Por que os criadores do Fortnite estão levando a Apple ao tribunal?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

alguns dos mais altos Executivos da Apple Eles estão aguardando para depor em um processo contra a empresa causado por uma reclamação da Epic Games, desenvolvedora de Fortnite. Isso acontecerá no mês de maio, após um 2020 muito movimentado, às custas de algumas cláusulas da App Store que agora estão em questão por supostamente serem abusivas para os desenvolvedores de aplicativos.



A famosa cláusula de 30% da Apple

A App Store é a única loja oficial de aplicativos da Apple para dispositivos como iPhone, iPad e Mac. Embora seja verdade que neste último seja possível baixar programas da Internet, isso não acontece em dispositivos iOS e iPadOS. Qualquer pessoa que cumpra uma série de regulamentos poderá introduzir seu aplicativo ou jogo nesta plataforma, algo que beneficia tanto os próprios desenvolvedores quanto a Apple.



A empresa de Cupertino tem uma seção nos regulamentos em que enfatiza que detém 30% dos lucros dos desenvolvedores que introduzem compras in-app em seus aplicativos da App Store. No caso do Fortnite, aqueles usuários que quisessem obter uma skin ou qualquer outro item disponível no jogo pagaram uma quantia que posteriormente teve que ser declarada à Apple com os respectivos 70% de lucro como desenvolvedores de jogos.



Loja de aplicativos

Epic Games ameaçou a Apple e removeu seus jogos

Pareceu a muitos desenvolvedores que a cláusula da Apple de aceitar essa comissão era abusiva e por isso a denunciaram perante a opinião pública. No entanto, a Epic Games foi além e anunciou que as compras in-app do Fortnite seriam feitas por meio de um canal externo e completamente alheio à Apple através do qual pretendiam não pagar a comissão.

Finalmente, a Epic cumpriu sua ameaça e lançou esta atualização também na Android Play Store, apenas para ficar cara a cara com a remoção do jogo pela Apple e Google. A campanha, no entanto, se concentrou na empresa da maçã, alegando que eles estavam roubando sua liberdade e até mesmo criando um vídeo emulando o clássico anúncio '1984' da Apple, deixando a empresa como tirana.



Apesar de tudo, a Apple deu ao Fortnite um período de várias semanas para ajustar suas compras no aplicativo de acordo com os regulamentos da App Store, em cuja recusa a conta de desenvolvedor da Epic Games seria eliminada. O prazo terminou em 31 de agosto e a Apple cumpriu a exclusão da conta da Epic, impossibilitando qualquer usuário de baixar o jogo ou atualizá-lo.

Quando e quem vai testemunhar no julgamento?

A Epic Games apresentou uma queixa formal no tribunal alegando práticas monopolistas da Apple em seu caso específico. Este julgamento começará em maio e vários pesos pesados ​​da empresa da maçã terão que testemunhar. De acordo com relatos do 9to5Mac, será Tim cook como CEO que encabeça a lista, mas também incluem outros rostos como Craig Federighi como líder da seção de engenharia de software. Aparentemente a lista de testemunhas é tão extensa que até um estagiário associado à figura de Phil Schiller, que atualmente ocupa o cargo de chefe da App Store entre outras funções, vai depor.