Como são as telas do Mac? Lista de especificações



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Entre os computadores da Apple atualmente à venda, podemos encontrar uma variedade que não é excessivamente ampla, mas apenas o suficiente para que tenham diferenças entre eles. O que mais se destaca costuma ser a tela, sendo este justamente um ponto de grande interesse. Quais recursos esses monitores do Mac têm? Qual é o melhor? Nós o analisamos.



Quem faz os monitores do Mac?

A Apple não detalhou oficialmente quem são os fornecedores das telas de seus Macs, embora graças a algumas fontes próximas tenha sido possível saber. Principalmente são BOE, LG e Samsung , que também costumam ser os fabricantes de painéis para outros dispositivos, como o iPhone ou o iPad.



O que se sabe com certeza é que LG fabrica o Pro Display XDR , telas independentes que a Apple vende e sobre as quais falaremos mais tarde. De fato, sabe-se que ambas as empresas têm um acordo pelo qual os sul-coreanos também projetarão as futuras telas que os de Cupertino precisam.



Para todos os outros, devemos dizer que existem situações curiosas como o mesmo modelo ter vários provedores. Ou seja, um determinado MacBook pode vir com um painel fornecido pela LG, BOE ou Samsung. E embora nem sempre aconteça, devemos dizer que também não representa uma mudança notável, pois não serão notadas diferenças, pois todas as empresas seguem o mesmo padrão, também usando componentes idênticos.

Sobre países em que são fabricados encontramos a China e a Coreia do Sul, que são precisamente as sedes dos referidos fabricantes. Embora no final sua montagem no Mac seja geralmente realizada em outras fábricas diferentes, pois é necessário diferenciar o processo de fabricação de componentes e sua montagem, para o qual já encontramos outras empresas como a Foxconn com fábricas em vários países, mas fundamentalmente na China.

De qualquer forma, é importante notar que, no final, os fabricantes não têm poder de decisão. Quer dizer que é a Apple que controla todo o processo , uma vez que a empresa procura ter painéis com determinadas especificações e, com base nisso, escolhe o fornecedor que lhes oferece as melhores condições. Assim, no final, nem sempre são painéis idênticos aos que esses fabricantes oferecem para outras marcas ou para os seus próprios.



O que significa True Tone e ProMotion?

Esses dois conceitos aparecerão na seção de especificações de alguns dos Macs que vamos detalhar neste post e, se você não estiver familiarizado com eles, é normal que você tenha algumas dúvidas sobre o que eles significam. E é que, apesar de se referir a tecnologias comuns, são termos usados ​​pela própria Apple para se referir a elas e podem causar confusão.

Em relação a significado de tom verdadeiro , esta é uma funcionalidade que integra vários equipamentos da marca e através da qual é o utilizador que descansa os olhos. Para isso, são utilizados uma série de sensores capazes de detectar a iluminação ambiente e ajustar a cor e o brilho a essa situação. Claro, é uma função que faz você perder o realismo dependendo das cores e pode não ser aconselhável usá-la sempre.

MacBook Pro

A respeito de Recursos do Pro Motion , referem-se basicamente a painéis que possuem taxas de atualização de até 120 Hz, quando o normal costuma ser de 60 Hz. Essa taxa de atualização refere-se ao número de vezes que o conteúdo da tela é atualizado por segundo, dando maior sensação de fluidez quanto maior for é. Assim como o True Tone, a Apple também inclui telas ProMotion em outras faixas, como iPhone e iPad.

Computadores Apple que vêm sem tela

Você deve saber que nem todos os computadores da Apple vêm com uma tela, pois existem duas faixas de desktop que não possuem uma tela em sua caixa ou conectada à CPU, ao contrário do MacBook ou iMac. Esses são os Mac mini S Mac Pro .

mac mini e mac pro

Mac mini (2020) e Mac Pro (2019)

E não, obviamente isso não significa que eles possam ser usados ​​sem tela. O que acontece é que estes devem ser adquiridos separadamente, seja a opção oficial que a Apple oferece com o Pro Display XDR ou qualquer outra marca, desde que seja compatível. De qualquer forma, é importante saber que, se você for adquirir um desses Macs mencionados, precisará ter um monitor separado.

