É necessário ter antivírus no iPhone? Todas as respostas



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Os chamados vírus são uma das muitas maneiras pelas quais os cibercriminosos têm acesso a dispositivos eletrônicos. O iPhone é um dos mais usados ​​e apesar de haver um cliché de que os iPhones são os telemóveis mais seguros, a verdade é que alguns aspetos devem ser qualificados. Neste post, informaremos se é necessário ou não instalar um antivírus no seu iPhone.



O iPhone é o dispositivo mais seguro?

Partimos da premissa de que qualquer dispositivo é inseguro. E não vamos exagerar porque é verdade, pois por mais cuidadoso que um usuário tenha com seus equipamentos e apesar de existirem rígidas barreiras de segurança, não se pode dizer que existe um telefone, computador ou tablet cem por cento seguro. De fato, há muitas recompensas de grandes empresas para quem encontrar falhas de segurança.



vírus móveis



Por outro lado, existe uma lenda sobre os dispositivos iPhone e Apple em geral pela qual se entende que são equipamentos muito seguros. Isso é verdade em parte, pois a empresa de Cupertino concentra grande parte de seus esforços na implementação de medidas de segurança em seus terminais, o que restringe o acesso a uma infinidade de recursos que terceiros podem acessar. Um caso disso é o NFC, que se restringe principalmente a pagamentos feitos através do Apple Pay. No entanto, pode-se dizer que no final um iPhone pode ou não ser seguro. dependendo do uso que se faz dele. Embora isso também seja comparável hoje aos dispositivos Android.

O melhor antivírus é você

Inúmeros especialistas garantiram que o dispositivo eletrônico mais seguro do mundo seria aquele que fica a vários metros de profundidade, sem conexões bluetooth, WiFi e sem nada conectado a ele. Embora pareça exagerado, é real, embora existam muitas maneiras de garantir maior segurança em nossos dispositivos. O primeiro deles é o senso comum , ou seja, se suspeitarmos que estamos baixando um arquivo de origem duvidosa ou navegando em sites que já são inseguros, devemos ter cuidado e tentar não instalar nada que possa danificar o iPhone.

jailbreak ios



Realmente tudo isso aumenta com o perigos do jailbreak no iPhone , que é a principal ameaça. Entendemos que alguns usuários desejam ter uma gama maior de possibilidades para seu terminal graças a esses ajustes atraentes que encontramos aqui. No entanto, não devemos esquecer que a execução do Jailbreak em si depende das falhas de segurança no iOS, já que a Apple impede esse tipo de processo colocando o dispositivo em risco. Apesar de nem todos os aplicativos de terceiros que podem ser baixados nesse modo serem inseguros, a verdade é que ninguém pode garantir que sejam cem por cento confiáveis.

Dicas para melhorar a segurança

Como mencionamos anteriormente, o melhor antivírus é cada um dos usuários com o senso comum característico dos humanos. É uma realidade que existem muitos perigos que podem ser encontrados na Internet. Isso torna qualquer sistema operacional propenso a várias infecções de arquivos que podem ser baixadas acidentalmente. Recomendamos sempre quais são essas principais fontes e também como você poderá evitá-las.

A importância de não conceder permissões

Como mencionamos anteriormente, o melhor antivírus é você e pode ser muito simples conceder permissões às entranhas do seu dispositivo. Através dos perfis de segurança, você pode acessar facilmente os arquivos internos e, portanto, fazer diferentes modificações. Você deve ter muito cuidado com os chamados perfis de download. Em qualquer link que você pode clicar, você pode ver a confirmação da instalação de um.

Geralmente com a promessa de resolver outros problemas de segurança ou ter acesso a aplicativos de graça quando são pagos. Simplesmente, você deve ter cuidado com todos esses perfis de download que não são comuns para um usuário básico.

