O teste definitivo da bateria: iPhone 12 vs iPhone 13



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Muitas objeções costumam ser feitas à autonomia do iPhone e é que nos últimos anos não era exatamente o ponto forte dos smartphones da Apple. Agora, e a bateria do iPhone 12 e iPhone 13? Existem muitas diferenças? Fizemos uma comparação exaustiva com a qual tiramos conclusões mais do que interessantes.



Dados técnicos das baterias

Definitivamente, dados como a capacidade das baterias, a autonomia que marcam no papel ou o método de carregamento não são aspectos cem por cento determinantes. No entanto, não custa conhecer esses dados para ter uma ideia global do que esses dois iPhones nos oferecem aqui.



Que capacidades eles têm?

Vá em frente que a Apple nunca ofereceu dados oficiais sobre a capacidade das baterias do iPhone 12 e 13. Na verdade, nunca o faz. A razão para isso dá para outro debate interessante, mas para a questão que nos preocupa aqui você deve saber que os dados foram obtidos com base em testes realizados por profissionais e através de ferramentas precisas ao decifrar as capacidades da bateria, dando estes resultados :



    iPhone12:2.775mAh iPhone13:3.227mAh

bateria iphone

A princípio já observamos uma 452mAh diferença Embora não seja muito, é mais do que apreciável. Deve-se notar que o corpo dos dispositivos é semelhante, mas o '13' aumentou um pouco sua espessura precisamente para que uma bateria maior pudesse ser adicionada. Claro, não é preciso dizer que não pode ser aumentado capacidade ou, pelo menos, não de uma forma 'legal'. Em estabelecimento não autorizado ou por conta própria você pode colocar baterias mais antigas, mas além de perder a garantia, não serão peças originais e o funcionamento pode não ser adequado. Na verdade, se a capacidade for muito maior, isso pode afetar diretamente o desempenho do iPhone.

tempos de carregamento

Embora este seja um fator que não deve afetar a vida da bateria em si, não é menos importante. Afinal, é interessante saber sempre quanto tempo levará para o celular carregar totalmente quando a bateria acabar. Ambos iPhone 12 e iPhone 13 compartilhar especificações nesta área , tendo também a possibilidade de carregar tanto via cabo Lightning quanto carregamento sem fio (padrão Qi). Eles são até compatíveis com carregadores magnéticos MagSafe.



Dito isto, os tempos que a própria Apple define para carregar são 0 a 100% em 30 minutos . Mas esse indicativo é complicado e é que para isso você precisa de um adaptador de 20 W ou superior, que não está incluso na caixa. E dizemos 20 W porque, embora possa ser usada uma potência maior, ambos os dispositivos têm carregamento rápido limitado naquele poder.

A outra armadilha que os dados têm é que, a princípio, você pode pensar que de 50% a 100% também levará meia hora. Mas não, não é assim. Esta segunda seção de carregamento é mais lenta devido à forma como o sistema de carregamento desses iPhones está configurado, o que tenta evitar o superaquecimento da bateria e, portanto, um maior desgaste. O tempo real que levaria para carregar um desses dispositivos de 0 a 100% seria entre 1 hora e meia a 2 horas.

Imitação MagSafe

Autonomia de acordo com a Apple

A Apple dá uma série de tempos indicativos de autonomia que devem ser analisados ​​em seu contexto. E é que no final eles foram medidos de uma maneira muito específica, fazendo um único uso dos terminais e de maneira ininterrupta, algo que um usuário normal raramente (ou nunca) faria. De qualquer forma, ainda é interessante observá-lo para ver quais diferenças a própria marca diz ter.

