Apple aumentou suas vendas na Espanha, embora ainda tenha duas marcas pela frente

Continuamos a obter dados relevantes da Apple durante o último trimestre de 2019. Nesse caso, focamos nos números de vendas na Espanha, um país onde os californianos têm uma boa presença, mas nunca se tornaram líderes. Agora eles ainda não são os reis das vendas, mas sua participação de mercado aumentou e eles conseguiram superar um rival que estava dificultando muito como a Huawei.

Apple já é a terceira marca mais vendida na Espanha

A Apple claramente lidera o mercado em seu país natal, os Estados Unidos, bem como em outros países asiáticos. Na Europa, é verdade que estão sempre nas primeiras posições de vendas, mas parece que demoram um pouco mais para se estabelecerem com a confiança do público máximo. Fatores como preço ou o fato de lançar apenas gamas altas e gamas premium podem ser decisivos em muitas ocasiões quando comparados a rivais que vendem todos os tipos de terminais e a preços diferentes.

vendas maçã espanha

De acordo com os últimos dados da Canalys, Samsung continua a liderar no nosso país com uma quota de mercado de 24%, tendo crescido 11%. Notável é o impressionante crescimento de 66% da Xiaomi , que estão na segunda posição com 23% de participação de mercado, roçando os calcanhares da marca sul-coreana. Apple cresceu 8% e obteve 20% de taxa. Huawei e LG, por sua vez, caíram 10% e 6%, respectivamente, ambas com ações de 18% e 3%. Recordamos que estes valores são os referentes aos últimos meses de outubro, novembro e dezembro e comparando-os com o mesmo trimestre de 2018.

Destaca-se a situação da Samsung e da Xioami, que estão praticamente no mesmo nível. A verdade é que a chegada da marca chinesa ao nosso país causou comoção e milhares de utilizadores depositaram a sua confiança nelas. O caso da Huawei também é digno de nota, já que o veto dos EUA a impediu de usar os serviços do Google em seus novos dispositivos. No entanto, parece que a percepção do público sobre esta empresa é um pouco confusa, pois apenas o Mate 30 carece desses serviços, enquanto o restante lançado anteriormente continua a mantê-los.

Razões para o crescimento da Apple

O ano passado foi inglório para a empresa liderada por Tim Cook em termos de seu iPhone. Em termos globais, a empresa acabou por não se destacar com o seu iPhone XS e por isso sofreu um abrandamento no número de vendas e lucros nesta secção. Apenas o bom trabalho do iPhone XR conseguiu compensar o buraco. Porém a dinâmica deste ano é completamente invertida .

câmera do iPhone 11

A Apple decidiu apostar em um sucessor do XR tão poderoso quanto o iPhone11 , que também tem um preço mais baixo e os está ajudando a colher grandes números em todo o mundo e, claro, também na Espanha. Embora iPhone 11 Pro e 11 Pro Max Continuam a ultrapassar a barreira dos 1.000€, a verdade é que não fizeram o mercado tão mal tendo em conta que incorporaram melhorias há muito esperadas como o modo noturno e grande angular nas suas câmaras ou o aumento considerável da autonomia.

Infelizmente, não temos, pelo menos no momento, estudos mais exaustivos que permitam conclusões mais precisas sobre o aumento da participação da Apple na Espanha. No entanto, os dados conhecidos parecem suficientes para que pelo menos os líderes da Apple Espanha se sintam satisfeitos. Teremos que ver como a situação evolui agora neste trimestre em que os novos iPhones já se instalaram e concorrentes como a Samsung estão prestes a lançar novos smartphones.