Qual é a melhor maneira de carregar um iPhone?

Não existe dúvida que manter 100% de saúde da bateria do iPhone é uma das maiores dores de cabeça desde que a Apple introduziu esse recurso (droga). Além do fato de que esta é uma porcentagem imprecisa na maioria das vezes, é verdade que as baterias se degradam com o tempo. No entanto, nem todos os dispositivos se desgastam da mesma maneira, pois existem alguns fatores envolvidos.

E, embora não seja a única coisa, a forma de carregar o iPhone costuma ser bastante importante neste momento. Porque sim, existem maneiras boas e ruins de carregar o iPhone. O fato de você ver que a bateria está recarregando não significa que você esteja fazendo isso da melhor maneira se quiser conservá-la por mais tempo. Tipo de cabo, adaptador, uso de carregamento sem fio, carregamento rápido… Qual é a melhor maneira de fazer isso?

Carregamento com fio vs sem fio

Você deve saber que, a priori, pode ser indiferente carregar o telefone de uma maneira ou de outra, desde que seja com acessórios de qualidade. Ou seja, não é necessário que seja o oficial da Apple, mas que pelo menos tenha certificado mfi , sigla para 'Made For iPhone', norma que certifica que qualquer cabo, adaptador de energia ou outro acessório utilizado atende a qualidade mínima para não danificar o aparelho.

E embora seja verdade que pode haver alguns problemas de carregamento rápido como o superaquecimento do dispositivo, isso pode não ser realmente uma preocupação. Obviamente uma temperatura alta é prejudicial para o iPhone em geral e para a bateria em particular, mas um pouco de calor é até normal e não deve ser uma preocupação se você estiver usando uma base de qualidade.

Agora, onde encontramos um fator determinante para a deterioração da bateria é no carga rápida. Embora a Apple não seja exatamente a empresa que oferece os melhores tempos nessa área, ela oferece cargas com até 20 W de potência em modelos recentes como o iPhone 12 e 13. A Apple aconselha , não é recomendado abusar dela.

iphone carregando a noite

Esse tipo de carga deteriora as baterias em menos tempo e, embora seja bom recorrer a elas de vez em quando, você não deve fazê-lo regularmente se quiser que sua saúde seja preservada. Portanto, é recomendável que você use Adaptadores de 7,5 W , que são os que oferecem os melhores tempos de carregamento sem danificar excessivamente a bateria. Funciona com 5W? Perfeitamente e ainda será melhor, mas você também deve ter em mente que com eles os tempos são bastante reduzidos.

O melhor conselho é…

O melhor de tudo nesta área é não fique obcecado. É perfeitamente compreensível que, depois de gastar muito dinheiro no seu celular, você queira mantê-lo o mais otimizado possível pelo maior tempo possível. Mas você não deve esquecer que no final, faça o que fizer, a bateria acabará se degradando mais cedo ou mais tarde. Mas tanto com um iPhone quanto com qualquer outro smartphone.

É sempre aconselhável carregar com baixa potência conforme descrito acima, não fazer interrupções durante o processo, tentar não usá-lo durante o carregamento, etc. Mas, no final, isso não deve se tornar algo a ser levado em consideração o tempo todo, para que você viva permanentemente ciente da maneira como carrega o dispositivo ou se a saúde caiu um percentual.