Truques para liberar espaço no Mac e não encher a memória

Ficar sem espaço em um Mac ou se aproximar do fim de sua memória pode parecer um problema, e de fato pode ser. Isso é especialmente perceptível em Macs com capacidades menores de 128 GB ou 256 GB e que não podem ser expandidas de forma alguma. Mesmo alguns usuários com mais capacidade podem sofrer com isso. No entanto, existem alguns truques para maximizar a memória de um Mac. Quais? Nós dizemos a você.

iCloud, a melhor opção para dispositivos Apple

Existe uma maneira de expandir a memória do seu Mac sem fazer alterações internas. Pode ser alcançado graças a armazenamento em nuvem iCloud . E bem, pode não ser uma extensão como tal, mas é claro que ter memória na nuvem pode ser essencial para liberar espaço no computador transferindo os maiores arquivos para o iCloud Drive .

iCloud Drive

Ao se inscrever para um novo ID Apple, você obtém automaticamente 5 GB de armazenamento gratuito do iCloud. No entanto, esse valor fica aquém se armazenarmos cópias de outros dispositivos, como iPhone ou iPad. Além disso, se quisermos salvar uma boa quantidade de arquivos, será necessário ter mais armazenamento.

A Apple oferece vários taxas mensais para estender o plano iCloud . O mais padrão é 50 GB por apenas € 0,99 , mas é provável que continue a ficar aquém. Por isso, um dos mais recomendados é 200 GB por € 2,99 ao mês. Se você ainda considerar que pode ficar aquém, podemos encontrar até 2 TB por € 9,99 . Sem dúvida, com esse armazenamento você não ficará aquém.

Exclua aplicativos que você não usa e desative alguns recursos

Todos os dias usamos vários aplicativos, tanto em nosso celular quanto em nosso computador, mas em muitos casos baixamos um aplicativo que não usamos mais tarde e não o desinstalamos. Também pode ser o caso de termos aplicativos instalados que usamos, mas cujo uso não é essencial ou os usamos com pouca frequência.

Por tudo isso, recomendamos que você faça uma revisão de todos os seus aplicativos e decidir quais você realmente precisa manter no seu Mac. Existem alguns aplicativos que podem ocupar um espaço realmente notável em nosso computador se levarmos em conta que, além do aplicativo, algumas pastas com seus arquivos estão instaladas.

Outra maneira de economizar memória consideravelmente é desativação de alguns serviços . Por exemplo o Biblioteca de fotos do iCloud, que está carregando todas as fotos do resto dos dispositivos e, assim, ocupando espaço desnecessário. Desligá-lo não afetará o uso do iCloud Drive para outros arquivos.

Gerencie o armazenamento do Mac

Uma maneira recorrente que o macOS tem para ajudar a liberar espaço é classificar arquivos, esvaziar a lixeira e executar uma série de outras funções que você pode revisar. Para fazer isso você deve ir para a barra superior e ir para Menu Apple  >Sobre este Mac >Armazenamento>Gerenciar . Uma vez dentro, você poderá ver essas funções que mencionamos.

Ir para armazenamento externo

Esta é a opção que certamente será mais complicada e mais cara se você não tiver um disco rígido externo. No entanto, pode ser uma das maneiras mais eficientes de economizar memória no seu Mac a longo prazo, graças ao armazenamento extra que ele pode fornecer. Em contrapartida ao iCloud Drive, Discos rígidos externos exigirá um investimento único. E embora ainda seja um suporte físico, que pode ser quebrado ou perdido, existem muitos de muito boa qualidade.

Outra opção que pode ajudá-lo a expandir o armazenamento do seu computador é comprar um NAS . A definição deles pode ser resumida em que é um servidor que, graças a um conjunto de discos rígidos trabalhando em paralelo, permite criar sua própria nuvem para que você possa armazenar seus arquivos Mac e todos os dispositivos que desejar. A desvantagem é que seu preço é mais alto, mas se você estiver disposto a fazer o investimento, ele durará muitos anos.

Última opção: restaurar o Mac

Em um momento de desespero, quando você não consegue encontrar uma maneira de economizar espaço que seja viável para você, pode acabar restaurando seu Mac. Para isso, você precisará tomar alguns cuidados com antecedência, como salve arquivos importantes que você armazenou para poder trazê-los de volta quando restaurar o computador. Isso basicamente irá ajudá-lo a fazer um limpeza completa e na nova instalação tem apenas o que você precisa.

apagar unidade mac