iPhone X e iPhone 12, qual tira fotos melhores?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Três anos separam o iPhone X do iPhone 12. Embora seja verdade que na família deste último encontramos dois modelos com melhor desempenho de câmera, acreditamos que é uma comparação justa e interessante que pode ser feita com esse mítico iPhone X Neste artigo comparamos todas as suas lentes, analisando os detalhes que cada uma é capaz de perceber.



Observação: Para oferecer uma melhor velocidade de carregamento da página, comprimimos as fotografias mostradas nas seções a seguir. No entanto, ambos têm a mesma porcentagem de compactação e tentamos perder o mínimo de qualidade possível, para que os resultados possam ser vistos perfeitamente.



Especificações da câmera de ambos os dispositivos

Nas seções a seguir você encontrará a comparação real entre os resultados de um dispositivo e outro, porém acreditamos ser conveniente observar primeiro quais são as diferenças no papel entre as câmeras do iPhone X e do iPhone 12. Dois modelos separados por vários anos de diferença e entre os que, em teoria, deveria haver um salto em termos de desempenho ao nível da câmera para tirar fotos e vídeo.



especificaçõesiPhone XiPhone12
lente grande angular12 Megapixels com abertura f/1.812 Megapixels com abertura f/1.6
lente telefoto12 Megapixels com abertura f/2.4Não tem
lente ultra grande angularNão tem12 Megapixels com abertura f/2.4
câmera traseira geral-Estabilização de imagem óptica dupla
-2x zoom óptico e 10x digital close-up
-Flash True Tone com sincronização lenta
-Modo retrato
-Iluminação Retrato
-HDR automático
-Estabilização Óptica de Imagem
-Zoom de close-up digital x5
- Zoom óptico x2
- Flash True Tone brilhante com sincronização lenta
-Modo retrato com efeito bokeh avançado
-Iluminação Retrato
-Controle de profundidade
-Smart HDR 3
-Fusão Profunda
-Modo noturno
lente frontal7 Megapixels com abertura f/2.212 Megapixels com abertura f/2.2
Câmera frontal geral-Retina Flash
-HDR automático
-Modo retrato
-Iluminação do retrato
-Retina Flash
-Smart HDR 3
-Modo retrato com efeito bokeh avançado
-Iluminação do retrato
-Controle de profundidade
-Modo noturno
-Fusão Profunda

A empresa Cupertino nunca destacou seus dispositivos da concorrência devido a especificações técnicas simples, sempre quis se destacar graças à experiência do usuário que as pessoas têm ao usar seus dispositivos. Algo semelhante pode acontecer neste caso. No papel as diferenças não são muito grandes, porém, como você pode ver na comparação das fotografias, que é o que realmente importa, os resultados entre os dois aparelhos são bem diferentes. No entanto, antes de entrar completamente na comparação de resultados, queremos explicar a você quais são as diferenças mais notáveis ​​​​que você pode encontrar entre os dois dispositivos.

  • o lente ultra grande angular É, sem dúvida, uma das grandes diferenças entre o iPhone X e o iPhone 12. É um tipo de câmera capaz de proporcionar uma enorme versatilidade e que, ao tirar fotos com boa luz, é capaz de oferecer resultados realmente notáveis. No entanto, seu desempenho quando o brilho cai é bastante ruim.
  • adeus a telefoto no iPhone 12. Se antes comentamos que uma das grandes diferenças entre os dois é a existência da ultra grande angular no iPhone 12, também é a existência da lente telefoto no iPhone X. Uma lente que permite poder tirar fotos com algo mais zoom sem perder qualidade nos resultados. No entanto, em uma base regular, o usuário médio tende a usar a lente ultra grande angular mais do que a lente telefoto.
  • o chip A14 Biônico É outro dos pontos de inflexão entre os resultados oferecidos por um dispositivo e outro. O iPhone 12 realiza um processamento de imagem muito mais poderoso que gera resultados muito melhores, como você pode ver abaixo na comparação fotográfica que preparamos para você neste post.
  • A possibilidade de tirar fotos de qualidade à noite é, talvez, a diferença mais notável a nível funcional para um usuário que não investe muita energia em tirar fotos. modo noturno Isso mostra, e é claro que é um tremendo avanço por parte da Apple, algo que o iPhone 12 tem, mas que o iPhone X obviamente não gosta.
  • Um ponto fundamental que diferencia bastante os benefícios e, sobretudo, os resultados que ambos os dispositivos podem oferecer é a abertura de seus óculos , especialmente a diferença na principal, a grande angular.

