Todas as formas de compartilhar sua internet no Mac

Hoje pode parecer praticamente impossível usar um aparelho sem qualquer tipo de conexão com a internet. Mas às vezes você nem sempre tem um roteador que emite um sinal Wi-Fi constantemente. Nesse caso, você deve saber que o Mac pode ser de grande ajuda nessas situações para poder criar uma rede local que forneça internet a outros dispositivos. Neste artigo explicamos os passos para poder fazer a configuração mais adequada.

Quais funções serão fornecidas ao compartilhar a Internet

Como o próprio nome indica, esta é uma funcionalidade que sempre permitirá compartilhe a conexão com a Internet de maneira confortável com qualquer dispositivo. No final, o computador funcionará como um simples roteador e, no final, todos os dispositivos que estiverem por perto poderão se conectar rapidamente ao Mac. Essa é uma função que pode ser desconhecida para muitas pessoas, mas que deve ser descoberto, pois pode salvar de uma emergência a mais de uma.

Mas com certeza você já pensou… Quando vou precisar desse tipo de funcionalidade? Isso pode acontecer especialmente quando você está com um Mac conectado à Internet via Ethernet ou cabo e não há conexão Wi-Fi. Nesta situação, o que você será capaz de fazer é Compartilhe a conexão com outros computadores ou dispositivos móveis através da conexão Wifi. Desta forma, o problema que pode existir de não poder conectar um computador à Internet por este meio tão comum é completamente corrigido.

Etapas a seguir para compartilhar a Internet

Uma vez tomada a decisão de optar por compartilhar a conexão de internet com uma pessoa próxima a você, há muitos passos prévios a serem dados. Nesta situação, o que se destaca a princípio é a possibilidade de compartilhar a conexão de toda a lista de serviços

Ative a opção de compartilhamento

Por defeito, e por motivos de segurança, importa referir que a opção de partilha da Internet está desativada. Neste caso, deve ser ativado previamente para poder fazer com que o computador transmita a internet sem nenhum problema para outros dispositivos. As etapas que você terá que seguir para habilitá-lo são:

1. Acesse as Preferências do Sistema.
  2. Clique em Compartilhar , simbolizado por uma pasta azul.
  3. Selecione a seção Compartilhamento de Internet na lista de serviços.
  4. No menu suspenso Compartilhar conexão de , selecione a forma de transmissão da Internet. Aqui você pode escolher Ethernet para fazer a conexão através do próprio cabo. Mas você também poderá selecionar Wifi como método de conexão. Isso é algo que é muito mais confortável.

Crie sua própria rede local

Caso na etapa anterior você escolheu a conexão via Wi-Fi, você terá que criar a ponte necessária para ter uma rede local. Nesse caso, será divulgado que qualquer dispositivo que procure uma rede Wi-Fi, seja com seu iPhone, iPad ou até mesmo um celular Android, poderá rastrear o SSID para acessar a rede correspondente. Os passos a seguir são os seguintes depois de escolher a opção 'Com outros computadores via Wifi' da lista:

1. Clique em Opções de Wi-Fi e configure a rede para compartilhar a Internet. Os seguintes dados deverão ser inseridos:
    Nome da rede:Digite um nome para a conexão compartilhada. Será público para todas as pessoas que desejarem se conectar ao dispositivo. Canal:Clique no menu suspenso Canal e escolha outro canal se não quiser usar o canal padrão. Isso é ideal para evitar a supersaturação que possa existir.

Wi-fi

Segurança:Se disponível, clique no menu suspenso Segurança e escolha uma opção.
    • Se todos os computadores que usam o Compartilhamento de Internet suportarem WPA3, escolha WPA3 Pessoal.
    • Se algum dos computadores usando o Compartilhamento de Internet suportar apenas WPA2, escolha WPA2/WPA3.
    Senha: Insira uma senha. Se você quiser ver a senha atual, selecione a opção Mostrar senha que aparece abaixo da senha.
  1. Na lista de serviços à esquerda, selecione a opção Compartilhamento de Internet.
  2. Se tiver certeza de que deseja compartilhar a Internet, clique em Iniciar. Caso contrário, clique em Cancelar.

A isso também devemos acrescentar o fato de que a senha irá variar dependendo do tipo de segurança que você vai admitir.É aconselhável nestes casos optar por WPA3, embora desde que seu dispositivo seja compatível com este protocolo de segurança.

Avisos de segurança a ter em conta

É importante observar em qualquer caso que existem avisos de segurança importantes ao abrir a conexão com a Internet. Em suma, estamos falando da criação de uma rede local, como mencionamos ao longo de todo o artigo. É como se o Mac fosse um roteador ao qual outro dispositivo fosse conectado para receber informações da internet. Dessa forma, diversos aspectos relevantes devem ser levados em consideração, como, por exemplo, não há necessidade de fazer a conexão, eles são completamente estranhos. Isso ocorre principalmente porque qualquer pessoa que tenha acesso à rede local poderá usá-la para fins maliciosos. Acima de tudo, destaca-se o acesso malicioso às informações do dispositivo, principalmente para acessar as informações armazenadas dentro do dispositivo.

É por tudo isso que, em geral, você deve evitar conectar dispositivos que não conhece à sua rede. É de vital importância ter uma senha que seja mais longa e mais complexa, mais segurança você terá. O que você deve evitar sempre nessa situação é que uma pessoa fora de você acesse sua rede local. Deixe-o reservado apenas para amigos ou colegas em quem você tem total confiança. Ao final, ao acessar sua rede local, você também terá acesso a todos os dispositivos que estiverem conectados indiretamente, mostrando os endereços de acesso MAC.

Isso é algo que se enquadra nos conselhos de segurança mais básicos que podemos encontrar. Recomendamos que você sempre tenha acesso ao roteador principal, que também deve ter as medidas de segurança máximas para evitar qualquer hacking.