complexas para qualquer tela, mas nessas parece especialmente complicadas.

Diferenças de desempenho e software

No nível do hardware, existem diferentes aspectos desses dispositivos que, sem dúvida, podem determinar a escolha entre um ou outro. Aspectos como seu desempenho, o software que carregam ou autonomia.

Muita mudança de A12 para A15?

Obviamente, há uma lacuna considerável entre os dois dispositivos. Deve-se dizer que o iPad mini 5 funciona muito bem em muitos aspectos, que não há lentidão ao abrir aplicativos ou executar ações. No entanto, o iPad mini 6, com seu chip A15, experimenta uma velocidade maior em tudo e principalmente ao realizar processos mais pesados, como renderização de imagem ou vídeo.

Agora, essa diferença é realmente tão vital? Em última análise, há certos particularidades na abordagem destes iPad , realmente destinado a um público que, embora exigente, provavelmente não o utiliza como ferramenta de trabalho. Talvez sim em um aspecto criativo como desenhar ou fazer anotações e usá-lo como caderno digital, mas não tanto que a demanda possa deixar o desempenho do processador curto.

tela do ipad mini 5

É por isso que, no final, ambos mais do que cumprem seu propósito e, embora seja evidente que o '6' terá um desempenho melhor em tudo, a diferença com o anterior não é tanto quanto deixá-lo de lado. E é que, como tudo no final, dependerá do compêndio de funções que ambos tenham o que determina se um ou outro é a melhor escolha.

Sobre os recursos do iPadOS

Como regra geral, qualquer dispositivo capaz de atualizar para uma determinada versão do sistema é capaz de executar as mesmas ações. E embora de vez em quando existam certas peculiaridades que tornam algumas novidades exclusivas de alguns, fundamentalmente por razões de hardware, esse não é o caso desses. Hoje, ambos montam a mesma versão do iPadOS com funcionalidades idênticas.

Na verdade, ambos são esperados continue atualizando por mais alguns anos , garantindo assim que eles tenham pelo menos 5-6 anos de atualizações desde o seu lançamento. E embora seja verdade que será necessário ver se no futuro há algum novo iPadOS implementado no 'mini 6' e não no 'mini 5', parece improvável que seja algo altamente notável.

Autonomia, quanto tempo dura a bateria?

Nas especificações técnicas de cada um podemos ver que a Apple indica um intervalo de até 10 horas para ambos. Agora, em certo uso e ininterruptamente. Colocado em prática, descobrimos que pode até durar mais de um dia se não for feito uso excessivo, levando em consideração que não está sendo usado permanentemente. Se sim, sim, essas 10 horas seriam cumpridas.

Agora, apesar de se vestir da mesma maneira nesta seção, na prática devemos reconhecer que o iPad mini 6 fica um pouco aquém , provavelmente porque tem uma tela maior. No entanto, não é uma diferença realmente marcante em relação ao outro. Portanto, sem que esse seja o aspecto em que esses iPads mais brilham, podemos dizer que o cumprem com uma nota.

O iPad mini 6 tem 5G, vale a pena?

Esta seção só vale a pena considerar se você for comprar uma versão LTE , que a Apple batiza de WiFi + Celular e que permite contratar uma taxa de dados móveis no aparelho. No caso de você comprar uma versão WiFi, isso acaba sendo irrelevante.

redes 5g fcc

Neste ponto, você deve saber que o iPad mini 6 é compatível com redes 5G e, embora seja verdade, é algo a ser levado em consideração porque é mais avançado que o 4G que o anterior possui, no final na prática é quase irrelevante . Por quê? Bem, basicamente devido à falta de infraestrutura que permita essa conexão, sendo suas velocidades muito limitadas, exceto para certas áreas das grandes cidades.

Outros recursos importantes

Câmeras, acessórios e preço. Estas são três seções que também são importantes na hora de avaliar a compra ou o salto de um iPad para outro, então vamos falar mais sobre isso nas próximas seções.

