O que é e para que serve uma Apple TV?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Se voltarmos aos primórdios da Apple, vemos como a empresa tinha até a palavra Computador em seu nome. E não, não vamos analisar a história da Apple neste artigo, mas vamos relembrar de certa forma a trajetória de um de seus produtos. A coisa da Apple Computer veio à tona que a empresa deixou de ser uma empresa apenas de computadores há muito tempo e agora tem uma ampla gama de produtos e serviços, incluindo a Apple TV, sobre a qual falaremos mais abaixo.



O que é a AppleTV

O Apple TV é um media player que deve ser conectado a uma televisão via cabo HDMI. Não é um canal de televisão próprio da Apple, nem uma televisão de marca exclusiva ou um sintonizador de canais semelhantes aos da TDT. Possui software próprio também desenhado pela própria Apple e existem vários modelos, embora alguns já tenham sido descontinuados. Eles podem ser comprados tanto na Apple Store quanto em algumas outras lojas de eletrônicos.



Modelos de Apple TV que existem

Em 2006, e ainda com o lendário Steve Jobs ao leme, foi apresentada a primeira Apple TV. Posteriormente, foram lançadas várias renovações deste e embora na sua essência não tenha mudado muito, tem vindo a adaptar-se aos novos tempos com resoluções cada vez melhores. Atualmente encontramos dois modelos de Apple TV no catálogo da empresa, embora não sejam realmente os únicos que foram fabricados. Aqui está a lista completa deles:



Apple tv

Modelos descontinuados

    Apple TV (1ª geração):lançado em 2007. Em 2015 foi declarado obsoleto sem poder obter suporte técnico. Em 2018, este dispositivo não tinha mais permissão para acessar as lojas do iTunes. Apple TV (2ª geração):lançado em 2010. Foi declarado obsoleto em 2015, impossibilitando ações de suporte técnico com ele. Apple TV (3ª geração):lançado em 20212. Este dispositivo não está mais à venda e não recebe atualizações de software, mas continua a receber suporte técnico, se necessário. AppleTV 4K (2017):Foi lançado em 2017, sendo o primeiro a oferecer suporte para resoluções 4K. Não está mais à venda, mas seu software continua sendo atualizado.

Modelos que ainda estão vendendo

    AppleTV HD:Foi lançado em 2015 dando lugar ao conteúdo de alta definição. Além de ser vendido, você ainda poderá receber atualizações de software. AppleTV 4K (2021):Lançado em 2021, este dispositivo é o mais recente e incorpora novos recursos em termos de potência e compatibilidade de imagem em relação ao seu antecessor. Claro, você ainda recebe atualizações de software.

Diferenças da Apple TV

cuidado com a confusão

Talvez a nomenclatura utilizada pela Apple nesses casos não seja a mais adequada para diferenciar produtos, serviços e aplicativos, já que a Apple TV pode se referir a várias coisas:



    AppleTV (produto):o dispositivo físico de que estamos falando neste artigo e que serve como reprodutor multimídia se estiver conectado a um monitor ou televisão. AppleTV (aplicativo):é um aplicativo disponível para iOS, iPadOS, macOS e o próprio tvOS. Nele podemos encontrar séries, filmes e documentários dos próprios serviços da Apple, seja por assinatura, aluguel ou compra, além de sincronizar conteúdos da Disney+, HBO e outras plataformas. Apple TV+ (serviço):esta é a plataforma de streaming da Apple comparável a outras como a Netflix. Possui conteúdo cem por cento exclusivo e está integrado ao já mencionado aplicativo Apple TV.

Apple TV+

Como está seu software, tvOS?

Assim como um iPhone tem iOS ou um Mac tem macOS, as Apple TVs têm tvOS como sistema operacional. Visualmente, oferece uma interface bem minimalista no mais puro estilo da empresa, tornando seu manuseio intuitivo também. Visualmente, é uma tela de aplicativo pela qual é possível rolar graças ao comando que acompanha o dispositivo, embora também seja possível fazê-lo a partir do iPhone ou iPad. Ele também possui um gerenciador de aplicativos para abri-los e fechá-los rapidamente, além de um centro de controle onde você pode escolher as fontes de áudio, mudar de usuário ou colocar o computador em repouso.

A Apple lança várias atualizações por ano. Setembro é quando são lançadas as chamadas versões grandes, como tvOS 13, tvOS 14, tvOS 15... 14.1, tvOS 14.2, tvOS 14.3…). Podemos até encontrar versões de três dígitos que também são consideradas intermediárias e nelas geralmente não há grandes novidades além de melhorias de desempenho e correções de bugs.

App Store tvOS Apple TV

Cada ano versões grandes são apresentadas na WWDC da Apple , sigla em inglês para World Conference for Developers. No entanto, deve-se dizer que este é o software que a Apple menos enfatiza, pois no final a Apple TV não é um produto de massa nem exige grandes avanços todos os anos, por isso é comum que eles não incorporem grandes novidades todos os anos como se acontecesse nos outros sistemas operacionais.

Principais recursos da Apple TV

Vamos ao importante, o que uma Apple TV pode fazer por você? Ele tem várias possibilidades e nas seções a seguir, mostraremos quais são as mais destacadas e que, no final, elas pesam na hora de decidir se comprar um desses dispositivos é uma boa ideia.

Séries, filmes, documentários...

