Um iPad pode ser usado com um cartão SIM? Resolvemos suas dúvidas

Quando vamos comprar um novo iPad, nos deparamos com a decisão de adquiri-lo com conectividade Wi-Fi ou Wi-Fi + LTE . Esta é uma decisão que marcará a maneira como usamos nosso iPad no dia-a-dia, pois com a segunda opção podemos ter um iPad sempre conectado à Internet graças a um plano de dados. Isso é feito com um cartão SIM simples, como em um telefone celular, ou com um cartão SIM virtual.

O que é um eSIM

Embora nos iPads mais antigos se destacasse a possibilidade de inserir um cartão SIM tradicional de papelão, agora o eSIM é o que está na moda. Com esta tecnologia estamos a tentar mudar o mundo das comunicações pois permite-nos ter uma cartão SIM totalmente virtual . Com isso queremos dizer que não é necessário colocar nenhum tipo de papelão com chip no iPad, mas que a configuração será feita de forma independente.

Podemos dizer que o cartão está integrado em um chip dentro do iPad. Depois, são as operadoras que devem oferecer planos de dados para esses dispositivos para que permaneçam sempre conectados. Nesse sentido, a Apple criou um site onde podemos consulte os operadores do nosso país que oferecem este serviço. No caso de Espanha estamos bem servidos pois podemos usar Movistar, Orange, Vodafone, Yoigo...

Devemos distinguir o eSIM do Apple SIM . Estes últimos são módulos integrados que nos permitirão contratar diferentes planos de dados do próprio iPad sem ter que ir a uma operadora. Com o eSIM esse conceito muda, pois estaremos ligando a uma empresa como se fosse um celular, só que não teremos um cartão SIM tradicional.

Vantagens de usar um iPad com um cartão SIM

Ter um iPad com SIM fará sentido ou não, dependendo de suas rotinas diárias. Se você é uma pessoa que viaja muito e não está em um escritório fixo com rede WiFi, pode ser interessante ter um iPad com SIM. Dessa forma, conseguimos estar sempre conectados, independentemente de termos acesso a uma rede WiFi ou não. Este cartão SIM também nos ajudará a não depender do compartilhamento de dados móveis do nosso iPhone para o iPad. Mas obviamente, como mencionamos, isso faz sentido, especialmente se você trabalha muito com mobilidade.

por exemplo

Este fato é o que se consegue com um cartão SIM tradicional, mas se estivermos lidando com um dispositivo com eSIM as vantagens são maiores. Graças ao fato de não dependermos de colocar um pedaço de papelão com chip em nosso iPad, podemos mudar confortavelmente o operador. Digitalizando um código QR simples Vamos mudar o plano de dados que contratamos e isso é algo muito confortável.

Se você está planejando uma viagem ao exterior, algo essencial para contratar é a internet. Com o eSIM e o Apple SIM esse processo é extremamente simples, pois você pode escolher um plano de dados de uma operadora local pelo próprio sistema operacional. Mas você também pode ser tradicional e comprar um cartão físico e inseri-lo como de costume.

Configurar um plano de dados no iPad

Em geral, a configuração de um eSIM é muito simples em nosso iPad. Obviamente é mais fácil abrir o slot apropriado para inserir um cartão tradicional, mas o processo digital foi bastante simplificado. Quando você contrata um plano de dados para o eSIM, a maioria das operadoras envia um código QR simples. Esta é a chave que você precisará usar para configurar sua nova conexão de dados seguindo estas etapas:

1. No iPad, acesse Ajustes > Dados Celulares.
  2. Clique em ‘Adicionar plano de dados móveis’.
  3. Digitalize o código QR fornecido pelo operador com a câmera do iPad.
  4. Digite o código de confirmação que o operador lhe enviou.

Feito isso, a configuração está concluída e você pode começar a usar os dados como se fosse um iPhone. Lembre-se de que, na maioria das operadoras, esses eSIMs são de uso único. Com isso queremos dizer que se você deseja alterá-lo para outro dispositivo, deve solicitar um novo e desativar o plano que contratou.

Dispositivos compatíveis

Se você tem dúvidas sobre a tecnologia SIM incluída no iPad que vai comprar ou a que já possui, esta tabela da própria Apple detalha quais modelos possuem eSIM. Como dissemos anteriormente, não é o mesmo dizer eSIM como Apple SIM, pois ambos oferecem opções diferentes com as operadoras.

Equipepor exemploApple SIMApple SIM incorporado
iPad Pro de 11 polegadas (2ª geração)Sim--
iPad Pro de 12,9 polegadas (4ª geração)Sim--
iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração)Sim--
iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geraçãoSim--
iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
--Sim
iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)-Sim-
iPad Pro de 10,5 polegadas--Sim
iPad Air 3ª geraçãoSim--
iPad Air 2-Sim-
iPad de 7ª geraçãoSim--
iPad de sexta geração-Sim-
iPad de quinta geração-Sim-
iPad mini de quinta geraçãoSim--
iPad mini 4-Sim-
iPad mini 3-Sim-

Podemos ver claramente que muitos dispositivos da Apple são compatíveis com essas tecnologias, tanto eSIM quanto Apple SIM. No final das contas, um iPad é projetado para funcionar em movimento, por isso faz muito sentido ter esse tipo de tecnologia para não compartilhar dados de outros computadores.