Otimize o espaço em disco de inicialização do seu Mac (Parte 1)



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Todos os usuários de Mac tendem a armazenar muitos dados em nossos dispositivos. Todos esses arquivos que não queremos perder, mesmo que não sejam importantes, com a desculpa de que podem acabar retardando a inicialização do nosso Mac e o desempenho em geral. Tudo isso acontece com documentos, imagens ou vídeos que estamos baixando da Internet como filmes que não excluímos quando os visualizamos e que podem levar a tem lixo em nosso disco rígido.



Veja quanto de armazenamento disponível você ainda tem

Qualquer cientista da computação poderia confirmar algo que nos foi recomendado desde que éramos pequenos em dispositivos macOS e Windows. Não ter o dispositivo em plena capacidade e deixar um pequeno espaço livre para que o dispositivo funcione com mais facilidade. Quando o Mac começa a desacelerar, devemos pensar em olhar para o espaço de armazenamento que temos livre. Podemos ver isso no menu Apple > Sobre este Mac > Mais informações > Armazenamento. Com isso, veremos rapidamente o armazenamento disponível e para que se destina o armazenamento que estamos usando.





Hora de limpar o disco rígido

Quando você vê que você mac é lento , e seu armazenamento está atingindo limites que você não pode pagar, você deve comece a tomar uma série de medidas muito comuns, que lembramos a seguir.

Excluir aplicativos que você não usa

Todos nós temos aqueles aplicativos que baixamos da App Store para testá-los e que depois ficam esquecidos em nosso Mac, ocupando um tamanho necessário para outras tarefas. Por ele, Semanalmente devemos revisar nossos aplicativos no Launcher e excluir aqueles que não usamos.

Podemos remover esses aplicativos arrastando o ícone do aplicativo para a lixeira . Ele nos pedirá automaticamente uma confirmação se temos certeza de sua eliminação.



Analise o tamanho dos itens em seu disco rígido.

Quando o problema é dado pelo número de arquivos que temos em nosso Mac, é hora de arregaçar as mangas e comece a deletar aquele filme que já vimos, ou aquele arquivo que não vamos precisar. Às vezes, chegamos a um ponto em que não sabemos quais arquivos temos em nosso disco rígido ou qual é o tamanho dele. Para isso eu uso um aplicativo chamado Inventário de disco X que nos ajudará a analisar o disco rígido e mostrar os arquivos e pastas que são muito grandes.

Com os resultados deste aplicativo, precisamos remover esses arquivos desnecessários de nossos Macs. Enfatizo os arquivos desnecessários para que não aconteça com você como aconteceu comigo, e não apague arquivos internos do Mac como as pastas Usuários, Sistemas... o que pode acabar nos forçando a reinstalar o sistema operacional.

Arquivos duplicados, para a lixeira

Continuando na mesma linha de arquivos que ocupam um tamanho exagerado, não podemos deixar de lado esses arquivos duplicados que são criados em nosso Mac e que acabam enchendo nosso álbum. Para isso, recomendamos que você visite a App Store e procure aplicativos para rastrear esses arquivos irritantes.

E por falar em lixo… você já tirou?

Às vezes podemos ser bons e enviar os arquivos que não precisamos para o nosso lixo, mas e se não o esvaziarmos? Os arquivos ainda estarão lá, ocupando um espaço valioso.

Por esse motivo, devemos nos sentir em casa e retirar o lixo, eliminando o conteúdo da lixeira com uma frequência bastante alta para evitá-lo. Normalmente eu recomendo excluir o arquivo da lixeira, ao movê-lo para ele, assim sempre teremos uma lixeira limpa e, portanto, um Mac mais limpo também.

Vamos agora limpar a pasta Downloads

Outra das grandes pastas onde armazenamos arquivos desnecessários é Downloads. Nesta pasta, todos os arquivos que baixamos da Internet terminarão, como o instalador de um aplicativo de terceiros, um filme que não movemos para a pasta correspondente. Ou seja, aquelas pessoas que não organizam os arquivos que baixam da rede como faturas, filmes... melhor organização.

Então, para aquelas pessoas que armazenam tudo em Downloads, faça uma limpeza semanal para varrer todos os arquivos que você não precisa e movê-los para a lixeira. E aqueles arquivos que se precisar, organize em outra pasta, o que aumentará sua produtividade.

Algo radical: troque o disco rígido.

Algo que, como eu disse, é radical, mas vai te ajudar se o disco rígido do seu Mac ficar sem espaço. Se este for o seu caso em que não podemos eliminar nada devido à importância destes porque são faturas entre outros, podemos recorrer a esta mudança de disco rígido.

O disco rígido que vamos recomendar a partir daqui e que certamente todas as pessoas com quem você consulta recomendarão um SSD. Um disco rígido SSD, ao contrário do mecânico, nos oferece uma maior velocidade de leitura e escrita, tendo uma maior fluidez entre nossos arquivos. Além dessa fluidez que conseguiríamos, teríamos maior capacidade a partir de uma base de 500 GB que encontramos no mercado por um preço em torno de 100 euros, o que não é caro. Se temos muitos arquivos e vemos que com 500 GB não chegará até nós, obviamente recomendamos que você vá para um SSD de 1 ou 2 TB, o que obviamente aumenta o preço.

Algo que poucos sabem. O Mac vem com idiomas pré-instalados.

Algo que descobri muito recentemente é a existência em nosso Mac de um grande número de idiomas, embora possamos usar apenas um. Isso é reservado pela Apple caso precisemos alterar o idioma no futuro. Isso pode ocupar até 5 GB do nosso disco rígido que pode ser excluído usando um aplicativo de terceiros se tivermos certeza de que não falaremos outro idioma.

A aplicação que descobri para realizar esta ação chama-se Monolíngue que eliminaria esses idiomas, tendo a possibilidade de selecionar quais idiomas eliminar e quais manter. Isso pode ser útil se quisermos deixar os idiomas mais comuns para evitar.

Embora se não soubermos falar inglês ou chinês, é melhor fazer um apagamento geral.

O que são outros arquivos?

Voltando ao primeiro ponto deste post, quero enfatizar que no seu Mac você encontrará uma categoria de armazenamento chamada Outros. A grande pergunta que todos vocês estão se fazendo é quais arquivos a categoria Outros inclui no Mac ?

Fazendo um resumo muito geral, nesta categoria vamos encontrar informações pessoais, extensões de aplicativos, arquivos Spotlight... ou seja, tudo que está intimamente relacionado ao lixo que nosso sistema operacional gera, como o cache. Nesse caso, para limpar essa categoria, é melhor formatar o computador.

A partir daqui, lançamos a recomendação de formatar seu computador a cada seis ou doze meses, dependendo da quantidade de lixo que seu Mac pode armazenar. Pessoalmente, faço uma formatação a cada 6 meses e reinstalo a versão mais recente do macOS para ter sempre um computador limpo possível.

Até agora esta primeira parte de como liberar espaço no disco rígido do seu Mac. Na próxima parte vamos tratar de um tópico muito importante como os navegadores, que é onde passamos mais tempo e o que gera muito lixo que também devemos limpar semanalmente.

Relembro que deixo as portas abertas para que todos participem de uma segunda ou até terceira parte relacionada a este tópico de limpeza de disco rígido em seu Mac. Como você pode participar? Deixando seus truques nos comentários que lerei com muito prazer como sempre.