Apple Newton, o precursor malsucedido do iPhone



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Se falamos de um inovador dispositivo de bolso da Apple com acesso à Internet, que permite gerenciar calendários, agenda e até enviar e-mails, você pensará que estamos falando do iPhone, mas não. Falamos sobre o Bloco de mensagens Apple Newton , um PDA introduzido 15 anos antes deste. E o que aconteceu com ela? Bem, um dos maiores fracassos da empresa de maçãs e que vamos lembrá-lo abaixo.



O primeiro PDA da história

PDA significa Personal Digital Assistant. da Apple, formalmente chamada Apple Newton MessagePad H1000 Foi o primeiro que realmente aceitou essas siglas. O nome pelo qual ele era mais conhecido era Newton, um nome que também era uma clara alusão à maneira como esse personagem histórico desenvolveu a teoria da gravidade quando uma maçã caiu em sua cabeça; não é em vão que sempre existiu uma relação entre ela e a marca Apple, como no primeiro logotipo desenhado pela empresa.



No contexto histórico em que se iniciou o desenvolvimento, encontramo-nos no final da década de 1980. Naquela época, a empresa californiana era comandada por John Sculley, que havia assumido o cargo de CEO após o abandono forçado de Steve Jobs. Justamente por isso, a empresa passava por uma grande crise que até os deixou à beira da falência no final dos anos noventa.



primeiro pda apple newton

A competição com a Microsoft estava mais acirrada do que nunca, com os de Cupertino muito atrás deles. O Apple Newton foi apresentado oficialmente em 1992 . Seu preço inicial era de cerca de 700 dólares da época, que já era um preço alto e hoje seria equivalente a cerca de 1.100 dólares. Já naqueles dias a Apple era caracterizada por preços altos, embora neste caso parecesse valer a pena, e dizemos que parecia porque acabou sendo um pesadelo para a empresa.

O que precedentes para este Newton encontramos o Psion Organizador , que foi o precursor desse tipo de dispositivo, embora com diferenças sutis. Nesse não encontramos um painel utilizável com uma caneta, mas um design muito semelhante ao de uma calculadora de botões e cujas funcionalidades eram mais orientadas para outros setores, como os de programação financeira, matemática ou pacotes de ciências na linguagem de programação POPL , patenteado pela própria empresa Psion.



O que o Apple Newton poderia fazer?

Coisas tão básicas hoje como escreva textos, gerencie agendas e notas ou use aplicativos de terceiros Não é apenas algo comum em todos os smartphones, tablets e computadores, mas é algo tão natural em nossas vidas que jogaríamos o lixo na cabeça de qualquer empresa de tecnologia que nos apresentasse como uma novidade. Mas naquele contexto tecnológico do início dos anos 90, o Newton era muito interessante graças a essas características.

Era alimentado por bateria e tinha uma tela resistiva utilizável com uma caneta, permitindo até mesmo a entrada de texto manuscrito ou desenho. Um aceno de espaço-tempo para o que temos hoje com o iPad e o Apple Pencil. Ele estava rodando um sistema operacional chamado Netwton OS que tinha tantos bugs que era inconcebível mesmo naquela época. Mas sem dúvida, o grande problema com este PDA era sua ferragens . o processador ARM RISC 610 que ele montou não foi suficiente para gerenciar toda a potência presumida que o dispositivo deveria ter. Nós mencionamos que era operado por bateria? Talvez este detalhe seja o que mais define este produto, que se mostrou à altura das definições de Grandes ideias e péssimas execuções.

Novas versões e cancelamento definitivo

Como esperado, dados os problemas e o alto preço, o Apple Newton falhou em sua tentativa de conquistar uma posição decisiva nas empresas e como ferramenta fundamental para profissionais como arquitetos. Mesmo outras falhas anteriores, como o Apple Lisa, se saíram melhor por terem sido usadas pela NASA. Mas este PDA era inútil.

maçã newton emate300

Apple Newton eMate 300

Não contente com os fracos resultados de vendas e as enormes perdas geradas, a Apple não aceitou totalmente o fracasso e lançou-se na aventura de desenvolver novas gerações. Entre eles está a linha Bloco de mensagens e a eMate 300 , com um design de escala que lembra um laptop. É verdade que eles melhoraram o Apple Newton original, que não era muito complicado, mas também eles falharam miseravelmente. Alguns motivos também se repetiram, uma vez que a preço Foi uma das principais causas que o infortúnio recaiu sobre esses produtos novamente.

Em 1997, a Apple já estava à beira da extinção. Gil Amelio assumiu a empresa e conseguiu convencer Jobs a voltar para a empresa que fundou com Steve Wozniak e Ronald Wayne. Isso teve que ser produzido através da compra da NeXT, uma empresa que Jobs fundou durante os anos em que esteve fora. finalmente em 1998 , Jobs ordenou que parasse o desenvolvimento e a comercialização do Newton.

O que resta do Newton hoje?

Além dos PDAs que os colecionadores guardam e dos que ficam em exposições, poucos vestígios restam desses PDAs. Talvez estes ou seus acessórios originais possam ser encontrados em algum portal de compra e venda de segunda mão, às vezes até a preços exorbitantes. No final das contas, ainda é um produto histórico, mesmo que seja porque foi um fracasso e, portanto, assume um valor especial para os fãs mais ferrenhos da tecnologia.

Em essência, talvez se restasse algo desses PDAs, é que em um iPhone podemos encontrar o verdadeiro transformação de uma boa ideia em um grande produto. Não há nenhuma evidência completamente clara sobre em que ano o iPhone começou a ser desenvolvido, já que no final é um conceito que está se transformando, primeiro passando de telefones de internet desenvolvidos em colaboração com outras empresas para chegar ao dispositivo completo que foi o primeiro de 2007.

iphone originais

Fontes próximas a Jobs apontaram na ocasião que ele não desgostou completamente da ideia do Apple Newton, mas seu perfeccionismo quase doentio o impediu de ver esse absurdo sob a marca da maçã. Um desejo irreprimível surgiu dentro dele de lançar um produto com essa essência que alcançaria deslumbrar o mundo inteiro . Ele passou muito tempo com seus engenheiros, planejando conceitos ou descartando protótipos fracassados. A culminação desse desejo foi refletida na agora histórica Macworld Conference & Expo em janeiro de 2007.

Esse evento tão lembrado também foi um divisor de águas para a empresa, já que o iPhone junto com o iPod foi o culminar de uma estratégia de diversificação em que eles deixaram de desenvolver apenas computadores. Assim, naquele dia tornou-se oficial que o nome passou de Apple Computer Inc. para Apple Inc.