As principais diferenças entre iOS e iPadOS que você deve saber

Até muito recentemente, tanto o iPhone quanto o iPad compartilhavam o mesmo sistema operacional: iOS. Mas é claro que ambas são equipas totalmente diferentes, pelo que se decidiu diferenciá-las ao nível do software. É por isso que a Apple introduziu o iPadOS para poder diferenciar as principais opções de produtividade que podem ser feitas com este produto. Dessa forma, o conceito de que o iPad é um iPhone com tela maior desapareceu. Neste artigo, contamos as principais diferenças entre iOS e iPadOS.

interface de tela

Se pararmos para visualizar a estética de ambos os sistemas operacionais, veremos diferenças claras. Um deles fica na tela principal, onde estão localizados todos os ícones do aplicativo. A principal diferença está na parte inferior onde há uma espécie de Dock com os ícones dos aplicativos que você deseja. O mais lógico é personalizá-lo com os aplicativos que você usa com mais frequência no dia a dia. Também no lado direito do dock aparecem os aplicativos que você usou com mais frequência e que fechou recentemente. Este é sem dúvida um dos aplicativos mais óbvios, e com razão, já que ter um Dock tão grande em um iPhone não faz sentido. Da mesma forma, no iOS, quatro aplicativos são mantidos na parte inferior que sempre estarão lá, mesmo que a página seja alterada.

ipados ios

Widgets também possuem um conceito totalmente diferente muito parecido com o que é encontrado no macOS e não no iOS. Um simples deslize para a direita exibirá os widgets na primeira tela de aplicativos. Mas em nenhum caso pode ser editado para incorporá-los em outras páginas sucessivas. Eles permanecem como uma forma simples de informação, pois no iOS eles estão em uma janela completamente separada no caso do iOS 13, ou embutidos na própria tela do aplicativo do iOS 14. Isso torna os widgets muito mais produtivos no iOS algo que não pode ser aproveitado no iPadOS.

Função de visualização dividida

Algo que o iOS ainda não inclui, mas que é altamente desejado é a possibilidade de ter uma tela dividida em duas. Desta forma você pode trabalhar com dois aplicativos ao mesmo tempo, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Isso é algo que não está incluído no iOS e é exclusivo do iPadOS, certamente devido ao tamanho da tela. Como no caso anterior, isso é algo que também está presente no macOS.

Vista dividida

Além da possibilidade de ter uma tela literalmente dividida em duas, você também pode acessar uma terceira janela com uma janela flutuante. Isso aparecerá quando você deslizar para a esquerda na extremidade direita da tela. Desta forma, a produtividade continuará a aumentar, tendo um total de três telas com as quais você pode trabalhar e coletar informações. Obviamente, isso também se deve ao grande tamanho da tela que permite todos esses recursos.

Aplicativos disponíveis

Outra das grandes diferenças que podem existir entre os dois sistemas operacionais são os aplicativos que podem ser integrados. A grande ausência no iPadOS, mas se estiver presente no iOS, é o app Weather, algo que ainda não é totalmente compreendido. Também existem diferenças entre muitos outros aplicativos profissionais, como o Photoshop, que está muito bem integrado ao iPadOS, mas não pode ser instalado em um iPhone, pois não foi desenvolvido para seu sistema operacional. Isso continuará acontecendo no futuro, pois ambos os sistemas operacionais devem ser diferenciados, pois cada um possui ferramentas específicas para seu desenvolvimento.