Por que o logotipo da Apple é tão difícil de desenhar?

Quando você vê o logotipo da Apple, pode pensar que pode ser muito simples. Mas se você começar a desenhá-lo, poderá ver o quão complexo é e que não sairá perfeito, e se não tiver, pode ser um bom desafio. Isso porque por trás do logotipo da Apple está 'escondida' uma história interessante que é bastante complexa e tem uma relação próxima com a matemática. Neste artigo, explicamos por que o logotipo da Apple pode ser tão difícil de desenhar.

A sequência de Fibonacci e o logotipo da Apple

Os designers gráficos, para alcançar proporções equilibradas, usam a matemática. É por isso que por trás deste logotipo da Apple você pode encontrar como um grande segredo de replicação o sequência de fibonacci . Esta é uma sequência numérica em que cada um dos números é a soma dos dois anteriores. A sequência de tamanhos no final é usada para criar círculos de tamanhos diferentes.

logotipo da maçã fibonacci

A sequência é sempre a seguinte: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21. Neste caso, você pode ver que cada um dos números é a soma dos dois anteriores. Por exemplo 5+8=13. Especificamente, sete círculos de tamanhos diferentes são criados para serem colocados em posições específicas. Tudo isso faz tanto a mordida como as curvas do topo ou da lâmina são do mesmo tamanho . É por isso que criar o logotipo perfeito da Apple não é uma tarefa fácil e mesmo que você comece de círculos simples para criar um logotipo que também seja simples, tudo pode acabar sendo complicado.

Existem muitos vídeos que podem ser encontrados na rede mostrando como criar o logotipo perfeito, e eles são incríveis. Com vários círculos em diferentes tamanhos e posições muito específicas, você pode fazer o logotipo perfeito. Mas isso é algo que também pode ser transferido para o próprio papel com uma bússola. Embora, como dizemos, possa se tornar um verdadeiro desafio projetar este logotipo.

Um design que representa a natureza

No história de todos os logotipos da maçã Sempre houve dados interessantes ou dados que poderiam se tornar curiosos. Neste caso, a empresa queria seguir as leis da natureza. Porque embora a sequência de Fibonacci seja algo matemático e descoberto por um matemático, é algo que está presente na natureza. O exemplo mais claro é o da nossa própria Galáxia. Se você vê uma representação, pode ver claramente como ela segue uma proporção muito específica na forma de círculos que aumentam de tamanho.

É por isso que, embora Euclides tenha sido o primeiro a defini-la há mais de 2.000 anos, a verdade é que onde quer que você olhe na natureza, você pode ver essa distribuição. E agora você também sabe que está presente no logotipo da empresa Cupertino com todos os dispositivos que usamos diariamente.