Câmeras e utilidade destes

especificaçõesiPad mini (5ª geração-2019)iPad mini (6ª geração-2021)
Tipo de lente frontalLente grande angular de 7MP com abertura f/2.2Lente ultra grande angular de 12 Mpx com abertura f / 2.4
fotos câmera frontal-Flash com a tela (Retina Flash)
-HDR
-Afastar: x2 (óptico)
-Enquadramento centrado
-Flash com a tela (Retina Flash)
-HDR 3
Câmera frontal de vídeos-Gravação em 1.080p (Full HD)
-Estabilização da qualidade do cinema
-Gravação em 1080p (Full HD) a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
- Faixa dinâmica estendida de até 30 quadros por segundo
-Estabilização da qualidade do cinema
tipo de lente traseiraLente grande angular de 8MP com abertura f/2.4Lente grande angular de 12MP com abertura f/1.8
Fotos da câmera traseira- Zoom aproximado: x5 (digital)
-HDR
- Zoom aproximado: x5 (digital)
-Flash True Tone
-HDR 3
câmera traseira de vídeo-Gravação em 1080p (Full HD) a 30 quadros por segundo
-Câmera lenta em 720p (HD) a 120 quadros por segundo
-Time-Lapse com estabilização
-Zoom x3 (digital)
-Gravação em 4K (Ultra HD) a 24, 25, 30 ou 60 quadros por segundo
-Gravação em 1080p (Full HD) a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
- Faixa dinâmica estendida de até 30 quadros por segundo
-Câmera lenta em 1080p a 120 ou 240 quadros por segundo
-Time-Lapse com estabilização
-Zoom x3 (digital)

É indiscutível que, mesmo sendo o 'mini', não faz muito sentido comprar um iPad para tirar fotos porque além de serem tediosos em termos de tamanho, não são os que possuem as melhores especificações nesse quesito. No entanto podem ser útil para fazer chamadas de vídeo .

É precisamente nesta área que se destaca funcionalidade que 6 tem e não 5. Referimo-nos ao Centered Framing, uma função que é alcançada graças à lente ultra grande angular na frente e que faz com que você fique sempre no centro da tela, mesmo que se mova. De certa forma, dá a sensação de que a câmera está girando automaticamente, mas na verdade é um efeito óptico que é obtido via software.

Agora, se você não planeja fazer muitas videochamadas ou esse é um aspecto ao qual você não dá muita importância, não parece que as diferenças entre um iPad e outro sejam decisivas. Sim, o iPad mini 6 é mais completo nisso, mas no final das contas ainda é um dos recursos mais irrelevantes no uso real do aparelho.

Compatibilidade de acessórios

Se há algo a destacar negativamente sobre esses iPads, é que não há teclados oficiais da apple para eles . Sim, por exemplo o Magic Keyboard individual, mas não aquele com trackpad e que serve como capa para iPad, e também não o Smart Keyboard. Não é que não seja algo extremamente notável também porque no final nenhum deles é projetado para funcionar e sempre há outras alternativas, mas teria sido bom se a Apple tivesse dado uma opção.

ipad mini 6 com lápis de maçã

Agora ambos são Compatível com todos os tipos de acessórios Bluetooth como outros teclados e mouses, bem como fones de ouvido. No entanto, é o iPad mini 6 que leva o bolo, porque graças ao seu porta USB-C melhora a conectividade com dispositivos a cabo, incluindo unidades de armazenamento externas.

Ainda que se existe um acessório que se destaca dos demais, é o Lápis de Maçã . O iPad mini 5 é compatível com a caneta de primeira geração da Apple, enquanto o mini 6 já é compatível com o Apple Pencil 2, um lápis melhor com o qual você pode obter funções extras com dois toques ou ter uma recarga magnética na lateral do lápis. próprio dispositivo.

ipad mini 5 com lápis de maçã

Preços, você ainda pode comprar o iPad mini 5?

A primeira coisa que você deve saber, e por isso já respondemos a essa pergunta, é que a Apple descontinuou a quinta geração do iPad mini. No entanto, é possível encontrá-lo em algumas lojas como a Amazon. preços cerca de 400 euros em sua versão WiFi de 64 GB.

Apple iPad mini (5ª geração) compre em Logo da Amazon EUR 408,97 Logo da Amazon

Por sua vez, o iPad mini 6, embora também possa ser descontado às vezes em lojas como a já mencionada Amazon, oferece preços que a partir de 549 euros . Tudo isso, é claro, está aumentando com base na adição de uma capacidade de 256 GB ou na compra da versão LTE.

Apple iPad mini (6ª geração) compre em EUR 539,00

Conclusões finais e decisão de compra

Neste ponto, é hora de concluir com base no que foi visto anteriormente. Sobre se vale a pena ir de 5 para 6 dizer que depende. Se você está tendo uma boa experiência com o seu iPad mini 5, ele está funcionando bem e você não precisa dos recursos que o 6 oferece, não há necessidade de atualizar. Embora se você tiver esse capricho de comprá-lo e puder comprá-lo, você aproveitará muito. E nem é preciso dizer se, no seu caso, o iPad mini 5 fica aquém.

Se você não tem nenhum , você deve ver que a priori há uma diferença de 150 euros que você deve avaliar se são ou não suficientes no seu caso. Para esses propósitos, entendemos que comprar o 6 é o mais inteligente, te dando um aparelho de última geração com muitos anos de vida pela frente. Embora não devamos subestimar uma boa oferta para o 'mini 5', caso surja.