Ameaças na App Store do iOS

A Apple possui uma das lojas de aplicativos mais seguras, para a qual possui alguns regras rígidas para desenvolvedores que desejam expor seus aplicativos nele. A empresa tenta garantir que nenhum cibercriminoso possa obter o controle do iPhone, mas infelizmente não são infalível. Por isso, explicamos acima que nenhum dispositivo pode garantir totalmente a segurança.

mac infectado

Se você foi infectado, não entre em pânico.

Ocasionalmente, encontramos um aplicativo que burlou esses regulamentos e também conseguiu enganar os usuários oferecendo algumas funcionalidades e, em segundo plano, rastreando o computador e extraindo dados para os interesses dos criminosos. O bom disso é que assim que houver a menor suspeita, A Apple intervém rapidamente , removendo temporariamente o aplicativo e notificando o desenvolvedor para que ele cumpra os regulamentos. Nos casos mais graves, a empresa veta por completo qualquer tipo de modificação no app.

Felizmente, esses casos são muito específicos e em raras ocasiões afetou um número significativo de usuários. No entanto, é sempre aconselhável que quem instalou um aplicativo desse tipo o desinstale o quanto antes e, se possível, restaure o sistema operacional sem backup. Este último servirá para eliminar qualquer vestígio de malware no iPhone.

Safari também é uma fonte de perigo

No dia a dia, muitas buscas são realizadas por meio de navegadores, como o Safari. Mas você sempre deve ter em mente que em cada uma das pesquisas que você realiza há muitos arquivos que podem ser baixados. Em cada um dos downloads que você fizer, é possível que você tenha um documento infectado e que afete o funcionamento geral do dispositivo. Lembre-se de que, em muitas ocasiões, os antivírus não são capazes de detectar esse malware malicioso.

Nesta situação, é aconselhável nunca fazer download de uma página da Web em que você não confia totalmente. É necessário verificar a autenticação que possui pelos certificados de segurança que são concedidos. E igualmente, devemos ter cuidado com os downloads que prometem ter um aplicativo gratuito.

O phishing está sempre presente

Outro dos grandes problemas está no seu e-mail e também nas mensagens de texto ou SMS. Todos os dias são enviadas muitas mensagens com publicidade enganosa, ou também com links que procuram para serem clicados. Caso você pressione, é possível infectar o dispositivo para obter códigos de acesso bancário ou até mesmo arquivos internos que você possa ter.

A recomendação geral, nesses casos, é sempre ter um bom senso bem treinado. Em nenhum caso você deve clicar em um link em que não confia. Lembre-se de que nenhum banco ou empresa em geral solicitará dados como a chave do seu cartão ou seus dados de identificação por meio de um formulário que você nem mesmo solicitou.

Antivírus do iPhone não funciona

Há vários anos, a Apple decidiu remover o antivírus da sua App Store, considerando que não eram necessários tendo em conta a equipa por detrás do iOS, verificando que não existem falhas de segurança. No entanto, se fizermos algumas pesquisas na App Store, podemos ver que existem aplicativos que afirmam atuar como antivírus, mas isso não é verdade.

Por que ainda há antivírus na App Store? Nós não sabemos, mas apesar de serem desenvolvidos por empresas anti-malware reconhecidas e que em suas funções pode-se garantir que eles eliminem vírus, o que eles realmente fazem é atuar como conselheiros. Eles não verificam o sistema operacional em busca de malware, pois o têm restrito, mas avisam ao navegar por redes Wi-Fi inseguras, quando mensagens suspeitas são recebidas ou quando entramos em um site que pode ser perigoso.

A instalação de um desses antivírus pode ser recomendada porque os recursos que eles realmente oferecem podem ser úteis até certo ponto, mas você não pode esperar que eles façam verificações completas do sistema e removam arquivos suspeitos. Felizmente ou infelizmente, quem deve se encarregar de rastrear o iOS em busca de problemas é a própria Apple e o usuário que atua atualizando o software ou restaurando o iPhone.