Todas as novidades que o iOS trouxe para o iPhone ao longo de sua história



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

A história recente da Apple não seria compreendida sem a existência do iPhone, que por sua vez deve muito ao seu sistema operacional iOS. Precisamente este software é uma das exclusividades que a marca tem e para a qual milhares de utilizadores decidem todos os anos mudar de dispositivos Android para iPhone. Mas como esse sistema evoluiu ao longo da história? Fazemos neste artigo uma revisão de tudo isso, conhecendo os dados mais destacados de cada um deles.



O que é o iOS exatamente?

Chamamos iOS ao sistema operacional que o iPhone e o iPod touch possuem e que em grande parte de suas versões era também o do iPad. é o Interface gráfica desses dispositivos, ou seja, o que vemos. Mas também é o que tocamos, as configurações que eles têm, os aplicativos que integram e muito mais. É um sistema que também exclusivo da maçã , portanto, você não o encontrará em terminais fabricados por outras marcas.



Geralmente encontramos uma versão principal do iOS por ano , que foram lançados nos meses de setembro já há algum tempo. Então, no meio, podemos encontrar versões intermediárias delas que trazem novidades menos notáveis ​​e que geralmente incluem correções de bugs e melhorias de segurança. Não custa dinheiro, pois é algo que se paga na compra de um dispositivo como o iPhone, que também receberá mais atualizações de software além do que já está instalado como padrão (embora chegue um momento em que se torne obsoleto nesse sentido e não receber mais.)



Atualizar iPhone

Essas versões do iOS ocorrem a nível mundial e sempre no mesma data . Ao contrário dos dispositivos Android que precisam ser adaptados a cada terminal, a Apple lança essas versões em datas específicas e, desde então, qualquer pessoa que tenha um dispositivo compatível pode atualizá-lo conectando-se aos seus servidores (via OTA nas configurações do terminal ou conectando-o a um computador com fio ).

Evolução do iOS durante seus primeiros anos

Hoje são 15 versões do iOS que vimos, embora inicialmente esse não fosse o nome recebido. Abaixo você poderá ver com mais detalhes quais foram as principais novidades no início deste sistema quando ainda nem se chamava iOS.



O início de uma era com o iPhone OS 1

Este sistema operacional foi realmente apresentado em janeiro de 2007 junto com o primeiro e revolucionário iPhone, então a união hardware-software foi a mais relevante. Portanto, o lançamento ocorreu ao mesmo tempo que aquele primeiro dispositivo móvel da Apple, o 29 de junho de 2007. Também foi posteriormente integrado no primeiro iPod touch, tendo assim ambos os dispositivos como destinatários deste iPhone OS 1.

    iPhone (1ª geração) iPod touch (1ª geração)

A Apple introduziu originalmente este software como um versión de OS X , embora no lançamento já fosse renomeado para iPhone OS 1. Como era uma primeira versão, faltava muitas funções que consideramos essenciais hoje, mas que eram revolucionárias na época e praticamente tudo que trazia era novo. Os críticos chegaram ao ponto de afirmar que a Apple estava 5 anos à frente da concorrência graças ao iPhone original e a este iPhone OS 1.

telefone de internet iphone ipod

Embora não permitisse a instalação de aplicativos de terceiros, exceto por jailbreak, esse sistema operacional já estava mais do que apto a ser integrado a um smartphone. eu tive um navegador de safári adaptado para aplicativos móveis de entretenimento, como Youtube , um sistema GPS como Google Maps e a possibilidade sempre apreciável de ouvir música baixada de iTunes. Na verdade, Steve Jobs não parou de repetir na palestra de apresentação que o iPhone foi o adição de iPod + telefone + internet .

Outras aplicações interessantes que esta primeira versão também tinha eram Textos, Notas, Calendário, Hora, Calculadora... Obviamente também incluía outros como o relacionado à câmera ou as configurações para configurar o terminal.

iPhone originais

Ao nível estética Destacou-se por seu esqueleto, muito semelhante ao que encontramos nos computadores da empresa na época. Tinha um fundo principal em preto onde ficavam os aplicativos (com dock incluso) e um fundo na tela de bloqueio com um peixe-palhaço como protagonista que já é a história da empresa.

