A Apple degrada a bateria do seu iPhone de propósito, mito ou realidade?

É inegável que uma das principais reclamações do iPhone são suas baterias. Cada vez menos de acordo com as mudanças introduzidas nas últimas gerações e mais com os modelos 'Pro Max', que a cada ano se posicionam como os smartphones topo de gama com maior autonomia. Agora, por que tantas reclamações? É verdade que a Apple programa deliberadamente uma deterioração?

De onde vem a polêmica?

Com a Apple e muitas outras empresas, a sombra do que é conhecido como obsolescência programada , que nada mais é do que as configurações internas realizadas pelas empresas para fazer com que seus produtos se desgastem prematuramente, incentivando os usuários a optar por comprar outros novos produtos.

As dúvidas com a Apple em especial vêm de um evento vivenciado com o lançamento do iOS 10.2.1 , versão que na época fazia o iPhone 6/6 Plus e o iPhone 6s/6s Plus sofrer uma desaceleração em seu desempenho. Foi tudo porque essa atualização fez com que a frequência do clock do chip desses dispositivos caísse.

Longe de negar este facto, a empresa californiana reconheceu-o e explicou que se tratava de uma solução que tinham implementado para, curiosamente, evitar a deterioração da bateria , uma vez que as demandas do software podem causar excesso de consumo. Semanas depois, a empresa pediu desculpas e lançou novas atualizações que acabaram trazendo os processadores de volta ao seu ritmo habitual.

obsolescência planejada de maçã fina

O verdadeiro problema com as baterias da Apple

Embora o evento anterior ainda esteja acontecendo hoje, pelo qual a Apple chegou a ser multada em países como a Itália, não foi demonstrado novamente que a empresa tenha realizado práticas semelhantes. Nem em relação ao desempenho geral, nem às baterias em particular.

Agora, por que a bateria do iPhone dura cada vez menos? A primeira e mais óbvia razão é a deterioração natural que sofrem com esses tipos de componentes, seja em um iPhone ou qualquer outro dispositivo. Por mais que se cuide da bateria, no final seu nível de deterioração só aumentará com o tempo, pois o existente existirá.

A segunda e possivelmente última razão deve-se aos esforços da Apple para integrar baterias muito pequenas. É verdade que a empresa pode se dar ao luxo de implementar baterias menores em seu iPhone do que seus concorrentes, uma vez que, por serem os que gerenciam software e hardware, obtém-se um melhor equilíbrio e uma melhor gestão do consumo. No entanto, é claro que às vezes eles arriscam demais com Capacidades da bateria do iPhone .

troque a bateria manualmente

Como dissemos no início, ao longo dos anos isso vem melhorando e a Apple já é menos mesquinha nesta seção. No entanto, deve-se notar negativamente que às vezes as versões do iOS que chegam não são tão polidas quanto deveriam ser, e é por isso que às vezes leva vários meses para encontrar uma atualização que saiba gerenciar bem esse problema.