Vamos tentar a câmera frontal

Como você viu na tabela de comparação, no papel você pode encontrar algumas diferenças entre a câmera frontal do iPhone X e a câmera frontal do iPhone 12, pois a primeira possui 7 megapixels enquanto a segunda possui 12 megapixels. No entanto, esse tipo de dado técnico nem sempre se reflete em resultados convincentemente melhores, então o que realmente importa é o que você pode apreciar quando vê as diferentes imagens que uma e outra capturam.

Que tal selfies em Retrato?

Selfie Retrato iPhone X Selfie Retrato iPhone 12

Vá em frente que o objeto desta selfie, que coincidentemente é o mesmo servidor que está escrevendo essas linhas, não foi tão arrumado quanto possível para fotografia. De qualquer forma, brincadeiras à parte, podemos ver que o tratamento de cores que ambos os terminais fazem é tremendamente semelhante. Claro, o iPhone 12 é mais brilhante ou pelo menos o tratamento computacional que ele executa faz com que pareça assim. Se nos atermos a detalhes como o corte de cabelo ou o desfoque do fundo, observamos que ambos se comportam de maneira semelhante. Os cabelos rebeldes no pescoço pregaram uma peça em ambos, que o ofereceram fora de foco, confundindo-o com o fundo. Poderíamos dar um empate técnico aqui ao nível de hardware, mas a verdade é que o iPhone 12 leva o bolo por tratar melhor a fotografia a posteriori e também permitir que você escolha o nível de profundidade, algo que não está presente no iPhone X.



Também temos que colocar o foco no fundo da imagem. No caso do iPhone X podemos ver como a luz foi superexposta, até escondendo a cor amarela da parede com um branco deslumbrante, o que não acontece no iPhone 12, que sem dúvida tratou muito melhor a imagem.

O que suas câmeras traseiras oferecem?

A grande diferença entre o iPhone X e o iPhone 12 está sem dúvida na parte traseira, especificamente no módulo de câmera dupla que cada um dos dispositivos monta. E é que, apesar de ambos terem uma câmera dupla, não são exatamente iguais, cada um oferecendo uma opção diferente e, acima de tudo, fazendo uso do processador para terminar de interpretar a realidade e mostrá-la o mais fielmente possível. do utilizador. Quem vai fazer melhor?Então você pode conferir.

fotos de grande angular

Grande angular iPhone 12 Grande angular iPhone X

A coisa mais óbvia que vemos à primeira vista é que ambos capturam ângulos diferentes e, embora tenhamos tentado reajustar os tamanhos posteriormente, acreditamos que é conveniente deixá-lo assim para poder apreciar mais as diferenças. O céu é um ponto diferencial muito interessante de se analisar. Enquanto o iPhone X capturou cores mais brancas, o iPhone 12, por sua vez, fez uma interpretação mais realista e também muito mais artística, de fato, o que o iPhone X fez foi superexpor o céu quando realmente as condições para realizar a fotografia não eram muito exigente, pois não havia fonte de luz muito potente, pelo contrário, a luz existente é uma luz suave, típica do pôr do sol, como o iPhone 12 conseguiu capturar. Essa grande diferença é marcada pela diferença no HDR que cada uma das equipes tem. O iPhone X tem a primeira versão, enquanto o iPhone 12 conta com HDR 3, ou seja, uma evolução considerável que, como você pôde perceber, torna o iPhone 12 capaz de obter mais informações da realidade e interpretá-la muito melhor.