  • iPhone OS 1
  • iPhone OS 1.0.1
  • iPhone OS 1.0.2
  • iPhone OS 1.1
  • iPhone OS 1.1.1
  • iPhone OS 1.1.4
  • iPhone OS 1.1.5

A evolução da revolução no iPhone OS 2

o 11 de julho de 2008 Esta atualização foi lançada oficialmente e não só era compatível com a nova geração de iPhone e iPod touch, mas também podia ser instalada na primeira. Estes foram no final a lista de terminais que poderiam ser atualizados, embora no caso do iPod touch tenha sido solicitado $ 9,95:

    iPhone (1ª geração) iPhone 3G iPod touch (1ª geração) iPod touch (2ª geração)

A grande novidade desta versão e que mudaria para sempre estes aparelhos foi a chegada da App Store . Os usuários podem finalmente baixar aplicativos além do iPhone e iPod touch nativos, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos e jogos de todos os tipos. Steve Jobs anunciou 500 aplicativos de partida, o que na época era um marco.

também tinha mudanças estéticas em algumas partes do sistema e também em aplicações. Mail teve uma mudança estética na qual os emails push foram integrados, adicionando também compatibilidade com o Microsoft Office e anexos. Outras melhorias vieram com a possibilidade de alimentação importar contatos do cartão sim .

loja de aplicativos origens

Foi uma versão que foi geralmente muito bem recebida, apesar de ainda haver quem sentisse falta de funcionalidades. Especialistas em tecnologia aproveitaram esta nova atualização do sistema operacional para reafirmar que a Apple estava 5 anos à frente de seus concorrentes, desta vez também graças ao software.

As atualizações que encontramos neste iPhone OS 2 foram as seguintes:

  • iPhone OS 2
  • iPhone OS 2.0.1
  • iPhone OS 2.0.2
  • iPhone OS 2.1
  • iPhone OS 2.1.2
  • iPhone OS 2.1.3
  • iPhone OS 2.2
  • iPhone OS 2.2.1

Finalmente capaz de copiar e colar no iPhone OS 3

Em 17 de março de 2009, a Apple fez uma prévia das novidades que encontraríamos nesta terceira versão de seu software para iPhone e iPod touch, que acabaria por também ser adicionada ao iPad em sua apresentação no ano seguinte. Foi lançado oficialmente 17 de junho de 2009 e acabou sendo compatível com todos esses dispositivos:

    iPhone (1ª geração) iPhone 3G iPhone 3GS iPod touch (1ª geração) iPod touch (2ª geração) iPod touch (3ª geração) iPad (1ª geração)

Uma ação tão diária como a de copiar/cortar e colar É comum em qualquer dispositivo desta classe, mas surpreendentemente não poderia ser feito em equipamentos móveis da Apple até a chegada desta versão. De fato, foi alvo de inúmeras piadas por ele, mas finalmente chegou e foi acompanhado pela possibilidade de ter um teclado paisagem pela primeira vez. A isto foi adicionado um novo controle de voz Do dispositivo.

A loja do iPhone melhorou com a possibilidade de alugar e comprar filmes , adicionando também outros aspectos, como o controle dos pais. Isso permitiu que os desenvolvedores adicionassem à App Store aplicativos voltados para adultos , embora sempre dentro de um limite em que sexo ou violência não eram permitidos.

novidade iphone os 3

Outras seções que melhoraram também foram relacionadas à cobertura do iPhone para ter Suporte MMS e incluso poder usar o iPhone como modem e compartilhar a internet enquanto as operadoras permitirem. Também em Safári encontramos melhorias como suporte para HTML 5 ou melhor desempenho de Javascript. Foi também introduzida a possibilidade de alguns utilizadores poderem localizar iPhone perdido através do seu próprio serviço de localização, mas que só estava associado a clientes MobileMe, pelo que esta funcionalidade não estava disponível em países como Espanha.

Essas foram todas as versões do iPhone OS 3, além de sua primeira versão lançada naquele mês de junho:

  • iPhone OS 3
  • iPhone OS 3.0.1
  • iPhone OS 3.1
  • iPhone OS 3.1.2
  • iPhone OS 3.1.3
  • iPhone OS 3.2
  • iPhone OS 3.2.1
  • iPhone OS 3.2.2

iOS 4 com multitarefa, navegador, pastas e muito mais

Pela primeira vez, dispositivos como o iPhone e o iPod touch original ficaram sem atualização de software após o lançamento desta versão em 21 de junho de 2010 . Aqueles que puderam aproveitar esta atualização foram os seguintes dispositivos:

    iPhone 3G iPhone 3GS iPhone4 iPod touch (2ª geração) iPod touch (3ª geração) iPod touch (4ª geração) iPad (1ª geração) Ipad 2 Apple TV (1ª geração)

Cabe ressaltar que atualizar um iPod touch não custa mais dinheiro como nas versões anteriores. Embora a coisa mais impressionante sobre esta versão no início foi a mudança de nome do sistema , indo do iPhone OS para a abreviatura iOS que ainda é usada hoje. Fazia todo o sentido do mundo se levarmos em conta também que naquela época não era mais um software exclusivo para telefones, mas também era aquele que montava o iPad, o iPod touch e até a Apple TV.