Contudo, Quantos monitores e que tipo podem ser conectados? Aqui a resposta nos modelos atualmente à venda:

    Mac mini:2 monitores até 6K com 60 Hz. Mac Pro:4 monitores até 6K com 60 Hz (dependendo dos gráficos configurados)

Pro Display XDR, a tela oficial da Apple

Como mencionamos anteriormente, este é um tela independente da Apple. Foi lançado em 2019 como complemento do Mac Pro daquele ano, embora não tenha vindo de fábrica com este equipamento e também possa ser adquirido separadamente para uso com qualquer outro Mac e até dispositivos como iPad ou PC com Windows. No entanto, sua linha estética está na mesma linha do mencionado Mac Pro.

mac pro apple pro display xdr

Display ProDisplay XDR (2019)

Ao nível das especificações técnicas encontramos estes dados a destacar:

    Tecnologia:IPS LCD Tamanho:diagonal de 32 polegadas Proporção da tela:16:9 Resolução:6K com 6016 x 3384 a 218 pixels por polegada Brilhar:1.000 nits com um máximo de 1.600 nits (500 nits em SDR) e tecnologia True Tone Cores:Ampla gama de cores P3 com profundidade de 10 bits e até 1,073 milhão de cores Taxa de atualização:até 60Hz

Deve-se notar que seus materiais de alta qualidade incluem a capacidade de configurar um vidro nanotexturizado que além de fornecer proteção à tela, também ajuda a manter seu contraste de forma eficiente.

A tela como tal é vendida individualmente sem acessórios como a base ou o adaptador de montagem VESA, que são vendidos separadamente por 1.099 e 219 euros, respectivamente. A tela em si custa € 5.499 em sua versão com vidro padrão e € 6.499 com o já mencionado vidro nanotexturizado.

Especificações da área de trabalho

Entre os desktops da Apple, e uma vez que o Mac mini e o Mac Pro foram descartados por não terem tela, encontramos apenas a linha iMac. Atualmente este é dividido em dois, diferenciando-se justamente pelo tamanho de sua tela, mas também pelo chip e design em geral.

iMac (M1)

Este computador lançado no início de 2021 incorporou mudanças interessantes em relação aos seus antecessores, sendo sua tela precisamente a principal protagonista. É o principal protagonista da equipe e possui molduras brancas reduzidas e um queixo inferior no qual estão localizados os elementos de hardware do próprio Mac.

câmera imac

iMac (M1) (2021)

Estas são as principais características da tela deste iMac M1:

    Tecnologia:IPS LCD Tamanho:diagonal de 23,5 polegadas* Proporção da tela:16:9 Resolução:4,5K com 4480 x 2250 a 218 pixels por polegada Brilhar:500 nits e tecnologia True Tone Cores:Ampla gama de cores P3 com 1 bilhão de cores Taxa de atualização:até 60Hz

* Observação: Embora seja popularmente conhecido como iMac de 24 polegadas, é realmente para arredondar, já que a medida correta é 23,5.

Dingo de menção é o compatibilidade com outras telas que este iMac possui, ao qual você pode conectar um monitor externo com resolução de até 6K a 60 Hz.

iMac (Intel)

Este dispositivo, popularmente conhecido como o grande iMac ou o 27 iMac, mantém a estética já clássica desta gama, com pronunciadas molduras pretas em torno do ecrã e um queixo pronunciado prateado em que ainda está presente o característico logótipo da Apple. (no M1 é não é). Foi lançado em meados de 2020.

iMac (Intel) (2020)

Embora sua tela não atinja o nível do Pro Display XDR, supera o iMac M1 e ainda oferece algumas variantes dessa tela independente mencionada que a Apple vende. Suas características mais marcantes são estas:

    Tecnologia:IPS LCD Tamanho:diagonal de 27 polegadas Proporção da tela:16:9 Resolução:5K com 5120 x 2280 Brilhar:500 nits e tecnologia True Tone Cores:Ampla gama de cores P3 com 1 bilhão de cores Taxa de atualização:até 60Hz

Deve-se dizer que, como o ProDisplay XDR, este iMac permite adicionar vidro nanotexturizado nas suas opções de compra. Claro que isto representa um aumento de 345 euros no preço do equipamento.

