As 5 grandes diferenças entre Safari e Chrome no iOS

Há muitas coisas em comum entre os navegadores de Internet para iPhone e iPad e, no final, todos eles permitem que você navegue em sites da mesma maneira. No entanto, eles têm diferentes funções adicionais ou estéticas que nos fazem optar por um ou outro. É o caso do Safari, navegador nativo da Apple, e do Google Chrome, a alternativa por excelência.

Há muitas diferenças entre usar o Safari e o Chrome no iOS e iPadOS . Não é que eles mudem a experiência de forma abrupta, mas eles têm mudanças notáveis. Por isso, neste post queremos rever as cinco principais diferenças que, pelo menos em nossa opinião, são fundamentais na hora de escolher um ou outro.

Principais alterações no Safari e no Chrome

Privacidade:embora no final seja verdade que nunca se navega na Internet com segurança, a verdade é que esses dois navegadores tentam oferecer ferramentas para isso. Ambos oferecem opções para bloquear rastreadores, embora a verdade seja que o Safari vai mais longe com ferramentas muito mais concisas contra as limitações do Chrome. Tradutor:A partir do iOS e iPadOS 14, o Safari oferece um tradutor integrado para visitar sites em outros idiomas. E embora o funcionamento disso seja bom e rápido, a verdade é que o Chrome suporta mais idiomas e a tradução parece mais natural. Não surpreendentemente, o Google vem desenvolvendo seu tradutor há anos, sendo o mais popular globalmente. Extensões:Se o Safari for usado no iOS ou iPadOS 15 (ou posterior), extensões de todos os tipos podem ser instaladas: tradutores, bloqueadores de anúncios, forçar o modo dark web etc. No entanto, ainda existe um catálogo de opções muito mais amplo e útil no Google Chrome.

extensões de safári

versão desktop:Embora em um iPhone isso seja algo secundário, no iPad é cada vez mais comum usá-lo horizontalmente. Daí a importância de poder visitar sites em formato desktop, que sempre oferece uma visão mais ampla e completa do que as versões mobile. Bem, o Safari no iPad oferece as versões desktop de navegação como padrão, enquanto no Chrome você precisa forçá-lo manualmente e nem sempre sai como o esperado. Desempenho:Para fins práticos, são dois navegadores muito bem otimizados em ambos os sistemas, mas em vários testes foi demonstrado que, com a mesma conexão, o Safari é mais rápido ao abrir sites e gerenciar várias abas abertas. Embora para dizer a verdade, não há tanta diferença entre um navegador e outro nesses sistemas como o que se vê no desktop, onde o Safari é extremamente mais eficiente que o Chrome.

Não há navegador melhor que outro

Obviamente, como mencionamos antes, existem muito mais diferenças entre os dois navegadores. No entanto, acreditamos que estes são os pontos mais importantes. Mas também não se confunda, porque embora o Safari tenha emergido como vencedor em 3 dos 5 pontos discutidos, no final isso não é decisivo.

Escolher entre um ou outro sempre dependerá da importância que você dá a cada seção. Se, por exemplo, usar extensões for essencial para você, isso pode superar a capacidade de usar versões de desktop no iPad por padrão. O mesmo acontece ao contrário. E em qualquer caso, você deve sempre lembrar a existência de outros navegadores que também integram funções interessantes para estes dois dispositivos Apple.