Após muitas solicitações dos usuários, recursos como multitarefa ou o Destaque navegador nativo. O primeiro significava poder ter aplicativos abertos em segundo plano e abri-los a qualquer momento sem precisar carregá-los novamente, enquanto o segundo trouxe uma lufada de ar fresco para a busca de aplicativos e dados no dispositivo.

ios 4

A possibilidade de criar pastas para hospedar as dezenas de aplicativos que podem ser instalados a partir da ainda nova App Store. Precisamente os desenvolvedores tiveram a oportunidade de acessar calendários e outros dados nativos (com a permissão expressa do usuário) para proporcionar uma melhor experiência de usuário.

Estas são todas as versões que encontramos neste iOS 4:

  • iOS 4
  • iOS 4.0.1
  • iOS 4.0.2
  • iOS 4.1
  • iOS 4.2
  • iOS 4.3

Siri e notificações: o que há de novo no iOS 5

o 12 de outubro de 2011 , pouco mais de um mês após a morte do lendário Steve Jobs, foi lançada esta versão, que havia sido apresentada em junho na WWDC daquele ano. Este software tinha a seguinte compatibilidade de dispositivo:

    iPhone 3GS iPhone4 iPhone 4s iPod touch (3ª geração) iPod touch (4ª geração) iPad (1ª geração) Ipad 2 Apple TV (2ª geração)

A grande novidade pela qual esta versão entrou na história foi a chegada do assistente Siri. Embora o seu lançamento estivesse mais ligado ao iPhone 4s, a verdade é que esteve sempre associado ao iOS. Pela primeira vez pudemos encontrar uma voz amigável para fazer perguntas ou pedir para realizar ações em nosso dispositivo, embora a Apple tenha dito que ainda estava na versão beta.

siri ios 4

Outra grande novidade foi a introdução de notificações . Esse sistema de alerta que estava presente no Android era almejado pelos usuários do iPhone. Chegou de forma parecida, mas com um toque bem 'Apple' em termos de estilo visual. Eles podiam ser agrupados por grupos e não interrompiam as ações que estavam sendo realizadas no dispositivo.

Também foi muito bem recebido. ser capaz de adicionar a conta do twitter ao sistema para integrá-lo em uma infinidade de aplicativos, como o YouTube. Embora se esta versão tenha se destacado nas mensagens por alguma coisa, foi por causa da chegada do iMessage , serviço próprio da Apple que ainda está em vigor hoje e se tornou o mais usado nos Estados Unidos. Inúmeros detalhes também foram polidos em aplicativos nativos como Camera, Mail ou Gamecenter, adicionando ao catálogo uma aplicativo de lembrete ter.

ios 5 novidades

Embora sem dúvida um dos passos mais importantes tenha sido permitir que a atualizações via OTA , bem como a configuração do dispositivo sem a necessidade de um computador. Foi uma mudança que, apesar de ser algo comum hoje em dia, marcaria um antes e um depois no sistema operacional.

Esta é ainda hoje a versão do iOS com menos atualizações da história, com apenas cinco se contarmos a versão inicial:

  • iOS 5
  • iOS 5.0.1
  • iOS 5.1
  • iOS 5.1.1

O fracasso do Apple Maps no iOS 6

o 19 de setembro de 2012 Quase ao mesmo tempo que o lançamento do iPhone 5, a Apple lançou oficialmente uma versão de software que estava em beta há mais de 3 meses após ter sido apresentada na WWDC realizada em junho. Era compatível com os seguintes dispositivos:

    iPhone 3GS iPhone4 iPhone 4s iPhone 5 Ipad 2 iPad (3ª geração) iPod touch (4ª geração) iPod touch (5ª geração)

As melhorias na siri Eles eram esperados como água em maio, apesar do bom gosto na boca que deixou em seu lançamento há um ano. Embora ainda fosse considerado em beta, o assistente já era capaz de fornecer informações muito úteis e precisas sobre resultados esportivos ou próximos lançamentos no outdoor do cinema. A isso foram adicionadas outras melhorias, como uma voz evoluída que se tornou muito mais realista.

ios 6 facetime

No iPhone mais recente havia a possibilidade de fazer chamadas FaceTime usando dados móveis , algo que até então só era possível através de redes WiFi. Eles também aderiram melhorias de privacidade incluindo uma função que ainda é fundamental hoje: Pesquisar meu Iphone , permitindo que o dispositivo seja localizado em um mapa em caso de perda ou roubo. E sim, desta vez para todos e não apenas para os clientes MobileMe.

