O iPhone pode desaparecer para sempre?

O iPhone é um dos produtos pelos quais a Apple é mais conhecida nos últimos anos e que os elevou a uma marca reconhecida em todo o mundo. Portanto, o simples fato de propor um hipotético desaparecimento dele soa absurdo. Mas é realmente assim? Existe alguma tendência que possa dar pistas sobre o que acontece? Nós o analisamos.

Difícil no curto prazo devido ao contexto atual

Partimos do princípio de que, independentemente de envolverem mais ou menos inovação, os smartphones Apple continuam a dominar os principais rankings de vendas em todo o mundo. Competindo até com marcas que oferecem uma infinidade de celulares a preços muito mais baixos. E é verdade que esta competição está longe daquele 2007 em que o iPhone original quebrou o molde, mas Apple ainda funciona .

E isso não é opinião, mas dados. Há vários anos, o iPhone é coroado o principal produto da Apple, sendo aquele que gera o maior percentual de renda. E de acordo com os últimos resultados trimestrais, nem a soma do restante da receita é igual à do iPhone.

maçã q1 2022 por produtos

E é verdade que o compromisso da Apple com outras categorias como serviços ou sua recente inovação em chips Mac estão fazendo com que essas outras categorias cresçam. No entanto, o iPhone continua a ser uma aposta segura e sem o qual a Apple não teria alcançado marcos como ser a primeira empresa a atingir uma valorização de um trilhão de dólares no mercado de ações em 2018 e, mais recentemente, um trilhão.

Com essa perspectiva, fazer o iPhone desaparecer seria suicídio para a empresa. E é que este produto também é o eixo de muitos outros, sendo essencial para o Apple Watch ou para os AirPods. Sem falar em tudo que é gerado indiretamente com reparos ou acessórios como capas oficiais.

O elemento que pode mudar tudo em 10 anos

Uma vez descartado um desaparecimento de curto prazo, não podemos descartar seu desaparecimento a médio e longo prazo. Com o que comentamos anteriormente, parece contraditório, mas não seria a primeira vez que um produto carro-chefe da marca acabava no ostracismo. Veja mas o iPod, um aparelho que em nossos dias perdeu completamente protagonismo apesar de continuar a comercializar a versão 'touch', com números de vendas ridículos.

Precisamente a partir do exemplo do iPod podemos prever o futuro do iPhone. E é que este foi o que condenou o jogador e da mesma forma podemos intuir que um futuro dispositivo acaba comendo o chão. Sem ir mais longe, alguns analistas como Ming-Chi Kuo o previram há alguns meses, afirmando que em 10 anos será um produto que desapareceu ou, pelo menos, será muito secundário, como é o caso agora do iPod .

E não é que esses tipos de analistas tenham fontes que afirmam isso, que eles fazem, mas que é uma previsão bastante lógica baseada no que está por vir. o aposta na realidade mista (virtual e aumentada) pode ser o próximo grande boom da Apple, juntamente com metaverso que empresas como o Facebook (AKA Meta) já estão explorando.

capacetes ar conceito de maçã

Se tudo correr como planejado, a empresa apresentará um primeiro protótipo de capacete de realidade mista este ano com previsão de que estará à venda em 2023. No entanto, seria uma espécie de testador de mercado, uma vez que o desenvolvimento de elementos mais leves como os óculos continua, sendo claramente o aparelho com o qual a Apple pretende voltar a quebrar o mercado.

Claro, a façanha não será fácil desta vez. O Google já experimentou um fracasso retumbante com seu Glass, algo que Cupertino notou bem. Sabe-se que a Apple não só quer melhorar o Google Glass, mas também mudar completamente o seu conceito e apresentar um acessório que acabará por se tornar essencial, ofuscando qualquer tipo de smartphone.

Portanto, e para concluir, fique calmo se você tiver um iPhone. Ainda não será obsoleto. Na verdade, você pode ter que renová-lo algumas vezes antes que isso aconteça. No entanto, com a evolução contínua da tecnologia e um mundo muito latente de possibilidades inexploradas, imaginar-nos em 2 décadas com um dispositivo como este parece pouco provável.