Em relação ao seu compatibilidade com outros monitores , isso permite a conexão com um monitor externo de até 5K a 60 Hz.

Especificações em laptops MacBook

Entramos agora na gama de portáteis da Apple em que existem ecrãs mais pequenos do que nos desktops por razões óbvias (portabilidade). No entanto, encontramos especificações extremamente interessantes, principalmente nos modelos mais recentes.

MacBook Air e MacBook Pro (M1)

Embora no seu interior tenham várias especificações diferenciadas, ao nível do design partilham um ecrã idêntico em todos os aspetos. Ambos lançados no final de 2020 como os primeiros com M1, por sua vez, partem de um design que já era contínuo com uma frente com tela, embora com molduras pretas notáveis.

macbook air e pro m1

MacBook Air e MacBook Pro (M1) (2020)

Suas especificações são as seguintes:

    Tecnologia:IPS LCD Tamanho:diagonal de 13,3 polegadas Proporção da tela:16:9 Resolução:1080p com 2560 x 1600 a 227 pixels por polegada Brilhar:500 nits e tecnologia True Tone Cores:Ampla gama de cores P3 com 1 bilhão de cores Taxa de atualização:até 60Hz

Sobre a possibilidade de conectar monitores externos Para uso simultâneo ou espelhamento de tela, esses dispositivos permitem conectar um monitor 6K de até 60 Hz.

MacBook Pro (M1 Pro/M1 Max)

Neste caso encontramos dois modelos laptops que diferem precisamente por causa do tamanho da tela. Ambos lançados no final de 2021 com evoluções do chip M1, como o M1 Pro e o M1 Max, possuem um design em que, agora, a tela é a protagonista absoluta sem quase nenhuma moldura, embora com a presença de um entalhe em onde a câmera está localizada.

macbook pro 2021

MacBook Pro (M1 Pro/M1 Max) (2021)

As características que eles têm são as seguintes:

    Tecnologia:LCD-miniLED Tamanho:
    • Modelo de 14″: diagonal de 14,2 polegadas
    • Modelo de 16″: diagonal de 16,2 polegadas
    Proporção da tela:16:9 Resolução:
    • Modelo de 14″: 3.024 x 1.964 a 254 pixels por polegada
    • Modelo de 16″: 3.456 x 2.234 a 254 pixels por polegada
    Brilhar:1.000 nits e máximo de 1.600 nits com tecnologia True Tone Cores:Ampla gama de cores P3 com 1 bilhão de cores Taxa de atualização:até 120Hz (ProMotion)

De acordo com compatibilidade do monitor externo, eles suportam até 2 monitores de até 6K com taxas de atualização de 60 Hz.

Qual Mac tem a melhor tela?

Dado o layout oferecido pelos computadores da Apple, não é difícil encontrar um vencedor. É verdade que no final não é necessário ter o painel mais avançado para desfrutar de uma boa experiência, mas se o que procura é excelência, não há dúvida de que o Pro Display XDR É de longe o que oferece as melhores possibilidades.

Agora, se você procura um Mac como tal que já tenha a tela integrada, o MacBook Pro 2021 Eles são os que oferecem os painéis da mais alta qualidade. De fato, eles são muito semelhantes ao Pro Display XDR em qualidade e pode-se dizer que o superam em algumas seções, como a taxa de atualização, pois são capazes de atingir taxas de até 120 Hz, sendo o resto 60 Hz. do Mac.