No entanto, esta versão foi marcada pelo grande fracasso do aplicativo nativo da Apple como alternativa ao Google Maps que haviam sido incorporados em gerações anteriores nativamente. Foi apresentado de uma forma muito simpática, com muitas funcionalidades apelativas e mesmo assim fez com que a empresa tivesse mesmo de pedir desculpa na altura de lançar o iOS 6. O seu fraco desenvolvimento levou mesmo à demissão de caras conhecidas na empresa.

mapas de maçã ios 6

Encontramos até 10 atualizações deste iOS 6, incluindo a versão 6.0 com a qual foram lançadas:

  • iOS 6
  • iOS 6.0.1
  • iOS 6.0.2
  • iOS 6.1
  • iOS 6.1.1
  • iOS 6.1.2
  • iOS 6.1.3
  • iOS 6.1.4
  • iOS 6.1.5
  • iOS 6.1.6

Ponto de viragem na secção estética

Desde 2013, o sistema operacional do iPhone mudou completamente, oferecendo uma interface redesenhada que ainda hoje é preservada. Foi lançado com o iOS 7 e foi melhorando com o tempo até chegar aos nossos dias.

Adeus ao esqueletismo do iOS 7

Uma das versões mais importantes e ainda lembradas do iOS nestes tempos. Foi lançado oficialmente em 18 de setembro de 2013 , tendo aparecido anteriormente na WWDC naquele ano. A compatibilidade disso com dispositivos Apple foi a seguinte:

    iPhone4 iPhone 4s iPhone 5 iPhone 5c iPhone 5s iPad (1ª geração) Ipad 2 iPad (3ª geração) iPad mini (1ª geração) iPad mini 2 iPad Air (1ª geração) iPod touch (5ª geração)

É conhecido como uma das versões mais inovadoras da história por ter redesenhado completamente a interface , deixando para trás o desenho conhecido como esqueuformismo. Este termo refere-se ao estilo de ícones e botões de uma forma que se assemelha aos elementos reais que eles representam. Nesta versão escolhemos cores mais quentes e mais desenhos minimalista com um certo ar moderno e com mais espaço no ambiente digital.

iOS 7 mudanças estéticas

O redesenho também foi acompanhado por novas funções que ainda temos hoje, como o chegada do centro de controle e centro de notificação . Aplicativos nativos, como Fotos o Câmera com interfaces muito mais simples e intuitivas. Tudo isso acompanhando um Siri fora da versão beta após a sua apresentação no ano anterior.

Ao nível da segurança, o Porta-chaves iCloud com o qual armazenar todas as chaves e senhas, evitando que tenhamos que memorizá-las ou anotá-las em papel. Na mesma linha, um Encontre meu iPhone aprimorado com o qual bloquear o dispositivo em caso de perda ou roubo.

Porta-chaves iCloud

Estas foram todas as versões que a Apple lançou deste iOS 7 além da versão inicial:

  • iOS 7
  • iOS 7.0.1
  • iOS 7.0.2
  • iOS 7.0.3
  • iOS 7.0.4
  • iOS 7.0.5
  • iOS 7.0.6
  • iOS 7.1
  • iOS 7.1.1
  • iOS 7.1.2

O ecossistema da Apple incorporado no iOS 8

Na WWDC 2014 foi apresentada esta versão do sistema operativo da Apple, embora não fosse até 17 de setembro de 2014 quando a empresa lançou oficialmente este sistema operacional para os seguintes dispositivos:

    iPhone 4s iPhone 5 iPhone 5c iPhone 5s iPhone 6/6 Plus iPod touch (5ª geração) Ipad 2 iPad (3ª geração) iPad mini iPad Air (1ª geração) iPod touch (5ª geração) iPod touch (6ª geração)

A novidade mais marcante nesta geração foi o que se chamou continuidade entre dispositivos . Em outras palavras, se uma chamada é recebida no iPhone, ela também salta no iPad ou Mac e pode ser atendida em qualquer um deles. Foi aplicado a vários campos e é uma novidade que hoje continua sendo um dos bastiões do que é conhecido como ecossistema da Apple e a integração entre eles. Outro ponto em que essa continuidade afetou foi na sincronização de fotos em todos os dispositivos.

continuidade do ios 8

Tornou-se um redesenho de notificação com o objetivo de poder interagir com eles sem ter que sair do aplicativo que está em uso no momento em que o aviso chega. Adicionado também a capacidade de compartilhar compras com a família , bem como a possibilidade de ter uma nuvem da Apple com iCloud Drive .

Outra das integrações mais relevantes desta versão é o melhoria do motor de busca (Spotlight) , que permite buscas universais de todos os tipos (aplicativos instalados ou da App Store, músicas, dados de internet...). A esta função é adicionado um novo aplicativo de saúde para anotar todos os registros relacionados à saúde, perdoe a redundância. Foi também a versão que introduziu Apple Pay pela primeira vez.