    Na reprodução de vídeo (online):
      iPhone12:até 11 horas iPhone13:até 15 horas
    Na reprodução de vídeo (off-line):
      iPhone12:até 17 horas iPhone13:até 19 horas
    Na reprodução de áudio:
      iPhone12:até 65 horas iPhone13:até 75 horas

Como você verá, essas diferenças são mais do que consideráveis ​​porque, exceto para a reprodução de vídeo local (2 horas), as diferenças estão entre 4 e até 10 horas. O iPhone 13 tem um desempenho melhor, não há dúvida e era até esperado. Nas seções seguintes veremos até que ponto esses dados teóricos são transferidos para a vida real.

experiência de usuário

Agora sim, entramos totalmente na comparação que fizemos em ambientes reais. Para isso, informaremos que os dois dispositivos estavam com a mesma configuração e com 100% de integridade da bateria. Este último é importante quando se trata de entender que, no final, essa medida pode mudar ao longo do tempo devido à deterioração óbvia e natural das baterias.

Com uso moderado

Este é o que consideramos de uso mais diário e mais ajustado ao usuário médio. Fizemos uso de processos de alto consumo em alguns momentos, mas focamos principalmente naquelas ações mais rotineiras, tendo esse percentual de uso.

    Redes sociais(Instagram, TikTok, Twitter, etc.): 24% transmissão de vídeo(Apple TV+, Netflix, YouTube etc.): 22% aplicativos de mensagens(Telegram, WhatsApp, etc.): 17% Video chamada(FaceTime, Skype, etc.): 10% GPS(Apple Maps, Google Maps, Waze, etc.): 7% Navegação(Safari): 7% Podcast(Apple Podcast, Nublado, etc.): 6% Câmera(foto e vídeo): 3% Telefone(chamadas de voz): 3% Correio eletrônico(Correio, Spark, etc.): 1% Uso de WiFi versus dados móveis:80% - 20%

iphone 12

o resultados O que obtivemos foram os seguintes:

    iPhone12:14 horas e meia (das 7:30 às 22:04) iPhone13:16h00 (7h30 às 23h39)

Uso intensivo e exigente

Para este teste decidimos optar por exigir o iPhone 12 e 13 ao máximo, aproveitando para fazer um uso não só intensivo, mas também exigente. Para isso, tentamos dar o máximo de tempo de tela para aquelas ações que costumam gerar mais consumo de bateria em qualquer dispositivo móvel (incluindo um maior uso de dados móveis).

    Videogame:29% Câmera(foto e vídeo): 18% transmissão de vídeo(Apple TV+, Netflix, YouTube, etc.): 16% Video chamada(FaceTime, Skype, etc.): 12% Navegação(Safari): 9% GPS(Apple Maps, Google Maps, Waze, etc.): 7% Podcast(Apple Podcast, Nublado, etc.): 3% Telefone(chamadas de voz): 2% aplicativos de mensagens(Telegram, WhatsApp, etc.): 2% Redes sociais(Twitter, Instagram, TikTok, etc.): 1% Correio eletrônico(Correio, Spark, etc.): 1% Uso de WiFi versus dados móveis:65% - 35%

Capas para iPhone 13

Neste tipo de uso, resultados obtidos foram estes:

    iPhone12:8 horas (das 7:00 às 15:12) iPhone13:10 horas e meia (das 7:00 às 17:24)

Conclusões da comparação

Se algo ficou claro para nós depois da comparação, é que há uma diferença real de 1 hora e meia entre os dois dispositivos. Concluir se é uma diferença grande ou pequena já é uma questão de cada um e o que eles precisam de um dispositivo móvel. O que está claro é que em usos exigentes ficam muito aquém e ao meio-dia você tem que recorrer a carregá-lo, ganhando nesta seção os modelos 'Pro Max' (os 'Pro' simplesmente têm menos autonomia, embora no papel seja semelhante).

Em uso normal, temos que dizer que eles não nos decepcionaram, mas não é que eles sejam para atirar foguetes. Nenhum deles atingiu o final do dia que planejamos para 0:00. E sim, isso é algo a destacar negativamente, embora felizmente tenha sido em momentos em que geralmente é mais comum se aposentar para descansar e, portanto, ter a possibilidade de carregá-los.

Se você está hesitando entre comprar um e outro, obviamente há muitas outras seções a serem destacadas para decidir. No entanto, se a bateria for uma das chaves, diga que você notará uma melhora visível com o iPhone 13, mas não de maneira insana para descartar completamente o iPhone 12, já que essa hora e meia pode ser muito relativa.