Como limpar as portas de um iPhone sem danificá-las

Alguns dos problemas que podem ocorrer no iPhone podem ser devido à sujeira ambiental. Acima de tudo, isso pode ocorrer na porta de carregamento e nos alto-falantes, que é onde muitas outras falhas são causadas. É por isso que neste artigo contamos em detalhes tudo o que você precisa saber para manter essa sujeira sob controle e removê-la com segurança sem danificar a integridade do iPhone.

Por que é importante limpar a porta de carregamento e os alto-falantes?

A sujeira é sempre um problema para qualquer dispositivo eletrônico. Mas no caso de um iPhone, é sempre muito mais complicado porque está sempre sendo transportado em lugares diferentes, fazendo com que muita sujeira entre nos orifícios abertos para o exterior. Estes são claramente a porta de carregamento e os alto-falantes inferior e superior. O pó pode ser introduzido em qualquer um destes orifícios de uma forma muito simples. Além disso, com o fato de tê-lo sempre no bolso, alguns fiapos podem ser introduzidos por esses orifícios.

Isso pode acabar causando alguns problemas de longo prazo que são bastante desconfortáveis. O mais irritante é, sem dúvida, o relacionado à porta de carregamento. Um simples fiapo ou poeira na entrada de energia acabará fazendo com que você mal conecte o cabo de carregamento. Isso ocorre porque os conectores podem ser bloqueados, impedindo que qualquer conexão seja feita. Isso é algo que pode ser irritante a longo prazo, pois impedirá que o dispositivo seja recarregado.

ipad relâmpago

No caso dos alto-falantes, pode não acabar inutilizando o aparelho, fazendo com que ele não consiga carregar, mas também acaba sendo um problema. Especialmente ao ouvir música ou fazer uma chamada, pode não ser ouvido com a mesma intensidade. Este é um sinal de que algo está acontecendo com os alto-falantes bloqueando a saída de som fazendo com que eles sejam limpos.

Mantenha as conexões longe da água

Ao limpar as portas de um iPhone, a água deve ser evitada a todo custo. Apesar de os modelos mais recentes do iPhone incluirem proteção contra líquidos, é sempre necessário evitar o fato de interagir com a água para realizar a limpeza. Isso porque essa proteção não é 100% garantida devido à incapacidade da empresa de realizar testes em cada um dos dispositivos que vão sair de fábrica. É por isso que você sempre deve ter muito cuidado, pois em caso de vazamento, a água entraria diretamente no interior do dispositivo.

Caso isso ocorra e acabe causando problemas na operação, o reparo não é garantido. Isso porque não está dentro do programa de garantia, tornando totalmente desaconselhável fazer a limpeza com líquidos. Existem outras opções para poder limpar adequadamente tanto o conector de carregamento quanto os alto-falantes, como comentaremos.

iPhone relâmpago

Deve-se notar que com líquidos não se limita apenas à água. Isso inclui muitos outros compostos que são abrasivos, como alvejante ou amônia para fins desinfetantes. Afinal, trata-se de agentes abrasivos que, além de causar danos internos, também podem causar danos externos ao remover a tampa do chassi e a proteção acima dela. É por isso que esse tipo de produto deve ficar longe do iPhone para que não haja problema.

Usando palitos de dente para remover a sujeira

Um dos sistemas mais fáceis de remover a sujeira de um alto-falante ou de uma porta é sem dúvida com um cotonete. Isso pode remover poeira ou qualquer tipo de elemento muito mais fácil do que passar um simples pano sobre ele. Isso se deve basicamente ao fato de o espaço ser menor e por isso se consegue um resultado melhor com um cotonete. No caso de alto-falantes, o bastão pode ser levemente umedecido para obter uma melhor coleta de toda a sujeira existente nos orifícios.

Embora, como comentamos anteriormente, deve-se notar que ele simplesmente deve ser umedecido. Ele não deve estar totalmente encharcado de água e obviamente não próximo à porta de carregamento para evitar todos os problemas que acabarão acontecendo. Além disso, deve-se sempre observar que o equipamento deve ser desconectado da fonte de alimentação quando for realizada a limpeza correspondente. Esses cotonetes são bastante baratos e acessíveis para limpar a qualquer momento.

iPhone relâmpago

Também todos estes utensílios podem ser encontrados nos diferentes kits de limpeza. Isso inclui diferentes modelos com dicas que se adaptam aos diferentes orifícios de um iPhone, como alto-falantes e portas de carregamento. Por exemplo, o da marca YuCool que tem um preço mais baixo de 10 euros.

Jogo de limpeza YuCool compre em Logo da Amazon EUR 7,99

Os pinos podem ser usados?

Quando se trata de remover a sujeira de alguns lugares peculiares, como a porta de carregamento, às vezes você pode ficar tentado a usar algo afiado. Estamos nos referindo a pinos com o objetivo de retirar aquele penugem que tanto incomoda na hora de recarregar o aparelho ou tirar a poeira dos alto-falantes. Isso é algo que deve ser evitado a todo custo, pois pode acabar afetando as conexões internas do dispositivo.

Embora possa acabar sendo removido com bastante cuidado, deve ser evitado, pois o conector pode ser dobrado. No final, poderia fazer com que a suposta solução pudesse causar muito mais danos. Isso também é adicionado ao uso de ar comprimido em uma área tão pequena que não terminaria de funcionar corretamente. É por isso que é melhor evitar a entrada desse tipo de fiapo, embora às vezes seja impossível porque é transportado em uma bolsa ou bolso.