Se dermos um zoom nos tijolos que fazem parte do edifício podemos ver como o '12' ganha o jogo sobre o 'X' e embora seja verdade que não podemos dizer que os está interpretando de uma maneira muito realista porque eles são elementos distantes, sim mais detalhes são apreciados. Onde podemos ver diferenças palpáveis ​​é na cor do próprio edifício. Por um lado, o iPhone X embaça levemente sua cor, talvez como resultado da superexposição do céu, enquanto o iPhone 12 oferece uma cor mais saturada e realista, alinhada com o restante da imagem. Essas são certamente diferenças esperadas e óbvias entre duas equipes separadas por vários anos e várias gerações, nas quais a empresa de Cupertino, como você viu, evoluiu nos recursos fotográficos que oferece aos usuários através do iPhone.

Telefoto iPhone X vs iPhone 12 Ultra Wide

Como você terá visto na tabela inicial, ambos os dispositivos possuem uma câmera dupla na parte traseira, mas compartilham apenas a grande angular (embora com diferenças em ambos os casos). O iPhone X possui uma lente telefoto que permite tirar fotos com zoom óptico x2 que vai até x10 graças ao zoom digital, embora não tenha como criar uma visão ultra grande angular mesmo por meio de software. O iPhone 12, por sua vez, possui uma lente ultra grande angular x0.5 e, embora seja verdade que não possui uma lente telefoto, pode mostrar um zoom digital x5. Qual é a diferença entre zoom óptico e digital? Pois bem, este primeiro é feito pela própria lente, garantindo maior nitidez e qualidade, enquanto o digital é feito por software como se estivéssemos ampliando a imagem com o dedo, o que no final oferece resultados inferiores em qualidade.

Zoom óptico x2 iPhone X Zoom óptico x0.5 iPhone 12 Zoom digital x10 iPhone X Zoom digital x5 iPhone 12

Como explicamos anteriormente, a qualidade de um zoom digital não é a mesma de um óptico. Se deixarmos de lado que um é x5 e o outro x10, o zoom digital de ambos os terminais deixa muito a desejar em termos de qualidade e nitidez. Pode ser usado para mostrar algo concreto em um determinado momento? Perfeitamente, mas nesta seção continuamos encontrando dispositivos que ainda estão muito longe do que uma câmera profissional pode oferecer a esse respeito, algo lógico por outro lado.

No entanto, também devemos enfatizar a presença da lente ultra grande angular, que, como você viu no exemplo que deixamos acima, oferece um ponto de vista realmente atraente. Certamente, se a grande maioria dos usuários tivesse que escolher entre ter uma lente telefoto ou uma lente grande angular, a maioria optaria pela última, pois é muito mais utilizável no dia-a-dia, além dos resultados que capazes de oferecer, são muito atraentes e atraentes.

Vamos tentar o Modo Retrato?

Modo Retrato do iPhone X Modo Retrato do iPhone 12

Essa modalidade é uma das mais interessantes há anos porque oferece um efeito de desfoque de fundo que faz com que os assuntos se destaquem mais, portanto, em um nível artístico, são muito bonitos de se ver. O iPhone 12 tem um argumento convincente para entender e é que possui uma função que permite escolher o nível de desfoque do fundo, portanto, no final, teremos maiores possibilidades a esse respeito, acima de tudo, porque desta forma serão os próprios usuários que poderão escolher o grau de desfoque que sua fotografia terá, tornando-a muito marcante ou, ao contrário, muito mais sutil e até natural. Deixando isso de lado, há outra valorização a destacar e que é que o iPhone X tira essas fotos apenas com a lente telefoto. No final, o que encontramos são duas interpretações semelhantes, mas com nuances diferentes.

Por um lado, como acabamos de comentar, o fato de o iPhone X tirar a foto com a lente telefoto faz com que pareça muito mais próximo do assunto, enquanto o iPhone 12 tira com a lente grande angular e, portanto, há um pouco mais de distância entre o aparelho e o protagonista. No entanto, podemos ver a diferença em dois pontos principais, primeiro a cor, ambos os dispositivos interpretam a realidade de forma muito diferente, onde o iPhone X tende a escurecer a imagem, gerando até mesmo algum ruído, enquanto o iPhone 12 oferece uma imagem muito mais realista e interpretação natural, sendo o grau de detalhe também maior. O segundo ponto que mencionamos é como eles interpretam o fundo da imagem. El iPhone X tiene bastantes dudas, incluso llega a meter casi en primer plano la planta que puedes observar detrás de nuestro protagonista, algo que no sucede en el iPhone 12 que interpreta perfectamente qué es lo que está en primer plano y que es lo que está no fundo.

