Tesla cutuca a Apple às custas de seu design de produto



Na linha da conversa sobre a Apple, ele também admitiu que usou um Apple Watch, afirmando que odiava admitir isso. Não sabemos se é o design ou outro fator que leva Houlzhausen a sentir-se assim ao usar um smartwatch de maçã, mas expôs as razões pelas quais o usou e que são precisamente uma das grandes virtudes destes relógios: a sua excelente histórico de atividade física.

Há motivos para reclamar?

Esses tipos de declarações sobre o design da Apple são dignas de notícia, pois vêm de um alto executivo da Tesla, embora esteja claro que ele não é o único com sentimentos contraditórios sobre o assunto. E é que, de acordo com o velho dogma de se algo funciona, não toque, a pequena mudança no design dos produtos da Apple poderia ser justificada, mas também é verdade que nem sempre foi assim.



É evidente que nem a Apple nem qualquer outra empresa pode fazer avanços em design todos os anos e para tantos produtos quantos abriga hoje em dia. No entanto, as mudanças foram tão poucas ao longo dos anos que acabou sendo impressionante. Veja mas o caso do iMac , que passou mais de 10 anos com um padrão de design e fator de forma que só foi desfeito no ano passado com a chegada do primeiro desktop com chip M1.



imac 21,5 vs 24



O caso do Iphone é outro que se destaca não muito positivamente nesta área. De fato, do iPhone 6 ao iPhone 8, os designs foram reciclados e ainda hoje esse fator de forma ainda está presente em versões como o iPhone SE. Do iPhone X até o '13', também não houve muitas variações na frente. No final, observamos pequenas mudanças pontuais que, de fato, uma diferença é perceptível ao longo do tempo, mas não são lembrados muitos casos de mudanças abruptas de um ano para o outro.

Seja como for, o debate está servido. A Apple não é uma empresa que costuma responder a esse tipo de afirmação, mas com certeza a empresa não terá se saído muito bem. E ainda mais com a disputa silenciosa que mantêm com a Tesla, empresa líder nestes tempos e que na sua época poderia vir a fazer parte da Apple.