Se a Apple TV é um reprodutor de mídia, o que menos do que poder reproduzir o conteúdo de mídia mais popular? Em pleno andamento das plataformas de streaming, este dispositivo pode ser o principal player delas se estiver conectado a uma televisão. As principais plataformas de streaming do mundo têm sua aplicação neste dispositivo. Vejo Netflix, HBO, Disney+, Amazon Prime e muito mais .

Também podemos encontrar outras plataformas mais especializadas, como GuiaDocumento para documentários ou plataformas clássicas como Youtube . Em casos específicos como Espanha, também estão disponíveis aplicativos dos principais canais de televisão, como Atresplayer (Atresmedia) ou Mitele (Mediaset), através do aplicativo oficial da Radio Televisión Española com Reproduzir RTVE. Todos eles estão disponíveis na App Store nativa do tvOS.

o que é apple tv

E, claro, há também o app que permite o acesso ao conteúdo de AppleTV+. De fato, este dispositivo é o escolhido em muitas ocasiões para reproduzir esse conteúdo devido à ausência de um aplicativo para Windows, Android e muitas Smart TVs, apesar de nos últimos tempos cada vez mais televisores de terceiros incorporarem esse aplicativo.

Permite que você jogue mesmo com controladores PlayStation e Xbox

E embora a Apple não pretenda que este dispositivo concorra com as consolas de jogos que imperam na indústria, a verdade é que é um dispositivo mais do que interessante para quem gosta de jogos casuais. Na App Store você encontra jogos de todos os tipos de temas que pode ser jogado com o próprio controle remoto da Apple TV ou com vários controles externos, incluindo os das últimas gerações de PlayStation e Xbox.

Embora se houver algo no final que se destaque em relação aos jogos, isso é Apple Arcade . Esta é a plataforma de videogame por assinatura da empresa californiana que oferece mais de uma centena de títulos exclusivos que são totalmente jogáveis ​​neste dispositivo, com sincronização de jogos com iPhone, iPad e Mac. Qualquer título que esteja nesta plataforma pode ser baixado sem problemas no Apple TV, podendo usar também os controles externos mencionados.

Outros recursos da Apple TV

Além disso, outras funções devem ser destacadas, como a possibilidade de veja a tela do seu Mac, iPhone ou iPad na TV graças ao AirPlay, o sistema com o qual a Apple conecta seus dispositivos entre si. Isso é extremamente útil em muitos casos, como poder ter uma segunda tela enquanto você trabalha com o Mac ou ver as fotos tiradas com seu iPhone na tela grande.

compartilhamento de tela da apple tv

Este dispositivo também se destaca pelas suas dimensões, que o tornam um dispositivo extremamente portátil. Logicamente não para levá-lo para a rua, mas talvez se você viajar e quiser levar consigo um dispositivo para conectar à televisão para curtir suas séries favoritas. Embora devamos destacar algo que, apesar de parecer óbvio, é muito importante: requer conexão Wi-Fi para a grande maioria das aplicações.

Como em outros dispositivos Apple, Siri Também está presente na Apple TV, facilitando a navegação ou a pesquisa. Ele pode ser invocado a partir de um dos botões do próprio controle remoto, que não é chamado de Siri Remote à toa. Embora a possibilidade de poder operar o dispositivo a partir do iPhone com o aplicativo oficial chamado Remote, que também ajudará você a digitar mais rápido em vez de precisar fazê-lo no controle remoto da Apple TV.

Pontos fracos da Apple TV

Existem certos deficiências que, apesar de poderem ser mais ou menos compensados ​​com as suas virtudes, significa que este dispositivo não pode ser considerado perfeito. Alguns dos mais notáveis ​​e que você provavelmente está mais interessado em conhecer são estes:

    Não inclui leitor de qualquer tipo, algo esperado neste tipo de dispositivo. Agora, se você imaginava que ia ter um leitor de CD e/ou DVD, deveria se livrar da ideia porque ela não incorpora (nunca o fez). Não tem um aplicativo para gerenciar arquivosdo iCloud Drive e outras nuvens como acontece em outros dispositivos Apple. Sim, existem aplicativos que no final permitem acessar conteúdo na rede, mas não é um aplicativo em nuvem como tal e como seria de esperar. Claro, no aplicativo Fotos você pode reproduzir vídeos e fotos do rolo do iPhone e iPad. Não permite downloads de aplicativos fora da App Store, algo que já acontece em todos os sistemas operacionais da Apple, exceto no macOS. Portanto, qualquer aplicativo ou jogo que você deseja instalar deve estar na loja oficial da empresa. Você não tem um navegador da web, algo que em um determinado momento pode ser muito útil e que é uma função comum em Smart TVs e outros dispositivos semelhantes. Nem na App Store há opções. Conteúdo multimídia não gratuito. Em outras palavras, embora existam aplicativos muito populares como o YouTube com conteúdo gratuito, existem outras plataformas como Netflix, HBO Max ou a própria Apple TV+ que exigem uma assinatura. Embora, neste caso, essa seja uma falta muito óbvia e que outros dispositivos tenham da mesma maneira.

Dito isso, voltamos a insistir no que pode não ser decisivo. Afinal, as Apple TVs têm muitas outras funções interessantes, mas você deve saber que, independentemente delas, as deficiências mostradas anteriormente sempre estarão lá.