Adeus luz azul! Assim você pode evitar problemas de visão no seu iPhone



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Um dos grandes problemas de trabalhar com o iPhone no dia a dia é a danos aos olhos que podem acabar causando ao longo do tempo . Isso ocorre devido à luz azul que é emitida da tela. Neste artigo, mostramos como você pode reduzir consideravelmente essa exposição e também o que exatamente é esse tipo de luz.



O que é essa coisa de luz azul?

A luz é uma forma de energia que ilumina tudo ao nosso redor e é gerada naturalmente ou também artificialmente, propagando-se na forma de fótons. A luz em si é a radiação eletromagnética que pode estar dentro de um espectro visível ou invisível. No caso da luz azul, focamos na parte visível do espectro que o olho humano é capaz de perceber claramente.



Embora este seja um exemplo de luz que pode ser percebida, também há luz que não pode ser percebida, como o infravermelho. No caso do olho humano, somos capazes de detectar os comprimentos de onda de espectro entre 390 e 750 nm , considerando esta a luz visível e, portanto, a luz azul. Dentro deste espectro você pode encontrar todas as cores que podemos perceber, como vermelho, verde ou rosa. E claro, há também uma parte dedicada à cor azul.



espectro visível

Como pode ser visto no espectro visível que discutimos anteriormente, as cores aparecem dependendo do comprimento de onda. No caso das ondas que estão mais próximas do ultravioleta, elas têm um comprimento de onda mais curto e, portanto, uma energia mais alta. Pode-se ver claramente que é aqui que o tons de azul quais são os mais prejudiciais antes do ultravioleta que é o emitido pelo sol e que não pode ser percebido.

As telas podem ser perigosas

A priori, a exposição à luz azul não é prejudicial aos olhos, pois estamos expostos a ela diariamente enquanto estamos na rua. Mas o problema surge quando a exposição aumenta consideravelmente quando usar a tela de dispositivos eletrônicos a uma distância desaconselhável . As fontes de luz artificial emitidas por um iPhone, por exemplo, têm um comprimento de onda muito mais prejudicial à retina. Isso torna o uso diário de um iPhone mais prejudicial, pois possui uma porcentagem maior de luz azul do que fontes naturais, como a luz solar natural.



Além disso, diferentes estudos mostraram que o uso de dispositivos a curta distância aumenta o grau de exposição. Isso se soma ao fato de que, em média, um usuário pode olhar para a tela de seu iPhone um total de 150 vezes. Tudo isso significa que as telas têm contribuído para o foco das atenções na luz azul e nos malefícios que ela pode causar à saúde.

luz azul

Como isso afeta a saúde dos olhos

Dentro da luz azul, que representa 25% da luz branca visível, podem ser encontrados alguns espectros que são prejudiciais. É por isso que nem todos os raios de luz azul são prejudiciais à saúde. Isso é algo que pode ser visto no espectro visível que comentamos anteriormente, onde existem áreas roxas ou turquesas que têm uma energia mais alta e, portanto, representam um risco maior. Devemos levar em conta dois deles que têm um efeito importante na saúde:

    Luz azul-púrpura:aquele que tem mais energia, e que está relacionado à fadiga e estresse visual. Também pode acabar causando danos permanentes, como a degeneração macular, que está intimamente relacionada à cegueira. Luz azul– turquesa: responsável por marcar os tempos do relógio biológico. O fato de se expor a esse tipo de luz após o expediente pode acabar fazendo com que o descanso não ocorra corretamente, fazendo com que você finalmente não tenha um sono profundo.

Em suma, a luz azul tem efeitos realmente nocivos quando você tem uma exposição prolongada. O principal efeito ocorre nas células da mácula no fundo do olho, mas o mais notório é sem dúvida a variação do ciclo circadiano. A luz é responsável por dizer ao cérebro quando entrar na fase de sono e quando acordar. No momento em que um iPhone é sempre usado antes de dormir, esse ciclo não é iniciado a tempo, causando um sono de pior qualidade que acaba afetando a qualidade de vida.

Evite a luz azul no iPhone

Por tudo isso, se você é uma pessoa que usa muito o iPhone no dia a dia, corre o risco de ter sérios problemas de saúde. Mas você deve saber que existem muitos métodos para reduzir a exposição à luz azul removendo-a do dispositivo por meio das diferentes opções que os desenvolvedores incluem. Embora você também possa usar acessórios diferentes, como óculos ou até protetores de tela que filtram esse tipo de luz azul.

Ativar o turno da noite

O Night Shift está disponível em todos os iPhones para ajustar automaticamente as cores da tela para a extremidade mais quente do espectro para a visão não sofre. Isso faz com que a exposição à luz azul seja reduzida consideravelmente, mesmo que você tenha que ver a tela com uma aparência muito mais quente. Ele usa o relógio e também a geolocalização para determinar a hora do pôr do sol em sua área. É por isso que a cor da tela muda automaticamente para um tom mais quente quando escurece e, quando amanhece, eles são ativados novamente normalmente.

Para poder ativar o Night Shift, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra o centro de controle.
  2. Pressione firmemente o ícone controle de brilho .
  3. Toque no botão na parte inferior com um ícone de sol e lua.

turno da noite

Você também pode seguir o caminho Configurações > Tela e brilho > Turno da noite . Nesta seção de configuração você pode programar o tempo para ativar este modo. Também pode ser ativado automaticamente quando o sol se põe e será ativado quando o sol nascer. Pode haver uma situação em que você queira sempre ativá-lo para proteger sua saúde ocular.

Usar um protetor de tela

Os protetores de tela têm a função principal de evitar a quebra do vidro quando ocorre uma colisão contra uma superfície. Mas além dessa função no mercado você pode encontrar modelos que possuem um tratamento especial. Especificamente, estamos falando de um filtro anti luz azul A princípio, você verá como este vidro tem uma cor amarela clara para poder aproveitar essa função anti-luz azul.

Protetor de tela

Tudo isso fará com que a luz que sai da tela não atinja seus olhos diretamente. Anteriormente, ele passaria pelo protetor de tela que absorveria a radiação prejudicial aos seus olhos. Obviamente você não verá as cores perfeitas como se não tivesse nenhum tipo de protetor, mas é ideal se você passar muitas horas com o iPhone e quiser ter seus olhos bem protegidos.

Verifique os protetores de tela para iPhone

Uso de óculos de proteção

Assim como os óculos têm a capacidade de filtrar a luz ultravioleta, também existem modelos de óculos projetados para usar dispositivos eletrônicos. Estes têm a capacidade de filtrar a luz azul que é emitida pelas telas que emitem luz artificial. Nesse caso, eles podem ser usados ​​no iPhone, mas também com outros tipos de telas, como o computador. Esteticamente, têm um design muito semelhante aos óculos tradicionais.

óculos de proteção

Existem muitos modelos de óculos que podem ser encontrados no mercado. A grande maioria tem qualidade suficiente e tem como objetivo não prejudicar sua visão. No caso de você ter problemas de visão, você deve ir ao seu oftalmologista de confiança para ter óculos graduados que tenham um sistema de proteção contra a luz azul como os modelos que podem ser encontrados na Amazon.

Todos os óculos de proteção disponíveis