Solucione problemas do seu Mac redefinindo o SMC

. Em suma, estamos falando de um chip que pode ser encontrado na placa-mãe de todos os Macs que incluem um processador da marca Intel. Como o próprio nome sugere, possui as funções necessárias para poder controlar todos os processos que estão interligados entre vários componentes internos. Ou seja, todos esses processos de baixo nível são os que vão estar sob o controle do SMC e eles não se limitam apenas ao controle que você pode ter através do processador ou simplesmente através do sistema operacional.



smc mac

Suas principais funções incluem, por exemplo, gerenciamento de bateria, gerenciamento de temperatura, detecção de luz ambiente, retroiluminação de teclado ou resposta ao abrir e fechar uma tela, entre muitas outras funções. É por isso que este é um componente vital no gerenciamento de todos os recursos que um Mac tem e embora possa parecer insignificante, não é possível ter um funcionamento correto deste chip caso este componente não funcione corretamente. Especificamente no site da Apple, eles detalham as seguintes funções.



  • Energia, incluindo o botão de partida.
  • Bateria e carregamento.
  • Ventiladores e gerenciamento térmico.
  • Indicadores ou sensores, por exemplo, luzes de status.
  • Comportamento ao abrir e fechar a tampa de um laptop.

Problemas típicos que esta função resolve

Como mencionamos, existem muitas funções que o próprio SMC engloba quando se trata de coordenar diferentes componentes e várias funções. É por isso que é vital redefini-lo assim que você encontrar alguns problemas comuns que podem estar relacionados a esse chip simples. No próprio site, todos os problemas que podem ocorrer quando esse chip entra em um loop são indicados em detalhes e certamente alguns desses problemas são familiares para você. É por isso que quando você tem algum dos problemas listados abaixo, é necessário redefina o SMC o mais rápido possível evitando ter que restaurar o sistema operacional que é, sem dúvida, algo totalmente radical quando surge um problema. As situações mais comuns são as seguintes:



  • Os ventiladores aceleram rapidamente sem motivo.
  • A luz de fundo do teclado pode não funcionar corretamente por não se adaptar às mudanças na luz ambiente.
  • O computador não liga quando o botão liga/desliga é pressionado ou desligamentos inesperados ocorrem sem qualquer explicação.
  • O computador é executado lentamente, embora não consuma muitos recursos da CPU.
  • A bateria não recarrega corretamente ou descarrega rapidamente.
  • Os sensores de temperatura ou bateria não estão funcionando perfeitamente.



Redefinindo o SMC

Quando você já aceitou que a redefinição do SMC deve ser realizada devido aos problemas que você tem no computador, você deve seguir as etapas a seguir. Nesse caso, várias distinções devem ser feitas entre um MacBook e um iMac, bem como o tipo de chip de segurança que está incluído e o tipo de processador. Abaixo você pode ver todos os passos que você deve seguir levando em consideração essas considerações.

Em um MacBook com bateria removível e chip T1

Quando falamos de MacBook com bateria removível, temos que ir para modelos realmente antigos. Especificamente, vamos aos modelos de MacBook Pro e MacBook que foram lançados no mercado no início de 2009 ou anterior, bem como o MacBook de 13 polegadas de meados de 2009. Se você tiver um desses modelos e precisar redefinir o SMC, precisará seguir estas etapas:

  1. Desligue o Mac.
  2. Retire a bateria com cuidado.
  3. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por 5 segundos.
  4. Reinstale a bateria em seu lugar correto.
  5. Pressione o botão liga / desliga e volte a usar o Mac normalmente agora com a redefinição do SMC.

bateria



Em MacBooks com baterias não removíveis e chip T1

Se você tiver um MacBook muito mais novo com um chip T1, o processo é diferente. Especificamente, estamos falando dos modelos MacBook Pro que foram lançados em meados de 2009 a 2017, o MacBook Air lançado em 2017 ou anterior, bem como o MacBook. Depois de levar essa consideração em consideração, as etapas para redefinir o SMC devem ser seguidas da seguinte maneira:

  1. Desligue o Mac.
  2. No teclado integrado, mantenha pressionado o botão Teclas Shift Esquerda, Controle Esquerdo e Opção Esquerda.
  3. Além dessas três teclas, você deve pressionar a quarta botão de alimentação.
  4. Mantenha todas as quatro teclas pressionadas para 10 segundos.
  5. Solte todas as teclas e ligue o Mac novamente.

SMC Mac

Em um MacBook com um chip T2

Caso seu MacBook tenha um chip T2, não há diferenças no tipo de bateria, pois todas estão integradas ao corpo do dispositivo sem a possibilidade de removê-las. Neste caso, as etapas que devem ser seguidas são as seguintes inicialmente:

  1. Desligue o Mac.
  2. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por 10 segundos e solte-o.
  3. Aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.

Por alguns minutos é necessário que você teste a todo momento se terminou de resolver este problema. Caso não seja esse o caso, você deve optar por seguir as seguintes etapas:

  1. Desligue o Mac.
  2. No teclado, mantenha pressionado o Teclas de Controle Esquerdo, Opção Esquerda e Shift Direita.
  3. Mantenha estas teclas pressionadas por 7 segundos e então pressione simultaneamente botão de alimentação.
  4. Mantenha todas as quatro teclas pressionadas por mais 7 segundos.
  5. Solte-os e, após alguns segundos, ligue o Mac novamente.

SMC Mac

Em um iMac com chip T1 e T2

No caso dos iMacs, não é feita distinção entre o tipo de chip de segurança integrado. Em ambos os casos é feito da mesma forma e sem ter que pressionar várias teclas ao mesmo tempo. já que os iMacs não possuem teclado integrado ao corpo, ao contrário dos MacBooks, que podem ser combinados com teclas para ter acesso mecânico aos componentes do aparelho. Para redefinir o SMC em um iMac, as etapas a seguir devem ser seguidas.

  1. Desligue o Mac e desconecte o cabo de alimentação.
  2. Aguarde 15 segundos e conecte o cabo de alimentação novamente.
  3. Aguarde 5 segundos e pressione o botão liga/desliga para ligar o Mac.

Pode ser redefinido em um Mac com um chip de classe 'M'?

Como discutimos anteriormente, todas essas etapas discutidas são para os Macs que possuem um processador Intel. A partir de 2020, a Apple começou a retirar este tipo de processador, optando por chips proprietários da gama 'M'. Mas essa não foi a única diferença em relação aos processadores Intel, já que a ausência de um chip SMC nesses dispositivos também foi destacada. Isso ocorre porque todas as funções que mencionamos anteriormente estão integradas no mesmo chip da Apple sem a necessidade de um componente externo como o SMC. Isso é algo que também acontece no próprio iPhone ou iPad, que integram processadores proprietários.

Isso não significa que diferentes modificações não possam ser feitas, pois você sempre pode usar um comando no Terminal chamado 'pmset' para alterar diferentes configurações. Mas a única coisa que não pode ser feita é reiniciar o controlador de qualquer maneira. Isso significa que, quando você tiver algum dos problemas mencionados acima, não poderá reiniciar como na Intel, fazendo com que seja necessário redefinir o sistema ou restaurar mais especificamente o firmware .