Novas versões do iOS, macOS e empresa… na próxima semana



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Ontem houve lançamentos RC (Release Candidate) pela Apple para as seguintes versões de software: iOS 15.3, iPadOS 15.3, macOS 12.2 e watchOS 8.4. Esses são, a priori, os betas finais dessas versões que devem ser as mesmas que acabam chegando ao público na próxima semana.



Lembramos que, embora não haja um prazo definido entre o lançamento do RC e a versão oficial para o público, a empresa sempre lança essas versões pelo menos 3 dias antes dessas finais. Portanto, a partir de segunda-feira você já poderá ter essas atualizações no seu iPhone, iPad, Mac e Apple Watch. Se você é um desenvolvedor e tem um perfil beta, agora pode atualizar.



Muito Barulho Por Nada?

Se o mencionado RC chamou a atenção para algo, principalmente os do iOS 15.3, é porque o alto peso em GB eles têm (entre 5 e 6 GB). Não é irracional encontrar versões de software com tanto peso, já que é até comum às vezes. No entanto, é estranho que sejam tão pesados ​​porque Dificilmente trazem novidades.



Além disso, a nível visual e funcional não trazem nada de relevante para o público. São versões em que basicamente corrigir problemas de desempenho , como no caso do watchOS 8.4, que corrige um problema ao carregar o apple watch que está presente em 8.3. Também incluído patches de segurança importantes como o que afeta o Safari e que vimos esta semana.

segurança mac safari

Esse problema do Safari acima mencionado permitiu que sites que usavam a API Javascript chamada IndexedDB acessassem a atividade do usuário e até mesmo sua foto de perfil do Google. Ele estava presente tanto no navegador nativo do Mac quanto no do iPhone e iPad, portanto, entende-se que a empresa não lançará nenhuma atualização anterior e será nessas próximas versões que será completamente corrigido.



Mas sim, em última análise parecem versões sem muito interesse para o público. Daí o muito barulho e poucas nozes. Embora seja verdade que ainda é essencial atualizar para ter as últimas melhorias de segurança, também é compreensível que para grande parte do público possa ser algo sem importância porque não contém novidades. E mais quando funções como o Controle Universal ainda são aguardadas , que ainda não foi lançado em Macs.

Sem atualização para quem ainda está no iOS 14

Uma das notícias mais interessantes que vimos no ano passado é que os usuários que ainda estavam no iOS 14 ou iPadOS 14 poderiam continuar recebendo patches de segurança sem precisar atualizar para versões mais recentes. Isso, a priori, foi voltado para aquele público que estava mais relutante em atualizar por medo de que o desempenho da bateria piorasse ou eles pudessem sofrer com bugs que não experimentavam em suas versões anteriores.

Bem, na semana passada foi confirmado que não era mais possível obter esses patches, a menos que você atualizasse para as versões atuais do iOS e iPadOS 15. A princípio foi considerado um erro, mas a própria Apple confirmou que essa medida era sobre algo temporário e que confiam plenamente nas suas versões mais recentes e, portanto, são as que recomendam ter para desfrutar de novidades visuais e funcionais, mas também a nível de segurança.