Por que a otimização no iOS é melhor do que no Android?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Um dos grandes pontos fortes da Apple é a otimização, os de Cupertino sabem que o sucesso de um grande produto vem da integração entre hardware e software, portanto, o iOS pode ser o melhor sistema otimizado hoje, mas como explica essa otimização? Por que a Apple precisa de menos hardware do que a concorrência para obter melhores resultados de desempenho? Nós explicamos tudo isso aqui .



Antes de começarmos, vamos esclarecer que essa comparação é entre Android e iOS. Sabemos que existem outros sistemas operacionais móveis como Windows ou BlackBerry OS, mas sua participação de mercado é tão baixa que nos concentraremos apenas nos dois principais sistemas operacionais móveis do mercado.



Se falamos de otimização, devemos ter em mente que a Apple, ao contrário do Google, só precisa otimizar seu código para uma série limitada de dispositivos, começando com essa informação importante, explicamos o restante dos fatores que influenciam a otimização.



iOS vs Android, Swift vs Java

Tudo começa na base dos sistemas, os aplicativos Android são escritos em Java, pode parecer que isso não é importante, mas não é. Como qualquer tipo de linguagem de programação, Java tem suas vantagens e desvantagens. Sua principal vantagem é que essa linguagem funciona para qualquer tipo de hardware. (assim como o Android hoje) e sua máquina virtual é uma das de melhor desempenho do planeta. No entanto, todos os aplicativos da linguagem Java têm desempenho mais lento porque precisam ser executados em uma máquina virtual.

O Objective-C foi substituído pelo Swift na Apple. Essas linguagens de programação fazem com que os aplicativos rodem diretamente no sistema em um nível inferior, diferente do Android, eles não rodam em uma máquina virtual, isso faz com que o desempenho seja superior ao do Android. Observe que A Apple já disse que o Swift foi desenvolvido para aumentar o desempenho do aplicativo em relação ao Objective-C. , então a diferença é ainda maior.



Vamos deixar claro que o uso de uma ou outra linguagem de programação não diferencia um sistema operacional do outro em melhor ou pior, simplesmente cada sistema operacional tem as vantagens e desvantagens de sua linguagem de programação. Sem Java, o Android não estaria disponível na maioria dos celulares do mercado. e se o iOS não usasse Objective-C não seria tão bem desenvolvido.

Processos de Execução: Multitarefa

A outra diferença entre os dois sistemas operacionais está no gerenciamento dos processos de ambas as plataformas. Isso pode ser visto na multitarefa de ambas as plataformas, o Android tende a manter os processos prioritários rodando em segundo plano enquanto o iOS não possui multitarefa real.

Em outras palavras, iOS fecha os aplicativos que o usuário mantém em segundo plano dependendo do uso da memória RAM, enquanto no Android, o sistema mantém na memória os aplicativos que ainda estão abertos . Isso faz com que o iOS seja menos sobrecarregado que o Android.

Como na seção anterior, isso tem suas vantagens e desvantagens em um sistema operacional e outro. No iOS, a fluidez aumenta, pois não precisa estar ciente dos aplicativos que ainda estão abertos no sistema, embora isso implique que não seja uma multitarefa real, no entanto, essa multitarefa se aplica a aplicativos que consomem menos RAM. No Android, você pode desfrutar de multitarefa real, mas a suavidade do sistema pode ser afetada pelo acúmulo de aplicativos em multitarefa.

O último explica por que os lançamentos de dispositivos Android usam mais RAM e mais núcleos de processador do que os dispositivos iOS.

Diferenças na memória ROM

A memória ROM é um dos componentes mais relevantes nos celulares atuais junto com o processador. A memória ROM influencia muitos aspectos, como velocidade de leitura e gravação da memória mas não é isso que realmente importa, é a gestão da própria memória que é mais importante.

No Android existem muito mais arquivos por aplicativo do que no iOS (cache, visualização de imagens, etc.), são arquivos que tendem a diminuir o desempenho de nossos terminais. A prova disso é que no Android existem muitos aplicativos que prometem limpar a memória do seu celular.

Isso é muito importante em dispositivos com baixa capacidade de memória, pois o sistema começa a perder desempenho na navegação geral. Isso, aliado ao fato de o Android permitir cartões de memória externos (as velocidades de escrita e leitura estão longe da memória ROM dos telefones) faz com que a experiência seja pior no Android.

A baixa eficiência das placas externas junto com as perdas de desempenho por falta de memória é um grande problema em muitos terminais Android . É por isso que muitos fabricantes costumam optar por telefones sem a possibilidade de expandir sua capacidade de memória por meio de cartões de memória.

A Apple, contra a concorrência, lança modelos com 16 GB de memória ROM porque o gerenciamento de memória com relação aos aplicativos instalados não afeta o desempenho do aparelho.

Camadas de personalização

Muitos fabricantes de Android geralmente lançam seus terminais com uma camada de customização no sistema operacional . Isso faz com que o sistema pareça mais carregado e acaba afetando o desempenho do aparelho. São adições que muitas vezes, ao invés de satisfazer os usuários, têm o efeito contrário sobre eles. É por isso que muitos fabricantes de Android, como Sony, Samsung, etc. ultimamente opte por camadas de personalização mais suaves e menos carregadas do que nos anos anteriores.

Pelo contrário, e para melhor ou para pior, o iOS não permite que ninguém coloque mais recursos em cima de seu software, então o sistema tenta ser o mais suave possível em comparação com alguns dos dispositivos da concorrência.

Se trata de dois sistemas operacionais semelhantes, mas diferentes, com suas próprias vantagens e desvantagens que eles gostam mais ou menos . O usuário final é que finalmente ele tem que escolher entre um ou outro, mas sua opinião nos interessa, é por isso que o deixamos na parte inferior da área de comentários para ler todas as suas opiniões, comentários ou sugestões, lembre-se de que as notícias ainda estão no ar nossa página Web.