Pagar com Apple Pay

Em relação às suas versões intermediárias, encontramos todas essas atualizações:

  • iOS 8.1
  • iOS 8.1.1
  • iOS 8.1.2
  • iOS 8.1.3
  • iOS 8.3
  • iOS 8.4
  • iOS 8.4.1

iOS 9 com widgets e sugestões da Siri

A nona versão do sistema operacional para iPhone, iPad e iPod touch foi lançada ao público em 21 de setembro de 2015 . Este sistema operacional havia sido apresentado em junho e era compatível com todos esses produtos da marca californiana:

    iPhone 4s iPhone 5 iPhone 5c iPhone 5s iPhone 6/6 Plus Ipad 2 iPad (3ª geração) iPad (4ª geração) iPad mini (1ª geração) iPad mini 2 iPad mini 3 iPad Air iPad Air 2 iPod touch (5ª geração) iPod touch (6ª geração)

Nas palavras da própria Apple, O iOS 9 foi 50% mais rápido que o iOS 8. Além dessa melhoria de desempenho, acrescentou Melhorias relevantes para a Siri , permitindo ao assistente compreender melhor o contexto do que estava a ser pedido e com a possibilidade de dar sugestões relativamente às consultas que pudéssemos fazer. Tudo isto alojado numa parte esquerda em que também widgets foram lançados , tendo alguns tão interessantes quanto a bateria.

widget ios 9

Também foi redesenhado organizando o aplicativo Fotos , adicionando novos álbuns criados automaticamente dependendo do tipo de imagem (selfies, panoramas, capturas...). Também houve melhorias outros aplicativos nativos como o Mail com novos gestos ou as boas-vindas do aplicativo iCloud Drive para gerenciar arquivos na nuvem da Apple. No campo de segurança e privacidade eles implementaram o autenticação de dois fatores , através do qual os dispositivos da marca são protegidos.

autenticador de dois fatores da apple

Até 13 versões diferentes são encontradas nesta versão, incluindo todas as versões intermediárias.

  • iOS 9
  • iOS 9.0.1
  • iOS 9.0.2
  • iOS 9.1
  • iOS 9.2
  • iOS 9.2.1
  • iOS 9.3
  • iOS 9.3.1
  • iOS 9.3.2
  • iOS 9.3.3
  • iOS 9.3.4
  • iOS 9.3.5
  • iOS 9.3.6

iOS 10 foi um dos mais estáveis

Como de costume, a WWDC 2016 serviu para divulgar novos softwares, incluindo este iOS 10. A primeira versão para o público foi lançada em 13 de setembro de 2016 , poucos dias após a apresentação do iPhone 7. Os dispositivos compatíveis com este e as seguintes versões foram estes:

    iPhone 5 iPhone 5c iPhone 5s iPhone 6/6 Plus iPhone 7/7 Plus iPhone SE (1ª geração) iPod touch (6ª geração) iPad (4ª geração) iPad Pro (9,7) iPad mini 2 iPad mini 3 iPad mini 4 iPad Air (1ª geração) iPad Air 2 iPad Pro (12.9 1ª geração)

Anos após seu lançamento, muitos desenvolvedores lembram como os primeiros betas dessas versões estavam entre os mais estabilidade eles tinham, algo que mais tarde se materializaria nas versões finais. No nível funcional, eles foram adicionados Aprimoramentos de toque 3D apresentado no ano anterior com o iPhone 6s, além de melhorias estéticas no widgets .

toque 3D ios 10

Uma função que também foi muito apreciada apesar de ter passado pelo início foi a reconhecimento facial no aplicativo Fotos , podendo ordenar os álbuns com base nas pessoas que apareceram nos instantâneos do carretel. Algo semelhante ao que aconteceu com o integração de letras de músicas no Apple Music.

o inteligência artificial também deu um passo à frente com uma melhoria do Siri e sua integração total com dispositivos HomeKit, plataforma também apresentada para a ocasião poder unir dispositivos Apple com acessórios inteligentes, como lâmpadas, termostatos ou persianas.

kit de casa ios 10

Foi uma das versões com menos atualizações da história recente, o que também pode ser um sinal de sua estabilidade.

