As 5 grandes mudanças no iOS 15 (e as que ficaram de fora)

Com a apresentação do novo iOS 15 para iPhone na WWDC 2021 encontramos, como sempre, opiniões divididas: os que estão muito felizes com as novidades, os que ficaram muito chateados por não gostar do que é novo e os que estão em terreno neutro. No final, não há duas opiniões iguais, embora se olharmos para os principais comentários feitos nas redes por usuários e analistas da Apple, podemos tirar conclusões sobre quais foram os recursos mais valorizados e o que mais faltou.

O mais aplaudido depois de apresentar o iOS 15

Melhorias no FaceTime:o popular aplicativo nativo para videochamadas incorpora interessantes melhorias de imagem e até isolamento de ruído no áudio, embora o que mais se destaque seja a possibilidade de criar links para chamadas e que até usuários de Android ou Windows podem ingressar via web. Isso torna o serviço muito mais universal.

Facetime

Gerenciamento de notificações e Não perturbe:Podemos finalmente ter uma gestão mais inteligente dos avisos que recebemos, com agrupamentos e resumos de notificações mais otimizados. Além disso, o modo Não perturbe adiciona opções chamadas de Abordagem para configurar as notificações que queremos receber com base se estamos trabalhando ou em qualquer outra situação (além de informar quem nos escreve através do iMessage).

foco não perturbe ios 15

Extensões do Safari no iPhone :As extensões do Chrome podem continuar sendo mais populares, mas o Safari no Mac tem essa possibilidade há anos e poder encontrá-las agora no iPhone pode significar uma melhor experiência de navegação ao incluir ferramentas de terceiros que aumentam nossa produtividade.

extensões safari ios 15

Leitor de texto:agora podemos capturar texto em tempo real com a câmera para, por exemplo, capturar um telefone e ligar diretamente sem precisar anotá-lo. Mas é que podemos até copiar e colar o texto fotografado em qualquer lugar, seja do aplicativo da câmera ou de uma foto já tirada e salva no carretel.

leitor de texto ios 15

iPhones compatíveis:esta não é uma novidade funcional como tal, mas o fato de o iPhone 6s, 6s Plus e SE (1ª geração) serem compatíveis foi muito aplaudido. Todos os rumores os colocaram fora do iOS 15 e finalmente são atualizados novamente, tendo assim três anos consecutivos de versões compatíveis com iPhones idênticos aos quais as novas gerações são adicionadas.

A Apple esqueceu esses outros recursos?

Widgets interativos:Eles eram esperados como água em maio após o redesenho no iOS 14, mas finalmente esses elementos permanecem os mesmos e não podem ser interagidos. Eles continuam fornecendo informações muito interessantes, mas no final não param de servir como atalhos para seus respectivos aplicativos quando clicamos neles. Redesenho da tela de bloqueio:Esse boato parecia forte e era esperado que a tela do iPhone antes do desbloqueio integrasse algum tipo de elemento visual na forma de um mini widget. Teremos que esperar para ver se ele está integrado ao próximo iPhone com telas LTPO, pois faria muito sentido neles se eles tivessem a função Always On Display Novos ícones:Após a mudança introduzida no macOS 11 com ícones de aplicativos tridimensionais, pensou-se que talvez no iOS 15 veríamos algo semelhante. No es que sea algo funcional o que agrade a todos, pero si es cierto que hay muchos usuarios que demandan un cambio visual algo más profundo desde un iOS 7 que cambió todo y que a día de hoy ha evolucionado, pero no mostrado ningún cambio destacable neste sentido. Multi usuário:Embora essa função fosse mais esperada no iPad, não é menos verdade que teria sido interessante integrar diferentes modalidades de usuário ao mesmo iPhone. Se, por exemplo, você estava trabalhando, usou um modo no qual tem acesso a determinados aplicativos e notificações, enquanto em repouso pode acessar outros. Foi um pouco polido com o novo modo Não perturbe, embora ainda seja insuficiente para alguns. Tela dividida:Não foi rumores, mas é um dos eternos desejos dos usuários. Ainda não é possível usar dois aplicativos ao mesmo tempo em um iPhone e considerando o quão bem ele funciona no iPadOS (que também foi aprimorado), seria interessante vê-lo em menor escala para telefones celulares.