O que é QOS? Uma tecnologia que melhora a qualidade da nossa conexão



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Continuando com a série de artigos sobre roteadores e conexão com a Internet, hoje veremos um tópico interessante. eu falo de QoS , um mecanismo que, em certas ocasiões, vai melhorar nossa conexão com a internet .



Você não sabe o que é? Não se preocupe, neste artigo veremos todas as teoria por trás do QoS: o que é, para que serve, como funciona… prática , e também veremos como você mesmo pode configurá-lo para melhorar a qualidade de sua conexão.





O que é QOS?

QoS, Qualidade de Serviço é um mecanismo que pode ser implementado no roteador que é responsável por gerenciar largura de banda . O que queremos dizer com isso? O que ele faz é medir nossa largura de banda disponível e quanto estamos consumindo atualmente. Além disso, também analisa o que cara é trânsito que estamos gerando, e dá-lhe maior prioridade a um tipo de tráfego do que a outro.

E como o roteador sabe que tipo de pacote é? Isso já é algo que depende do roteador, pois cada fabricante tem seus métodos. Mesmo assim, o mais comum é que eles vejam o protocolo, endereço MAC, porta de origem/destino, endereço IP, …

Uma vez que sabe de que tipo é o pacote que será enviado para a Internet, o roteador o coloca em um cauda dependendo disso. Dependendo da configuração do roteador, uma fila avançará mais rápido que outra. Isso sim! Para todo sempre garantindo um mínimo de largura de banda. Desta forma garantimos uma distribuição equitativa e sem uma aplicação que se aproprie de toda a largura de banda.



Para que serve?

O que dissemos pode ser bastante confuso, especialmente se você não tem grande conhecimento sobre este assunto. Então será melhor explicá-lo através de um par de exemplos .

Exemplo de uso 1

Nosso primeiro exemplo tem um cenário muito simples, assim como o usual. Temos duas pessoas conectadas ao mesmo roteador compartilhando conexão com a Internet e, portanto, largura de banda. o pessoa A está jogando um jogo online , enquanto o pessoa b Está assistindo a um vídeo no Youtube. Aqui, ambas as pessoas não têm as mesmas necessidades. o pessoa A exigirá um latência muito baixa (o tempo de resposta é muito baixo). Em vez disso, em pessoa b não se importa tanto quanto tempo leva para a informação chegar (latência), mas apenas se importa que grandes quantidades de informação de vídeo cheguem ( maior largura de banda ). Isso porque no primeiro caso o importante é que a ação do player chegue o mais rápido possível, enquanto no segundo o importante é que o vídeo inteiro chegue, mas não exige que seja feito em tempo real.

Como um roteador sem QoS se comportaria neste primeiro exemplo? Um roteador sem nenhum tipo de gerenciamento de tráfego não dará prioridade a nenhum roteador. É provável que isso faça com que o player online sofra um atraso, enquanto a pessoa que assiste ao vídeo pode ser cortada.

E como se comportaria um roteador com QoS? Um roteador com um mecanismo de QoS bem configurado permitirá que o jogador faça pequenas conexões com mais frequência. Enquanto isso, quem estiver assistindo ao vídeo terá menos prioridade, mas permitirá baixar mais bytes de uma só vez. Portanto, ambos estão felizes.

Exemplo de uso 2

Vejamos outro exemplo. Neste exemplo, o pessoa A está lendo o site da Apple 5×1, o pessoa b você está baixando um arquivo grande via BitTorrent, e o pessoa C Ele está em uma chamada de vídeo.

Neste exemplo, o Video chamada seria como a pessoa que está jogando online e o Download do arquivo torrent seria como o usuário do YouTube. E o que será de um navegando ? Isso seria em um ponto médio , porque você não precisará de tanta largura de banda ou baixa latência.

Então, o que um roteador sem QoS faria nesse cenário? No caso de não ter QoS, o roteador trataria todos igualmente.

E se tivermos o QoS ativado? Nesse caso, o roteador deve se organizar adequadamente por prioridade, dando menos latência à videoconferência (C) e dando mais largura de banda ao download (B), desde que a navegação na web (A) não precise. Com isso, conseguimos que todos desfrutem de uma conexão adequada.

Em quais casos funciona melhor?

Em certos casos, o QoS nos oferece uma melhoria substancial em nossa experiência de acesso à Internet. Embora nem em todos os casos veremos tantas melhorias . Por exemplo, onde a maior melhoria pode ser observada é quando há vários usuários na rede e eles realizam atividades muito diversas. Além disso, isso é mais perceptível quanto menor for a nossa largura de banda. Por exemplo, se contratamos 10 Mbps para 5 pessoas, será mais perceptível do que se tivéssemos 100 Mbps para 3.

Como configurar o QoS no roteador

Agora vem a pergunta de um milhão de dólares... Como configuramos a QoS em nosso roteador?

Esta é uma tarefa bastante simples embora. vamos precisar de um roteador que suporte esse recurso . Como por exemplo o Xiaomi Mi WiFi Router Juventude que analisamos esta semana, ou qualquer um dos outros modelos dessa série, como o Roteador Xiaomi Mi Wi-Fi 3 que vimos no passado.

a primeira coisa será acesse o painel de configuração do nosso roteador. E como? Para isso vamos precisar saber o endereço IP do nosso roteador . Normalmente é 192.168.1.1 se for um roteador principal, mas se for uma rota secundária, devemos descobrir seu IP. Isso pode ser conhecido olhando o manual ou na Internet, embora no caso dos roteadores Xiaomi, o padrão seja 192.168.31.1. E o que fazemos quando já sabemos o endereço IP? Muito fácil, insira-o em nosso navegador .

A partir de agora, o processo pode variar dependendo do roteador, mas na essência é o mesmo, então vou explicar no modelo que tenho. Uma vez dentro da interface de configuração, iremos para a seção de Configuração avançada onde provavelmente encontraremos Opção de QoS . Lá, dependendo do roteador, teremos mais ou menos opções. Por exemplo, pode ser que encontremos um simples botão liga e desliga ou uma configuração mais avançada com modos de operação.

Por exemplo , no primeiro modelo que mencionamos, o Xiaomi Mi WiFi Router Juventude , a configuração que permite é muito básica. Apenas permite ativar e desativar esta funcionalidade.

QoS no Xiaomi Mi WiFi Router Youth. Um painel de configuração muito simples.

Em vez disso, no Roteador Xiaomi Mi Wi-Fi 3 já temos mais opções.

Largura de banda percebida pelo roteador (o Xiaomi Mi WiFi Router 3 neste caso).

Por exemplo, no modelo mais avançado (e mais caro) podemos escolha um modo . Entre eles, temos o modo automático, modo de prioridade de vídeo, prioridade de jogo e prioridade de navegação (na foto a seguir está cortado pelo tradutor). Além disso, também podemos limite a um usuário a largura de banda que pode consumir.

Defina o modo QoS no Xiaomi Mi WiFi Router 3 (automático, jogo, vídeo ou navegação). Também permite limitar a largura de banda a um usuário específico.

Mas não só isso. Também podemos limite a largura de banda do convidado wi-fi (se estiver ativo). Além de poder limitar a velocidade do próprio roteador (que você usa para baixar atualizações ou baixar para o USB conectado).

Limite o consumo de largura de banda com QoS no Xiaomi Mi WiFi Router 3.

conclusão

Como podemos ver QoS É um conceito que muitas vezes é difícil de entender. Portanto, não é um mecanismo amplamente utilizado. E é que, embora seja simples de configurar, nem sempre traz uma grande melhoria.

E você? Você usa QoS? Você já sabia o que era?