betas do macOS no Mac: como instalá-los, removê-los e com quais riscos



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Experimentar os novos recursos que estão chegando aos Macs é algo que pode tentar muitas pessoas. É por isso que está disponível o uso de versões beta, que também são muito úteis para rastrear os bugs que estão presentes. Neste artigo, explicamos como você pode instalar um macOS beta, bem como todos os riscos envolvidos na realização desta operação.



O objetivo dos betas do macOS

Como qualquer empresa de tecnologia, a Apple é forçada a testar novos recursos antes de lançá-los ao público. Quando eles são desenvolvidos, eles são testados internamente pelos desenvolvedores, mas quando a amostra do usuário é pequena, as pontas soltas podem ser facilmente deixadas para trás. Se a estabilidade for comprometida, pode afetar a experiência do usuário final e isso não pode ser tolerado. Por isso, uma vez desenvolvidas essas novas versões, elas devem ser testadas por mais usuários, começando pelos desenvolvedores e depois por testadores voluntários.



Por meio de um sistema de relatórios que funciona como um aplicativo macOS, todos que estão testando a versão beta podem dar sua opinião. Além disso, a possibilidade de enviar todos os bugs que foram vistos também está integrada. Estes são recebidos pelos engenheiros de software da Apple para resolver todos os problemas, lançando sucessivas versões beta desta versão do macOS que está sendo trabalhada. Cada um dos betas está se tornando cada vez mais estável, com algumas exceções. Ao final desse processo, a versão está totalmente estabilizada e pronta para ser lançada em todos os Macs.



Comentários do aplicativo

A isso se soma a tarefa que os desenvolvedores têm de adaptar seus aplicativos a essas novas versões. Não faria sentido para a Apple lançar uma atualização imediatamente sem dar aos criadores de aplicativos a opção de adaptar seu trabalho a essas novas circunstâncias.

Quem pode ter uma versão beta em seu Mac

Existem dois grupos selecionados pela Apple para que seja instalado o perfil de instalação necessário para atualizar os dispositivos para as versões beta. A prioridade, como poderia ser de outra forma, é a dos desenvolvedores. Estes são os responsáveis ​​por adaptar seus aplicativos a esta nova versão para obter as atualizações necessárias para que funcionem corretamente.



Desenvolvedores da App Store

Para garantir que todos os usuários possam acessar este beta e reportar bugs, a Apple também habilita este beta para usuários em geral. Dessa forma, a amostra coletada para monitoramento é muito maior. Assim como os desenvolvedores, eles têm a possibilidade de criar diferentes relatórios sobre bugs ou opiniões em geral sobre a estabilidade do beta. O problema é que, em geral, deve ser feito em inglês e não na língua materna.

Riscos de instalar betas no Mac

O fato de essas versões de teste serem restritas a usuários específicos tem suas razões. Como dissemos, esses betas não são definitivos e são instáveis. Com isso queremos dizer que eles apresentam bugs e problemas de estabilidade. Quando a versão beta é avançada, esses bugs podem ser mínimos e quase imperceptíveis no dia-a-dia. O problema é quando essas falhas podem levar a diversos inconvenientes como bloqueio do equipamento, redução de autonomia, lag no sistema...

Em suma, é uma longa lista de riscos que o fato de instalar um beta tem. Tudo isso é sempre detalhado antes de baixar o perfil de configuração. É por isso que você nunca deve instalar um beta no dispositivo principal quando falamos de software instável em geral. Dessa forma, você evita erros que podem finalmente fazer com que o Mac fique inutilizável.

A programação beta do macOS

A Apple estabeleceu uma série de datas normais para lançar os diferentes betas. A princípio, o macOS pode acabar escapando do restante das versões de outros sistemas operacionais. Sempre vai com um pouco mais de atraso devido às dificuldades que o seu desenvolvimento acarreta.

O que você precisa saber é que com o lançamento de um beta primeiro ele chega aos desenvolvedores e depois aos testadores beta. Dessa forma, a Apple cobre suas costas e faz com que os bugs mais importantes e irritantes sejam sofridos primeiro pelos desenvolvedores. Caso estes não existam e nenhuma anomalia seja mostrada nos relatórios que são gerados, a luz verde já é dada para que usuários em geral também possam testá-lo.

macbook air

Em geral, os betas no início são lançados a cada duas semanas quando mudanças importantes são incluídas. Em seguida, eles são lançados periodicamente a cada semana até o final do desenvolvimento. Os betas de uma versão geralmente terminam quando a próxima geração de software chega.

Instalar betas em equipes de desenvolvedores

Se você vai dar o primeiro passo, saiba que se você é um desenvolvedor você tem acesso ao perfil de configuração. Isso edita todos os parâmetros do Mac para que a atualização beta correspondente apareça. Para ter esse acesso você deve saber que precisa estar em dia com os pagamentos do plano para ter suas credenciais totalmente ativadas. Depois de cumprir este requisito, basta seguir os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo Utilitário de acesso beta para desenvolvedores do macOS . Você precisará inserir suas credenciais de ID Apple vinculadas.
  • Inicie o aplicativo no seu Mac e siga as instruções que aparecem para fazer as alterações nas configurações.
  • Quando a instalação estiver concluída, você verá o macOS beta aparecer na Mac App Store para download.
  • Quando uma nova versão beta chegar, aparecerá uma notificação para instalá-la.

Acesse betas públicos para Mac

Para entrar no grupo de testadores beta públicos da Apple, você deve primeiro se registrar no portal que a empresa ativou. Dessa forma, você terá acesso a todos os betas que forem lançados ao longo do tempo. Obviamente, como mencionamos anteriormente, você deve assumir uma série de riscos e recomendações para ter a melhor experiência possível. Para realizar este processo basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site beta.apple.com.
  • Inscreva-se no programa no canto superior direito.
  • Escolha a opção 'macOS'.
  • Na primeira das etapas que aparecem, você terá que clicar em 'inscrever seu Mac'.
  • Você terá permissão para baixar o perfil de configuração que precisará instalar.
  • Feito isso, instale a versão beta nas preferências do Mac na seção 'Atualizar'.

Mac OS

Tenha em mente que a prevenção é a coisa mais importante. Tenha em mente que você deve fazer um backup antes caso precise voltar, em nenhum caso perderá as informações armazenadas na unidade de armazenamento.

Como você remove os betas do macOS?

Instalar uma versão beta não é uma decisão final, pois sempre pode ser revertida. A primeira coisa seria deixar de receber qualquer tipo de atualização removendo o Mac deste programa seguindo estes passos:

  • Entre nas preferências do sistema.
  • Vá para a seção 'Atualização de software'.
  • No lado esquerdo, você verá uma frase aparecer especificando que o Mac está em um programa beta.
  • Clique em 'Detalhes' e desmarque a opção de parar de receber versões beta futuras.

Depois que isso for feito, não serão exibidas mais atualizações do que as finais. Mas se você quiser fazer com que qualquer tipo de vestígio desta versão beta desapareça, você terá que formatar completamente a unidade de armazenamento e restaurar o sistema através do backup ou como se fosse um computador novo. É aqui que intervém a importância de fazer um backup prévio.