  • iOS 10
  • iOS 10.0.2
  • iOS 10.0.3
  • iOS 10.1
  • iOS 10.1.1
  • iOS 10.2
  • iOS 10.2.1
  • iOS 10.3
  • iOS 10.3.1
  • iOS 10.3.2
  • iOS 10.3.3
  • iOS 10.3.4

iOS 11 e o novo centro de controle

Embora seu lançamento oficial não tenha ocorrido até 19 de setembro de 2017, O iOS 11 havia sido apresentado na WWDC daquele ano, realizada apenas três meses antes. Foi a primeira a deixar para trás os iPhones com chips de 32 bits, tendo a seguinte compatibilidade de dispositivos:

    iPhone 5s iPhone 6/6 Plus iPhone 6s/6s Plus iPhone 7/7 Plus iPhone 8/8 Plus iPhone X iPod touch (6ª geração) iPad (5ª geração) iPad (6ª geração) iPad mini 2 iPad mini 3 iPad mini 4 iPad Air (1ª geração) iPad Air 2 iPad Pro (9,7) iPad Pro (10,5) iPad Pro (12.9 1ª geração)

Esta versão incorporou melhorias interessantes no iPad, como um dock renovado no qual mais aplicativos poderiam caber pela primeira vez. Embora o destaque tenha voltado para o iPhone com um centro de controle renovado às quais foram finalmente adicionadas funções exigidas por anos, como a ativação e desativação de dados móveis. Também foi introduzida a capacidade de usar AirPlay 2 para transmitir música para dispositivos com mais eficiência.

iOS 11 Apple iPhone

o Arquivos de aplicativos Ele estreou nesta versão como o primeiro gerenciador de pastas, arquivos e documentos no estilo macOS Finder. Através deste app também foi possível sincronizar serviços de armazenamento em nuvem como o próprio iCloud Drive da Apple ou outros muito populares como Google Drive ou Dropbox.

arquivos do iPhone

Embora o centro da controvérsia estivesse na número de erros que a maioria das versões deste iOS 11 tinha. E a isso foi adicionado um lentidão do dispositivo mais antigo que foi objeto de reclamação por várias associações, obrigando a Apple a retificar, pedir desculpas e oferecer substituições de bateria mais baratas nos telefones afetados (até gratuitas em alguns).

Estas foram as versões do iOS 11 ao longo de seu período de validade:

  • iOS 11
  • iOS 11.0.1
  • iOS 11.0.2
  • iOS 11.0.3
  • iOS 11.1
  • iOS 11.1.1
  • iOS 11.1.2
  • iOS 11.2
  • iOS 11.2.1
  • iOS 11.2.2
  • iOS 11.2.5
  • iOS 11.2.6
  • iOS 11.3
  • iOS 11.3.1
  • iOS 11.5
  • iOS 11.4.1

Ajustes mais estabilidade equivalem ao iOS 12

Após o já mencionado desastre do iOS 11, chegou a WWDC 2018 e a Apple prometeu melhorias na estabilidade do sistema operativo, algo que depois foi mais do que cumprido. A primeira versão oficial foi lançada em 17 de setembro de 2018 , sendo compatível com os seguintes dispositivos:

    iPhone 5s iPhone 6/6 Plus iPhone 6s/6s Plus iPhone 7/7 Plus iPhone 8/8 Plus iPhone X iPhone XS/XS Max iPhone XR iPhone SE (1ª geração) iPod touch (6ª geração) iPad (5ª geração) iPad (6ª geração) iPad mini 2 iPad mini 3 iPad mini 4 iPad Air (1ª geração) iPad Air 2 iPad Pro (9,7) iPad Pro (10,5) iPad Pro (12.9 1ª geração) iPad Pro (12.9 2ª geração)

Além do que prometia bom desempenho geral, a Apple trouxe algumas novidades como a possibilidade de fazer facetime em grupo com até 32 pessoas ao mesmo tempo. Claro que esta função veio a causar muita comoção por ter aberto um falha de segurança que permitia que a câmera e o microfone de outros participantes fossem ativados sem que eles aceitassem a chamada. A empresa teve que se desculpar por isso e corrigiu o problema com uma atualização intermediária.

Outro ponto relevante foi que notificações redesenhadas , não só alterando sua estética ou a forma como são empilhados, mas também dando-lhes a opção de adiá-los ou dar-lhes uma certa prioridade. Havia também pequenos renovações cosméticas em aplicativos nativos como Apple Musics, Books ou Podcast, bem como a chegada do famoso Adesivos de memoji.

Embora, se houver uma função que se destaque deste iOS 12 e que no final tenha continuado a ser espremida, é Atalhos. Este aplicativo veio do extinto Workflow, comprado pela Apple meses antes. Este aplicativo abriu as portas para novos fluxos de trabalho e automações no iPhone e iPad, aprimorando a engenhosidade dos mais criativos e permitindo que eles sejam mais produtivos no uso diário.

