MagSafe no iPhone, quão útil é?

A Apple surpreendeu em 2020 com a ressurreição do MagSafe em seus iPhones, após removê-lo dos Macs. Essa função forneceu vários recursos aos iPhones, como carregamento sem fio aprimorado e até os novos acessórios que foram incluídos. Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre o MagSafe.

MagSafe no passado

Qualquer usuário que tenha um computador Mac antigo certamente já teve a experiência de ter um carregador MagSafe. Agora eles queriam ressuscitar essa função no iPhone para implementar novas funções na hora de recarregar e até usar acessórios. Para quem não tem uma memória muito boa, antigamente em Macs era muito difícil o carregador ser desconectado do notebook. Essa medida de segurança permitiu que o cabo de carregamento se conectasse magneticamente ao computador. Desta forma, a qualquer momento, eu poderia colocar o computador para recarregar sem ter que ver a porta já que estava presa por atração. Além disso, esse conforto impediu que ele fosse desconectado com um pequeno puxão no cabo para evitar que o laptop acabasse no chão.

Da Apple eles removeram o MagSafe em seus computadores mais recentes para implementar a porta USB-C, algo que entristeceu muitos usuários devido ao conforto associado a ele. Mas agora eles decidiram implementar uma tecnologia de ímã que era considerada antiquada em seus mais recentes equipamentos móveis.

Operação MagSafe

Como dizemos, MagSafe não é algo novo para a Apple. Além dos Macs, esses ímãs podem ser vistos nos iPad Pros na área de encaixe do Apple Pencil de segunda geração. Também foi visto claramente no acoplamento do Magic Keyboard no iPad, evitando que o aparelho caia do suporte, mantendo o fato de ser 'flutuante'.

iPhone MagSafe

É por isso que uma combinação de ímãs, uma bobina de carregamento sem fio e diferentes protetores foram integrados na parte traseira dos iPhones da empresa. Isso é vital para poder usar acessórios compatíveis, como veremos, além de um carregamento sem fio muito mais otimizado, graças aos novos carregadores lançados na loja oficial.

iPhones compatíveis com MagSafe

Nem todos os iPhones de marca incluem esses ímãs ao redor da bobina de carregamento sem fio. Obviamente, está limitado aos iPhones mais atuais que existem atualmente no mercado e certamente começará a ser implementado no futuro se os usuários acabarem usando e encontrar um uso para ele, o que agora acontece. Especificamente, os iPhones que incluem MagSafe são os seguintes:

iPhone 12 Pro Max. iPhone 12Pro. iPhone12. iPhone 12 mini.
  • iPhone 11 Pro Max.
  • iPhone11Pro.
  • iPhone11.
  • iPhone XR.
  • iPhone XS máx.
  • iPhone XS.
  • iPhone X.
  • iPhone 8 Plus.
  • iPhone8.

Deve-se notar que qualquer iPhone que carregue usando o padrão Qi é compatível com este acessório, embora a experiência do usuário não seja a mesma para todos. No iPhone 12 e posterior, uma série de ímãs são adicionados à parte traseira interna destes que facilitam precisamente a compatibilidade com o MagSafe, o que torna o acessório magnetizado para eles e pode ser usado com mais conforto.

Uso de acessórios

A pergunta que qualquer um pode fazer é: qual será o uso do MagSafe? A Apple pensou como primeira opção poder usar diferentes acessórios que estão magneticamente presos à parte traseira. Uma delas é uma carteira de couro que pode ser anexada para levar sempre cartões bancários ou documentação com o iPhone ou algum dinheiro de maneira muito confortável. Além disso, isso não significa que você pode colocar uma tampa sobre ela para evitar que as cartas não caiam.

bolsos para iphone magsafe

E falando dos casos, alguns foram projetados para MagSafe. Graças à atração magnética, colocar o case se tornará uma tarefa extremamente fácil simplesmente aproximando o iPhone do case. Uma vez fisgado, será difícil liberá-los por acidente, graças à boa atração que existe. Dessa forma, mesmo que o iPhone caia, o case raramente se separará dele. Obviamente, a porta também fica aberta para fabricantes terceiros desenvolverem seus próprios acessórios e capas que complementam os apresentados pela Apple.

Melhorias no carregamento sem fio

Sem dúvida, um dos aspectos mais interessantes do MagSafe são as melhorias no campo do carregamento sem fio. Cada vez mais usuários decidem carregar com este sistema de indução tratando melhor a bateria por não gerar tanto calor como se fizesse a carga rápida. Mas esse sistema de carregamento não é perfeito, pois as bobinas devem estar sempre muito bem alinhadas para melhorar a eficiência e isso não é uma coisa fácil de fazer quando você vai para o carregamento rápido de forma tradicional. É por isso que a Apple desenvolveu um novo carregador que se conecta magneticamente às bobinas do iPhone. Dessa forma, o alinhamento é sempre perfeito para oferecer uma carga muito mais eficiente e, portanto, muito mais rápida.

Carregador MagSafe

Tal como acontece com as bases de carregamento Qi, com o carregador MagSafe não é necessário remover a caixa do dispositivo em nenhum caso, pois é capaz de transmitir energia por indução da mesma maneira. Além disso, o iPhone pode ser usado na mão enquanto carrega, pois nem sempre deve estar na mesma posição para iniciar o carregamento graças ao magnetismo.

MagSafe de outras marcas

Um aspecto importante a saber sobre este acessório é que a Apple permitiu que fabricantes terceirizados projetassem seus próprios acessórios compatíveis aproveitando a mesma tecnologia. Eles não são chamados de MagSafe como tal, pois esta é uma marca registrada da empresa, mas podem funcionar da mesma maneira.