Resultados financeiros da Apple no terceiro trimestre de 2020 surpreendem

O COVID-19 está, sem dúvida, causando uma desaceleração significativa na economia mundial causada pela redução do consumo. A princípio, a Apple é uma das empresas que deveriam ter sido afetadas, mas os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2020 deixaram muitos de boca aberta. Neste artigo vamos contar todos os detalhes sobre este novo trimestre.

Apple surpreende com bons resultados financeiros

Embora todos nós pudéssemos pensar que os resultados financeiros da Apple para os meses de maio, abril e junho seriam catastróficos, a realidade tem sido muito diferente. Conforme relatado pela própria empresa durante o terceiro trimestre de 2020 entrou 59.700 milhões de dólares o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Este é obviamente um número incrível, pois eles relataram mais renda em comparação com um mês em que não houve emergência de saúde. Para as pessoas mais puristas que preferem analisar o total de benefícios que a Apple gerou uma vez que todas as despesas foram retiradas, também há uma boa notícia. No trimestre do ano passado foi gerado um lucro de 10.044 milhões de dólares, mas este ano foi superior a 11.253 milhões de dólares.

3º trimestre de 2020 (bilhões de dólares)3º trimestre de 2019 (em bilhões de dólares)
Iphone26.41825.986
Mac7.0795.820
iPad6.5825.023
Wearables, Casa e Acessórios6.4505.525
Serviços13.15611.455
Vendas totais59.68553.809

Se entrarmos nos detalhes desta apresentação, veremos como todas as categorias de produtos cresceram em receita. Obviamente, no que diz respeito ao iPhone, estamos em alguns meses em que a grande questão é esperar até setembro ou comprar um novo dispositivo, e é por isso que não vemos receitas espetaculares. Da mesma forma, o crescimento é bastante positivo e marca uma tendência ascendente que beneficia a empresa. O Mac também teve um bom crescimento de mais de bilhões de dólares, algo que é interessante para analisar. Ultimamente o Mac não tem tido um crescimento muito bom, muito pelo contrário. As vendas vêm caindo devido à tendência que o mercado segue de adquirir cada vez mais iPads para evitar ter que pagar o alto preço dos computadores da empresa.

Logo da Apple

Serviço é uma das categorias que mais cresceu em receita, quase dois bilhões de dólares. O problema é que não há uma divisão clara indicando o que cada um dos serviços inseriu. Estamos cientes de que o Apple TV + ou o Apple Arcade não estão gerando a receita esperada . De acordo com diferentes informações, a maior parte da receita vem da App Store e também da venda de licenças. Este último pode estar em risco devido às investigações abertas contra a Apple por supostas políticas monopolistas.

No que diz respeito à categoria que inclui o Apple Watch e outros acessórios, verifica-se também um ligeiro crescimento. Isso é lógico, pois vimos como o relógio inteligente da Apple está tendo uma recepção incrível por causa de suas implicações no campo da saúde.

A Europa lidera o crescimento económico

Se você começar a analisar a renda analisada pelas diferentes regiões do mundo, a Europa é a que mais cresceu. Ele cresceu de mais de 2 bilhões de dólares apesar de ser um conteúdo que foi muito afetado nestes meses pelas diferentes políticas sanitárias de restrição e confinamento. Certamente os pedidos online foram os grandes responsáveis ​​pela economia neste trimestre fiscal. Na América em geral também houve um bom crescimento de dois bilhões de dólares. Neste continente, devemos observar em detalhes o quarto trimestre de 2020, pois esses meses são onde ocorrem mais casos de COVID-19.

3º trimestre de 2020 (em bilhões de dólares)3º trimestre de 2019 (em bilhões de dólares)
América27.01825.056
Europa14.17311.925
China9.3299.157
Japão4.9664.082
Resto da Ásia-Pacífico4.1993.589
Total59.68553.809

A China é um dos mercados-alvo da empresa e onde tem investido muito dinheiro em diferentes campanhas para impulsionar as vendas. O resultado parece ser bastante positivo, embora tenhamos que esperar meses de saúde muito mais estáveis. o iPhone SE2 pode ter sido parcialmente responsável por esse crescimento. Devemos lembrar que na China eles buscam renovar seus equipamentos sem gastar muito dinheiro na atualização. É por isso que modelos como o iPhone 11 ou o XR funcionaram maravilhosamente.

Tim Cook CEO da Apple

Investidores satisfeitos com os resultados

Os investidores da Apple responderam de forma muito satisfatória a esses resultados financeiros. Se formos ao valor de mercado das ações da empresa, vemos um crescimento significativo após o fechamento dos mercados. O preço das ações pode facilmente ultrapassar os US$ 400, algo que deve ser muito satisfatório dentro da Apple à medida que consolida seu valor.

Bolsa da Apple para o terceiro trimestre de 2020

Tim Cook também afirmou o quanto está feliz com esses resultados financeiros nestes tempos de incerteza que o mercado vive agora. Especificamente, declarou o seguinte:

O recorde da Apple no trimestre de junho foi impulsionado pelo crescimento de dois dígitos em Produtos e Serviços e crescimento em cada um de nossos segmentos geográficos. Em tempos de incerteza, esse desempenho é uma prova do importante papel que nossos produtos desempenham na vida de nossos clientes e da inovação implacável da Apple.

Os resultados econômicos do próximo trimestre fiscal, sem dúvida, estabelecerão outro grande precedente para ver como a Apple evoluiu na pandemia. No segundo trimestre de 2020 vimos como eles também continuaram apresentando um leve crescimento de receita de 1%, e agora superou o crescimento de 10%. Isso sugere que, sem dúvida, as vendas online e também a atratividade dos produtos da empresa fizeram com que a crise do COVID-19 não afetasse muito.