Atalhos de fluxo de trabalho do iOS

Algo curioso era que havia Atualizações do iOS 12 completas em 2020 com o objetivo de integrar a função de rastreamento para prevenir o COVID-19, algo que foi adicionado ao mesmo tempo no iOS 13 e foi decidido implementá-lo para terminais como o iPhone 5s e 6 que não podiam atualizar para a próxima geração de software.

Até 26 versões deste iOS 12 que vimos no total, contando com todas elas:

  • iOS 12
  • iOS 12.0.1
  • iOS 12.1
  • iOS 12.1.1
  • iOS 12.1.2
  • iOS 12.1.3
  • iOS 12.1.4
  • iOS 12.2
  • iOS 12.3
  • iOS 12.3.1
  • iOS 12.3.2
  • iOS 12.4
  • iOS 12.4.1
  • iOS 12.4.2
  • iOS 12.4.3
  • iOS 12.4.4
  • iOS 12.4.5
  • iOS 12.4.6
  • iOS 12.4.7
  • iOS 12.4.8
  • iOS 12.4.9
  • iOS 12.5
  • iOS 12.5.1
  • iOS 12.5.2
  • iOS 12.5.3
  • iOS 12.5.4

iOS 13 separou o caminho do iPhone e iPad

Até o 19 de setembro de 2019, Quando a primeira dessas versões foi lançada, tanto o iPhone quanto o iPad (também o iPod touch) carregavam o mesmo sistema operacional. Com diferenças mais ou menos notáveis, mas sempre com o mesmo nome. No entanto, na WWDC daquele 2019 a Apple já avançou uma mudança neste aspecto. No que diz respeito ao iPhone e iPod compatíveis, esta versão deixou para trás o iPhone 5s, 6 e 6 Plus, tendo os seguintes compatíveis:

    iPhone 6s/6s Plus iPhone 7/7 Plus iPhone 8/8 Plus iPhone X iPhone XS/XS Max iPhone XR iPhone11 iPhone 11 Pro/11 Pro Max iPhone SE (1ª geração) iPhone SE (2ª geração) iPod touch (7ª geração)

A grande novidade desta versão foi a tão esperada chegada do modo escuro , que foi transferido para todo o sistema operacional, incluindo aplicativos nativos e de terceiros que adaptaram suas interfaces para corresponder ao restante. Entre outras inovações dignas de nota foi a possibilidade de digitação de furto no teclado, uma função muito útil para digitar com uma mão.

Embora se este iOS 13 tenha se destacado por algo, foi por sua Desempenho , que foi datado até 30% mais fluido que sua versão anterior segundo a própria Apple. A isso foram adicionadas melhorias na privacidade, como a chegada do Entrar com a Apple , um sistema que permite que você se registre com segurança em diversos aplicativos, sites e serviços sem precisar fornecer dados pessoais que possam ser comprometidos.

E embora não tenha sido uma novidade para o iOS como tal porque se espalhou para o resto dos dispositivos da Apple, a verdade é que o novos serviços da empresa viram sua estréia no iPhone neste sistema operacional. Apple Arcade, Apple TV+, Apple News+ e o cartão de crédito Apple Card foram plataformas e serviços lançados apenas algumas semanas após a primeira versão do iOS 13.

Foi uma das versões do iOS com as atualizações mais intermediárias:

  • iOS 13
  • iOS 13.1
  • iOS 13.1.1
  • iOS 13.1.2
  • iOS 13.1.3
  • iOS 13.2
  • iOS 13.2.2
  • iOS 13.2.3
  • iOS 13.3
  • iOS 13.3.1
  • iOS 13.4
  • iOS 13.4.1
  • iOS 13.5
  • iOS 13.5.1
  • iOS 13.6
  • iOS 13.6.1
  • iOS 13.7

iOS 14 trouxe privacidade por bandeira

Esta versão foi apresentada na WWDC 2020 realizada no final de junho daquele ano, na qual foi o primeiro evento telemático da Apple devido à pandemia do COVID-19. O lançamento oficial de sua primeira versão ocorreu em 16 de setembro de 2020 . Os dispositivos compatíveis eram os mesmos do iOS anterior, tendo, portanto, uma lista idêntica à qual foram adicionados os novos telefones lançados naquele ano:

    iPhone 6s/6s Plus iPhone 7/7 Plus iPhone 8/8 Plus iPhone X iPhone XS/XS Max iPhone XR iPhone11 iPhone 11 Pro/11 Pro Max iPhone 12/12 mini iPhone 12/12 Pro Max iPhone SE (1ª geração) iPhone SE (2ª geração) iPod touch (7ª geração)

Entre suas grandes inovações estava o integração de widgets em qualquer tela, podendo caber entre os aplicativos e com tamanhos diferentes. Também um biblioteca de aplicativos para organizá-los de forma inteligente e poder excluí-los da tela principal. Algumas melhorias também foram adicionadas à interface, como a tornar a Siri mais compacta sem que o assistente abrigue toda a tela durante o uso, algo semelhante ao que foi feito com as chamadas recebidas, que também foi reduzida a um pop-up na parte superior. Também veio nesta versão imagem em imagem , uma função que permite reproduzir vídeo através de uma pequena janela enquanto navega no sistema.