O modo noturno faz a diferença

Modo noturno do iPhone X (2) Modo noturno do iPhone 12 (2) Modo noturno do iPhone X (3) Modo noturno do iPhone 12 (3) Modo noturno do iPhone X (1) Modo noturno do iPhone 12 (1)

O iPhone 12 tem Modo Noturno e o iPhone X não e este pode ser o melhor resumo do que acontece nesta seção. Os sensores do dispositivo mais recente, acompanhados de seu tratamento de software, estão mais do que preparados para mostrar maior luminosidade em situações de pouca luz, enquanto o iPhone X, por sua vez, não possui nenhum modo que o permita automaticamente. . Existem aplicativos de terceiros focados em melhorar esse tipo de fotografia, mas no final você não pode pedir peras ao olmo, pois a câmera não foi projetada para fotografia para esses fins.

Este é sem dúvida, como mencionamos anteriormente, o ponto que talvez possa fazer a maior diferença para o público em geral. As diferenças entre os dois são óbvias, como poderia ser de outra forma. Realizar una imagen con poca luz en el caso del iPhone X es una auténtico problema, no hay más que ver cómo sobreexpone de manera clara la nieve, y cómo el iPhone 12 es capaz de trata en su justa medida tanto las luces como el color de a imagem. Sem dúvida, este pode ser um ponto de virada para muitos usuários que desejam aproveitar ao máximo as câmeras e as possibilidades oferecidas pelo smartphone.

A fotografia computacional ganha o jogo

É curioso ver como em lentes tão semelhantes de 12 Megapixels são obtidos resultados tão diferentes. Isso não é mágica, embora pareça, mas se deve, entre outras coisas, a Fusão Profunda como o principal elemento diferenciador. Este termo refere-se ao processamento que o telefone faz da fotografia, seu aprimoramento computacional e seu sistema de aprendizado que melhora consideravelmente os resultados na fotografia. Esta é uma mecânica lançada no iPhone 11 e espera-se que seja mantida em cada geração e seja vista aprimorada a cada etapa, mas comparar um iPhone como o X sem esse sistema e um como o 12 que o incorpora é o menos implacável para o primeiro.

Para todos os efeitos, as fotos tiradas por um iPhone 12 serão melhores que as de um iPhone X , embora a percepção e o gosto de cada pessoa também entrem em jogo aqui, o que é tremendamente subjetivo. O que se vê é que hoje está se tornando cada vez mais importante o que o aparelho faz uma vez que tira a foto, ou seja, qual é o tratamento da imagem que a câmera conseguiu tirar. Os processadores têm cada vez mais capacidade para processar fotografias, o que significa que ao nível do hardware já não é tão importante e decisivo ter um dispositivo carregado de especificações.

É justificado ir para um iPhone 12 para a câmera?

  • Você gosta de fotografia e tem qualquer outro aparelho que não seja nenhum desses: aposte no iPhone 12.
  • Você gosta de fotografia e tem um iPhone X: aposte no iPhone 12.
  • A fotografia é-lhe indiferente, não tem nenhum dos dois telemóveis e encontra uma boa oferta no X: aposte no iPhone X.
  • A fotografia é-lhe indiferente e tem um iPhone X: continue a manter o seu iPhone X.

Originalmente íamos preencher esta seção com ideias, mas acreditamos que o resumo em quatro pontos com base em nossa experiência e percepção é muito mais claro. Entendemos que se você está interessado em fotografia este é um ponto extremamente importante na sua decisão de compra, mas em qualquer caso outros aspectos devem ser levados em consideração. É verdade que o iPhone 12 supera o iPhone X em praticamente tudo, mesmo naqueles pontos em que câmeras e fotografia não têm nada a ver com isso, mas o preço costuma ser um valor determinante e levando em consideração que o 'X' é mais antigo, o mais provável é que você encontre um ótimo negócio para ele. No entanto, é preciso levar em consideração a vida útil de cada um desses dispositivos, pois com o iPhone 12 você terá muito mais anos de atualizações, o que prolongará a vida útil do seu dispositivo.