No entanto, a mais impressionante dessas versões foram melhorias de privacidade. A Apple deu a seus usuários o poder de decisão quanto ao rastreamento por aplicativos, podendo impedir que eles recapitulem seus dados pessoais e de navegação para fins publicitários. Da mesma forma, foi adicionado um arquivo à App Store com as permissões que os aplicativos têm acesso, para que sejam totalmente transparentes.

A polêmica dessa versão veio justamente das melhorias na privacidade, já que a Apple tinha a ver com Facebook devido à rejeição desta empresa dirigida por Mark Zuckerberg. Na opinião deles, a Apple estava realizando práticas monopolistas com medidas desse tipo. Eles anunciaram um processo contra a Apple e até hoje ainda não há julgamento datado para ambas as empresas discutirem esse assunto.

Biblioteca de aplicativos iOS 14

Estas são todas as atualizações que este sistema operacional teve:

  • iOS 14
  • iOS 14.0.1
  • iOS 14.1
  • iOS 14.2
  • iOS 14.2.1
  • iOS 14.4
  • iOS 14.4.1
  • iOS 14.4.2
  • iOS 14.5
  • iOS 14.5.1
  • iOS 14.6
  • iOS 14.7
  • iOS 14.7.1
  • iOS 14.8
  • iOS 14.8.1

iOS 15 melhorado FaceTime e notificações

No momento, esta é a versão mais recente do sistema operacional iOS até o momento. Sua apresentação ocorreu na WWDC realizada em junho de 2021. Seu lançamento oficial foi o 20 de setembro de 2021 , com os seguintes dispositivos compatíveis, com a adição dos novos iPhones lançados no mesmo mês:

    iPhone 6s/6s Plus iPhone 7/7 Plus iPhone 8/8 Plus iPhone X iPhone XS/XS Max iPhone XR iPhone11 iPhone 11 Pro/11 Pro Max iPhone 12/12 mini iPhone 12/12 Pro Max iPhone 13/13 mini iPhone 13 Pro / 13 Pro Max iPhone SE (1ª geração) iPhone SE (2ª geração) iPhone SE (3ª geração) iPod touch (7ª geração)

ios 15

A inclusão do iPhone 6s e SE 1ª geração na compatibilidade foi uma grande surpresa, já que se esperava que estivessem desatualizados. No entanto, o fato de ser um atualização sem muitas notícias poderosas permitiu que até mesmo os dispositivos mais antigos fossem atualizados. A nível estético praticamente não houve alterações para além de algumas pequenas alterações em alguns ícones de aplicativos nativos.

Uma das funções mais aplaudidas foi a melhorias no FaceTime adicionando o efeito de desfoque do fundo, com funções de cancelamento de ruído para ajudar a ouvir o chamador se você estiver em um ambiente barulhento e a possibilidade de criar links para chamadas que podem ser compartilhadas mesmo com Android e Windows via web.

share play ios 15

Também a função de compartilhar tela e incluso poder reproduzir conteúdo simultaneamente em uma videochamada foram mudanças positivas em relação ao iOS 15. Essa novidade foi a estrela junto com as melhorias nas notificações com a chegada do modos de concentração que adicionou novas funções e limitações deixando para trás o clássico e único modo Não Perturbe existente até hoje.

Outra função foi integrada, como ler texto de fotos e até mesmo da câmera que também era bem destacada, podendo extrair o dito texto e colar em qualquer lugar. Obviamente, essa função foi limitada pelos requisitos de hardware do iPhone XS e posterior (incluindo o 'XR').

Também vimos mudanças notáveis ​​no aplicativo de Notas , aprimorando seu sistema de etiquetas e documentos compartilhados. Como também vimos mudanças Safári quando se trata de permitir que a barra de navegação fique para baixo, favorecendo a navegação. Dentro Mapas da Apple Também houve mudanças notáveis ​​na interface, agora oferecendo mais informações e uma visão 3D muito mais realista.

Até agora, estas são as atualizações que esta versão teve:

  • iOS 15
  • iOS 15.0.1
  • iOS 15.0.2
  • iOS 15.1
  • iOS 15.1.1 (apenas para iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max, 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max)
  • iOS 15.2
  • iOS 15.2.1
  • iOS 15.3
  • iOS 15.3.1